ESCOLA MUNICIPAL  DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTENOR NAVARRO

 

 

 

 

 

 

 ESCOLA MUNICIPAL ANTENOR NAVARRO E SEUS AUTORES SOCYETY

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-2017-

 

 

 

 

 

 

 

 

AUTORES  PARTICIPANTES :

PROFESSOR WALDEMAR ESMERALDINO DE ARUDA FILHO

VICE DIRETOR GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

É um oceano de  mistura das histórias  reais e de ficção dos alunos da ESCOLA MUNICIPAL ANTENOR NAVARRO que tem sonhos de se tornarem compositores e autores .Então surgiu a idéia de fazer este livro com os próprios fazendo suas produções literárias com ajuda do professor Waldemar e todos da escola do auxiliar de serviço ,porteiro,vigilante,professor até a direção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

Esse trabalho literário está dividido em blocos de acordo que o ano cursado pelo aluno, levando em conta a ordem alfabética. Neste projeto temos vários tipos literário, porém o que importa em todo objeto é o respeito a cada um dos autores. Não estamos preocupados com o conteúdo de cada trabalho, mas em divulgá-lo. O que parece simples para mim, com certeza é de grande importância para o autor. Neste trabalho temos escritores de oito anos em diante, portanto a variedade de nível de expressão é muito grande até em alguns casos esse nível nos surpreende e passamos a ser o leito confuso que não consegue entender a profundidade da inocência dos trabalhos aqui apresentados.

Quem sabe algum aluno está dando o seu primeiro passo para ser um grande escritor? A pena faz milagres, a arma destrói, a droga mata. Coloque um lápis e uma folha de papel na mão de cada criança, como fizemos aqui e você vai se surpreender. 

Histórias reais misturadas com ficção, faz a imaginação de cada aluno viajar pelas estradas da aventura e pelos caminhos das possibilidades. Que Deus abençoe a cada um na busca incessante pela realização futura, e que nenhum desses amados se percam nessa longa estrada.

 

ALUNA – JUSSIELI

 

5º ano  turma A – ANO 2012

 

 NO PARQUE

 

No parque de diversão

alegria emoção.

Lá é uma alegria sem fim!

 

 

Cada brincadeira é uma alegria

cada pessoa é um sorriso

 

 

Um lugar mágico

onde a imaginação

se torna realidade

e a diversão nunca acaba

 

 

Uma viagem inesquecível

só acontece no parque.

 

KEILA TALITA

5º ano  turma B – ANO 2012

O QUE SE VE ABECÊ...

 

Para as crianças que começam a dominar a leitura.

Para as professoras alfabetizadoras todas que levam

As crianças ao reino das palavras.

Ou uma cabra muito brava babará de cara, na sua barba.

A bola bela nem se abala. Branca a bola e que ser bola de baskete.

Crianças criativas criam coisas de não se acreditar.

Casos que crianças criam cria asa e faz voar.

Aos domingos eu calço a melhor calça, calço o sapato,

Cato um lenço, vou para a calçada e lanço olhares para

As moças que passam. Dona chica chegou da chácara

Debaixo da chuva chinelinho encharcado.

O seu cachorro ligou logo a chaleira e a casa se encheu de

Cheiro de chocolate. Cruz credo, credo em cruz

Deu um apagão e cria na classe um clima cruel.

Ai um clique santa clara veio a criançada adorou.

KELSON PEREIRA

5º ano  turma C – ANO 2012

PERSEGUIÇÃO AO EXTREM0

Era uma vez uma linda arraia que era amiga da aranha andando o escorpião viu a aranha se esconder de traz das flores e consegui despertá-lo  mas ele viu as formigas e correu atrás delas e conseguiu pegar a aranha e a amiga arraia disse quando o escorpião eu chamo o tubarão e quando o escorpião pegasse as formigas que eram amigas do tubarão martelo levou para o mar para afogá-la o tubarão viu e foi esperar ele e ficou lutando com o escorpião a arraia veio ajudar o tubarão conseguiu a matar o escorpião mas a aranha foi mais viu estas  coisa e foi mais inteligente se escondeu detrás de uma pedra só que detrás da pedra era o buraco do escorpião e a aranha correu para o buraco das formigas e coloca muita terra  na estrada o escorpião ficou sem ideia quando ele pensando, pensando, pensado chamou seus amigos para ajudar na perseguição tiraram a terra depois de cinco anos só sobrou um escorpião e três aranhas arraia ficou contente e o tubarão também.

LIVIA FREITAS DA SILVA

 

5º ano  turma D – AO 2012

 

O SOFRIMENTO TEM QUE ACABAR

 

 

 

A muitos e muitos anos havia um homem chamado Zag, ele morava em uma terrinha muito longe, ele tinha cinco filhos mas não tinha emprego para sustentá-lo.  A sua mulher tinha morrido e ele sofria bastante,todos os dias ele pedia um emprego a deus e deus lhe ouviu e deu um emprego a ele mas lhe faltava uma babá para cuidar de seus filhos e ele só tinha dois dias para contratar uma babá então ele correu pela cidade procurando uma babá e encontrou uma boa babá quando estava voltando para casa, o nome dela era Rita ele perguntou. -você queria ser minha babá eu pago bem  e só para cuidar dos meus filhos. - não sei não mas se o senhor quiser eu posso cuidar dele com uma condição só se eu dormir na sua casa por que não tenho pra onde ir posso se ele falou claro que sim mas você me promete que vai cuidar deles bem claro que sim em compensação eu gosto muito de crianças e ele foi trabalhar e o dono da empresa gostou muito dele e ele acabou se apaixonando por dona Rita e se casaram a dona Rita amava ele e os filhos dele e todos eles viveram felizes

 

 

 

 

 

LUANA RAMIRES DO NASCIMENTO ALVES

5º ano  turma C – ano 2012

OS ANIMAIS ESTA NA FLORESTA

Era uma vez os animais selvagem  alguns vivia na floresta o golfinho ele só vivia dentro da água porque ele era submarino ele também é muito importante para aguas pessoas. O beija flor ele gosta de todo tipo de flor porque ele pica e chupa a flor com o açúcar da flor por isso que ele gosta e é doce por isso que ele gosta da flor.

Era uma vez o grilo ele gosta de ficar por ai pulando e ele gosta por que ele fica cantando por ai e a cor de é muito bonita quando ele esta cantando ele se esconde para ninguém pega ele e mata por isso ele não gosta de aparice  quando esta cantando.

Era uma vez a arara é um animal selvagem e ele é muito bonito o rabo da arara é muito grande  e o bico é muito largo encosta nas costa dele e ele também fala quando uma pessoa fala com ele e é assim que vivia os animais bem tratado na floresta e o golfinho na água.

RUA DAS ROSAS RUA DOS MENINOS

LUCIANO TAVARES

5ºD

A rua ficava escondida por trás de uma outra maior

Era uma rua calma, dos tempos antigos, quando ainda havia lampião De querosene.

De manhã cedo se escutaria a música dos vendedores de coisas.

Que naquele tempo cantavam cantigas os pregões.

Que chamavam a atenção de quem ali morava.

Como era o nome da rua? tinha o nome bonito

a rua daquela cidade: Rua das rosas.

Ninguém sabia a razão, mas eu a credito que era porque

Cada casa tinha um jardim na frente e cada jardim era cheio De rosas.

A rua das rosas era bonita, com as ruas coloridas:

Vermelhas, amarelas, azuis, cor-de-rosa [...]

Com o passar do tempo uma a uma as casas da rua das rosas

Iam sendo derrubadas e nos seus lugares prédios nascendo.

Os vendedores deixaram de passar na rua.

Como iria comunicar suas coisas, se quem morava

nos apartamentos Não os escutavam?

Mais triste de tudo foi quando os homens tiraram

Os lampiões das esquinas e nos seu lugar botaram

Postes enormes de luz elétrica muito clara.

Para onde teria ido o acendedor de lampiões?

A gente ficava pensando enquanto ia crecendo.

Hoje a gente creceu e está vendo a rua como esta.

Meninos não brincam mais nas ruas calçadas, que estão

Cheias de automóveis parados, e nem mais um vendedor

Passa cantano o que tem, para vender, nem a rua das rosas

Tem mais esse nome. Hoje ela tem nome de um homem

Que ninguém sabe quem foi[...]

Da janela lá de cima do grande arranha-céu dá para ver a rua

Das rosas lá em baixo ela ficou pequenina, e parece mais estreita.

E cheia de barulho, de toque de buzinas de carro e

motores de moto que passam.

Não se escuta mais os pregões dos vendedores nem a gritaria

Das crianças jogando bola, brincando de pique.

 

 

 

 

LUCIANO TAVARES

5º ano  turma D – ANO 2012

RUA DAS ROSAS RUA DOS MENINOS

 

A rua ficava escondida por trás de uma outra maior era uma rua calma, dos tempos antigos, quando ainda havia lampião De querosene.

De manhã cedo se escutaria a música dos vendedores de coisas. Que naquele tempo cantavam cantigas os pregões. Que chamavam a atenção de quem ali morava.

Como era o nome da rua? tinha o nome bonito a rua daquela cidade: Rua das rosas. Ninguém sabia a razão, mas eu a credito que era porque cada casa tinha um jardim na frente e cada jardim era cheio De rosas.

A rua das rosas era bonita, com as ruas coloridas: Vermelhas, amarelas, azuis, cor-de-rosa. Com o passar do tempo uma a uma as casas da rua das rosas Iam sendo derrubadas e nos seus lugares prédios nascendo. Os vendedores deixaram de passar na rua. Como iria comunicar suas coisas, se quem morava

nos apartamentos Não os escutavam? Mais triste de tudo foi quando os homens tiraram Os lampiões das esquinas e nos seu lugar botaram Postes enormes de luz elétrica muito clara. Para onde teria ido o acendedor de lampiões? A gente ficava pensando enquanto ia crecendo. Hoje a gente creceu e está vendo a rua como esta Meninos não brincam mais nas ruas calçadas, que estão Cheias de automóveis parados, e nem mais um vendedor Passa cantano o que tem, para vender, nem a rua das rosas tem mais esse nome. Hoje ela tem nome de um homem Que ninguém sabe quem foi. Da janela lá de cima do grande arranha-céu dá para ver a rua das rosas lá em baixo ela ficou pequenina, e parece mais estreita. E cheia de barulho, de toque de buzinas de carro e motores de moto que passam. Não se escuta mais os pregões dos vendedores nem a gritaria Das crianças jogando bola, brincando de pique. Dizem que quando é noite escura aparece sempre um fantasma de acendedor de lampiões que vem vindo mansamente, com a sua varinha mágica, acendendo uma a uma as estrelas do céu fazendo o céu ficar mais bonito, como era bonita antigamente a rua das rosas, que hoje nem rosas tem mais...

 

LUCICLEIA DUARTE DOS SANTOS

 

5º- ano – ano 2012

 

A MENINA E O COELHO BRANCO

 

 

Era uma vez uma menina que se chamava Aurélia ela tem um coelho branco.

Aurélia gosta muito de coelho branco, ele é lindo e tem olhos vermelhos.

Porque é lindo quando ele fica brincando quando uma pessoa é tão linda como isso falou  Aurélia : coelho venha aqui que eu vou te dar muito carinho mais isso foi assim quando Aurélia foi pra escola o coelho fugiu e depois que Aurélia voltou para casa ela falou: onde está o meu coelho! Mais porque que ele não está aqui  e ela procurou em todo canto mais não achou  passou algum tempo  quando ela saiu de casa e de repente achou ele ela ficou tão alegre que chorou de alegria. E falou: nunca mais vou te perder.

 

 

 

 

MARIA ISABEL DA SILVA

5º ano turma A – ANO - 2012

 

CORAÇÃO NÃO TOMA SOL

 

Por viver entre solidas paredes era um coração que não tomava sol. Ele tinha por tarefa represar tudo aquilo encontrado, pensado e sonhado pelo castelo instável fortaleza.

Tantos enrredos surgiam do leste e chegavam do oeste, que o coração os guardava sem saber  por que vinham. Tantas tramas ele escutava do norte, outras intrigas lhe trazia o sul , que era preciso serenidade para prender uma emoção à outra. Havia penas que penetravam sem o coração perceber e ali pousavam secretamente.

Assim o coração continha intensos e segredos: de alegria, de magoa ou eram de dor e sorte ao mesmo tempo, as coisas. E o coração que não tomava sol restava sem pausa para pontuar todas as histórias.

Era desejo seu se organizar um dia mas estar em castelo movediço e ser sempre um sujeito em imprevistos.

Tudo se aninhava fielmente, no coração. Se era de pedra o caminho do castelo, o coração recolhia não somente a dor percurso, mas a dimensão e a cor. Não era fácil ser coração. Era jamais deixar de trabalhar. Mesmo durante o sono do castelo ele batia atento, velando os sonhos. E guardar sonhos não é ofício simples.

Ao dormir o castelo tudo se misturava em liberdade. A infância ameaçava passear pelo céu, e o castelo se fazia voador. Nesse brincar, o coração passava em revista fatos antigos, fartas fantasias. Mas ele sabia que era da sua natureza não descansar. Sabia mais que coração só dorme uma vez definitivamente.

Entre tantos desejos, naquela manhã o castelo viu-se com vontade de visitar arvores e sombras, divagar em jardins e lembranças. Ao provar um chocolate nasceu em sua boca o sabor da infância.

O castelo pressentiu o coração como capaz de conter o gosto do vivido. Se por diferentes desvios ou labirintos secretos enveredava o castelo, o coração evaporava-se em alados anseios pelo inesperado:

Houve um dia, há longe tempo em que o castelo encontrou, em portas de primavera outro castelo. Entre olhares vislumbraram, calados, um só horizonte. E no castelo deu-se nova descoberta; o coração adivinhava sem margem de engano – intuitos silenciosos, desnecessários de se fazer em palavras.

Se muitos eram seus poderes, o coração sustentava uma tristeza por dizerem, sempre, ser ele do tamanho de uma mão fechada. Tantas vezes se esforçava para acreditar em tal fato, como história inventada. Mas nasceu entre dúvidas, no coração que não tomava sol uma vontade de se abrir.

A vontade surgiu mansa mas crescia indócil com o tempo (tempo abala muito o coração). Mais entre o desejo de ser mão aberta e a coragem para se desdobrar o coração suspeitava medos. (Havia enredos que o castelo não desejava despertar dos).

E o coração criou-se sem estrelas de cinco pontas. Alguns fatos ele os depositava no seu lado direito; outros ele confiava ao seu lado esquerdo, enquanto no fundo ficava a infância o apenas imaginado - palavras nunca faladas quietava-se nas bordas de cima. Ao centro as ocorrências que poderiam estar em qualquer das partes.

Cansativo esse trabalho do coração, ele quis, um dia deixar sua ideia de borboleta pousada no cabelo da mãe do lado esquerdo. Mas as cores queriam estar no fundo junto da infância. E quando lá deixadas, voam para o lugar da imaginação. A borboleta chegou a ocupar o coração por inteiro.

Na medida que o coração se ordenava, o castelo sentiu que o prazer tanto procurado, andava se desvelando pelas pontas do coração. O certo é que ele havia entrado, e já antigos entre atos de desejos e fantasias, por saber verdades e trapaças.

O sol era a estrela que o castelo mais amava, morrendo em montanhas ou entremeados em nuvens. E se tinha ternura pela noite era por provar nela a saudade do sol.

E foi o sol presente escolhido pelo castelo para oferecer ao coração, pelo seu exercício. Ele sabia que o coração jamais havia provado da luz.

Pelo seu resto de medo, o castelo pensou em deixar o coração ao sol  mas aos pedaços. E como cinco eram as partes, em pouco tempo ele estaria todo isolado.

Mas foi preciso um amigo para vigiar o primeiro, enquanto o castelo buscava o segundo, num segundo dia um terceiro em terceiro era.

Quando na primeira madrugada o castelo prendeu o primeiro dedo de coração no varal, todos se transpareciam no pedaço do ração exposto. Assim parte por parte foi estendida ao sol até somar um coração inteiro mas o castelo se enganou ao supor que o coração estava tomando sol. E tomou foi amor. Coração não toma sol.

MILAYNE ELLEM DO CARMO SILVA

5º ano  turma   - ano 2012

UM EXEMPLO A SEGUIR

 

Era uma vez duas garotas, uma se chamava Paola e a outra Daniela. Daniela era uma menina loira de olhos castanhos claros e muito inteligente (raiva), morria de raiva de Paola uma menina que não sabia quase nada na matemática. Certo dia Paola foi fazer uma pergunta à Daniela. Daniela qual a raiz quadrada de 90? E ela respondeu é 34 ó sua burra. Você é a menina mais burra dessa sala não sabe de nada, só vive perguntando a mim. E Paola saiu (triste) e desanimada porque só vivia sendo maltratada pelos colegas.

Certo dia ela foi fazer outra pergunta a Daniela. Daniela quanto é 9X9 ? E Daniela respondeu: deixa de ser tonta, vai procurar a tua turma sua burra. E Paola respondeu: Chega estou cansada de ser chamada de burra de tonta, eu não aguento mais eu vou estudar muito e pode ficar ciente Daniele que você vai fazer muitas perguntas a mim e eu vou lhe responder apesar de você não me ajudar quando eu precisei.

Certo dia Daniela foi fazer uma pergunta a Paola. Paola quanto é 8X8 e Paola claramente respondeu: é 64 Daniela, mais alguma pergunta? E Daniela de boca aberta respondeu: não. E Paola passou a ser muito inteligente, todos ficaram impressionados com aquela menina e foi daquele jeito de tratar bem as pessoas que Daniela passou a respeitar muito Paola e certo dia elas se tornaram amigas uma com a outra, e hoje uma ajuda ao próximo.

Viu ai alunos! Havia muito egoísmo nessa história, pois apesar de Daniela ser muito egoísta com aquela menina, Paola nunca deixou de ser a mesma pessoa mesmo sendo apelidada pelos colegas. Em vez de Paola ser do mesmo jeito de Daniela, Paola a tratou bem diferente, ela sempre ajudava os seus colegas pois não é na base do egoísmo dos maus tratos aos colegas que a gente vai conseguir alguma coisa. Não, a gente tem que tratar bem os nossos colegas; pois um dia eles vão vê o seu bom exemplo e vai ver que é errado ser egoísta e vai mudar ao ver o bom exemplo seu. Mesmo você que foi uma pessoa errada na sala pode fazer a coisa certa, que é ajudar o próximo. Você viu ai.  É uma história, mas acontece isso e várias coisas na sala de aula. Por isso que eu escrevi essa história para você e para mim também. Que isso não venha acontecer com você e comigo também.

MILAYNE ELLEN DO CARMO SILVA

5º ano turma A – ano 2012

EU E MINHA FAMÍLIA

 

Um dia eu e minha família fizemos um belo passeio para casa de minha avó e nós comemos muito.

Comemos muitos pastéis, e pães e refrigerante tomamos café e muito mais.

Um belo dia nós comemos muito chocolates quando foi na páscoa passando naquele supermercado.

Compramos muitos pedaços baratos e muito bom. Muitas pessoas aproveitaram muito essa páscoa.

Que veio e já foi. E a semana santa também nós comemos muito.

Nós comemos muitos peixes minha família também. Também as outras pessoas inclusive eu.

Eu como peixe no coco e no creme ao leite. O peixe é o símbolo principal da semana santa e os chocolates são os símbolos da páscoa.

Agora minha família e eu somos evangélicos nós adoramos a Deus. Essa é minha família.

MISAEL DOUGLAS

5º ano  turma A – ANO 2012

O MENINO MAL

 

Era uma vez um menino muito mal e ele não gostava da mãe.

E um dia ele teve um sonho de ser jogador de futebol E a mãe dele apoiava muito.

E ele entrou pra uma escolinha de futebol.

E quando ele cresceu ele foi jogador e ele foi muito conhecido no Brasil.

Ele quando era pequeno tinha um sonho e quando ele cresceu

Ele foi o que ele queria sempre ser e hoje quando lembra

Que tinha 9 anos ele tinha esse sonho de ser um grande jogador de futebol

E ele hoje já é aposentado mas era muito conhecido

E hoje é lembrado por fazer muitos gols.

 

MOISÉS DE MORAIS SOARES

5º ano  turma B – ano 2012

O GAROTO FORA DA LEI

Era uma vez um pequeno menino nasceu mais o que os pais deles não esperava era saber o destino desse pequeno garoto, aos 12 anos de idade esse menino trabalhava numa oficina de carro, assim ele foi fazendo amizade com gente errada então ele tinha aprendido a dirigir carros, então assim os amigos dele tinha chamado ele para traficar produtos ilegais, quando chegava em casa os pais dele toda vez perguntava se ele estava levando o trabalho bem, ele dizia sim e os pais dele acreditavam ai dinovo os amigos chamou pra roubar outra vez porque só ele que sabia dirigir o carro, então nessa fuga a policia viu que era roubo então eles perseguiram os garotos ao carro e os policiais não se adimiraram a abilidade só que quando se aproximaram do motorista se suprendeeram porque era um garoto no volante e então eles conseguiram fugir, quando o garoto completou 14 anos de idade ele tava na cama a mãe dele perguntou filho o que você que ganhar de aniversário ele disse na brincadeira eu quero um papagaio que é o que o pai dele mais odeia, quando foi no dia seguinte a mãe juntou o dinheiro que ela tava economizando para a casa que ela estava precisando, então ela comprou o papagaio, no outro dia o pai dele já estava sabendo de augumas dessas histórias mais ele ficou calado pra um dia pegar ele de supresa, então já era noite e o pai dele ia beber cerveja em casa, o garoto na mesa com a mãe e o pai e as duas irmãs no sofá sentada, o pai dele pegou duas tasas e colocou na mesa, todas duas com cerveja, o garoto olhou e disse é pra mim? O pai dele respondeu sim, a mulher dele disse porque você está dando isso a ele? Porque é melhor saber que meu filho está em casa, bebeno com amigo, do que saber que ele está nas ruas fazendo coisas erradas, então dessa vez quando ele foi traficar no dia seguinte, a policia prendeu ele e os amigos dele então di noite os policiais deram um banho de mangueira nele, e os amigos dele que eram de maior levaram um pisa de casseteti, no outro dia o pai dele estava indo ao trabalho e ele do lado do pai, quando eles foram centar no banco do ônibos o pai dele disse não sente-se perto de mim, eu estou com vergonha do filho que eu fui ter, quando ele chegou no trabalho o filho dele pegou o trator escondido do pai dele e foi até a escola, ele arrombou uma janela da escola para sauvar o seu amigo que tinha cheirado cola escondido dos professores. em uma sala isolada, quando ele cheirou cola caiu entre o rosto dele e a mesa, então uma multidão se juntou para resgatar o garoto que colou o seu rosto na mesa eles serraram a mesa e levaram ele ao hospital, o menino que levou o trator tinha perdido um pouco de cabelo na frente, quando ele chegou em casa rasparam o cabelo com uma gilete, sua mãe estava dando uma festa em casa, ele deu a sua irmã um colar de ouro ela perguntou onde você comprou ele disse venha comigo que eu lhe mostro, então eles foram para uma casa abandonada ele deu pra sua irmã cassula  uma boneca, o pai do garoto quando viu a casa abandonada arrombou a porta  e ele pegou os brinquedos roubados e devoveu a loja que tinha sido roubada quando estava de noite o pai do garoto tinha sido espancado pelos amigos do garoto, quando ele chegou em casa ele procurou o seu filho com um sinturão na mão, então quando ele encontrou o garoto ele lhe deu uma pisa no garoto trancado no quarto, e a mãe dele disia não der nele, quando ele parou de bater, ele pegou o garoto e levou para o abrigo de adolessente, e ele cresceu lar depois ele teve um tratamento para o vissiu.

Mas então quando esse garoto cresceu ele foi um grande piloto de corrida e conquistou variás medalhas e pelo resto da vida parou de traficar.

Moral da história: você antes de conhecer alguém perceba logo o caráter dele porque se não sua vida vira de cabeça prá baicho.  

NAIELEN GONDIN DUARTE

5º ano turma    - ano 2015

A PRINCESA E O SAPO

 

Era uma vez uma princesa que morava num castelo muito bonito e ela era muito feliz. Ela saiu numa tarde muito bonita para jogar bola e ela viu um sapo e se assustou com o sapo e a bola dela acabou caindo no lago e ela disse: como vou pegá-la. O sapo disse: eu posso pegá-la se você me der um beijo e se casar comigo. Ela disse sim, e ele pegou a bola e ele disse: cumpra a sua promessa, ela correu para casa e foi para o quarto. O sapo chegou no castelo e falou com o rei e a princesa foi onde eles estavam e o sapo falou: ela prometeu me beijar e se casar comigo e a princesa foi para o quintal e ele disse: me beije por favor e ela com nojo disse não e ele ficou triste e ele insistiu e ela beijou ele e ele se transformou no príncipe e ela disse como você é bonito e eles se casaram.

ALUNA – NIARIA ISABELLY – 5º A

ANO 2012

 

A CRIANÇA SOFRIDA

 

Eu sou uma criança feliz, mas sinto muita tristeza

porque eu vivo longe do meu pai.

Pois a minha alegria era que eles vivessem juntos

mas não deu certo, se separaram e nesse negócio

quem sofre são os filhos, porque estando todos juntos é outra coisa.

Ele ajuda mais falta tudo porque minha mãe não trabalha.

Eu rezo a “Deus” que abençoe os dois e por isso eu sofro muito.

 

 

ALUNA – NIARIA ISABELLY – 5º A

ANO 2012

 

A CRIANÇA SOFRIDA

 

Eu sou uma criança feliz, mas sinto muita tristeza

porque eu vivo longe do meu pai.

Pois a minha alegria era que eles vivessem juntos

mas não deu certo, se separaram e nesse negócio

quem sofre são os filhos, porque estando todos juntos é outra coisa.

Ele ajuda mais falta tudo porque minha mãe não trabalha.

Eu rezo a “Deus” que abençoe os dois e por isso eu sofro muito.

 

 

ALUNA – NIARIA ISABELLY – 5º A

ANO 2012

 

A CRIANÇA SOFRIDA

 

Eu sou uma criança feliz, mas sinto muita tristeza

porque eu vivo longe do meu pai.

Pois a minha alegria era que eles vivessem juntos

mas não deu certo, se separaram e nesse negócio

quem sofre são os filhos, porque estando todos juntos é outra coisa.

Ele ajuda mais falta tudo porque minha mãe não trabalha.

Eu rezo a “Deus” que abençoe os dois e por isso eu sofro muito.

 

JÉSSICA LIMA DA SILVA –

 5º ANO  TURMA C – ANO 2015

RAFAELA E O ÁRQUARIO

 

 

Era uma vez uma menina chamada Rafaela ela tinha um sonho que era ter um aquário o sonho dela era tão grande que ate no sonho dela ela sonhava que tinha e um aquário. Um dia ela perguntou ao pai dela. Pai eu posso ter um aquário. Ele respondeu um dia um dia minha filha um dia He. Ai ela perguntou para mamãe. Mãe a senhora pode min da um aquário, ela respondeu a mesma coisa um dia minha filha. Mas ela nem percebeu que os pais dela já tinha combinado para comprar um aquário para ela. Eles fez tudo direitinho a família era pobre mas deu para aquária os trinta e nove reais para compra o aquário  dela e compraram e deu a ela. Ela ficou tão feliz. Ela também ajudou também o aquário dela tinha. Peixe, tartaruga, bolacha do mar, estrela do mar, cavalo marinho tudo o que você imaginar na sua cabecinha de gente  e ela foi feliz com seu aquário e assim terminou a sua historia.

RAYELLE DOS SANTOS FRAZÃO

5º ano  turma D – ano 2012

O BOMBOM

  

 

Numa escola comum existiam dois vendedores de bombom as crianças só queriam comprar a bala daquele homem.

Quando as crianças chuparem aquelas balas os professores entraram as crianças ficaram molengas ou agressiva começara a ficar aviciada daquelas balas todos os dias chegavam os pais reclamando que havia uma bala que seus filhos estava aviciados nos bombons nos bombons que o vendedor vendia.

Mas certo dia os professores os diretores pediu um bombom daquele que ele estava vendendo e o homem se negou a vender a ele a policia prendeu e pegou os bombons dentro das bolas tinha só cocaína por isso que as crianças estavam com aquele comportamento isto foi uma historia real com toda responsabilidade de sua idealizadora.

REBECA VITÓRIA

 

5ºano   turma A – ANO 2012

 

O DESOBEDIENTE ÍNDIO TUPI

 

 

Um belo dia, na terra dos índios, morava um indiozinho chamado Tupi, ele era muito desobediente. Ele desobedecia a todos até o pajé.

Um dia ele ouviu os seus colegas falarem sobre uma lenda de uma caverna que dentro dela morava um urso terrível. Ele era voraz, muito voraz. E o indiozinho Tupí falou: eu vou a traz desse urso, e vou matá-lo, vocês vão ver.

Os pais de Tupí ouviram tudo e disseram: Tupí você não vai a canto nenhum.

Mas quando anoiteceu, Tupí nem quis saber foi a trás dessa caverna pela floresta. Chegando lá na floresta deu de cara com o urso, mas por sorte o urso estava dormindo. Mas só que o indiozinho tropeçou no braço do urso e ele se acordou com muita raiva. Pegou Tupí e o prendeu num quarto. Os seus amigos se acordaram e foram procurar Tupí, e não o encontraram e chamaram todos.

E todos foram a traz de Tupí. Chegando lá viram o urso e começaram a lutar. Quando mataram o urso ouviram a voz de Tupí. Abriram o quarto e emocionado começou a chorar. E disse: eu nunca mais vou desobedecer vocês. Tupí cumpriu o que disse e foi feliz para sempre.

É isso que dar ser desobediente! Acaba, se, metendo em encrenca, não sejam assim.

 

ROBERTO

5º ano  turma C – ANO 2012

UMA MENINA CHAMADA LUANA

Era uma vez uma menina chamada Luana ela foi para uma escola porque ela sempre quis estudar lá mais ela conheceu o amor da vida dela era um menino muito bonito. Foi ai que eles namoraram e foi passando os anos e eles discutiram que o namoro não podia continuar o namoro por causa dos pais dele o namorado dela disse mas Luana não é justo não é eles que tão apaixonados somos nós dois que estão apaixonados e Luana. Tem certeza Marcelo mas eu não posso, contra a vontade de deles. Eu queria que eles deixassem a gente namorar, e Luana disse não tem nada não quando agente crescer nós podemos nos casa passou os anos e quando eles cresceram eles não se conheciam mais. Luana ela estava trabalhando e Marcelo estava comprando comida e foi ai que eles se conheceram e eles se apaixonaram outra vez  e eles começaram a namorar e uma mulher deu a casa para eles mais eles passaram por muita luta os pais deles não deixaram ele namorarem mas eles não desistiram do seu grande amor e lutaram muito e eles conseguiram na casa chegou mais os pais dele não se conformavam com o seu namoro e os pais dela também lutaram contra o seu namoro. Mas Luana falou Marcelo eu quero casar logo e Marcelo disse para Luana nos não podemos Luana primeiro os seus pais e os meus tem que aceitar nosso namoro e Luana disse e mesmo Marcelo eu queria que eles deixassem mais os pais dele disseram pensando bem a gente tem que deixar eles namorar e mesmo também vamos deixar eles namorar e a mãe de Luana foi correndo atrás dela e disse tudo a ela e ela ficou muito feliz e também foi contar ao namorado ele também gostou da notícia, e então os dois se casaram e tiveram muitos filhos.

ROBERTO

5º ano  turma A – ANO 2012

O PAPAGAIO LOIRO

Era uma vez um homem ele encontrou um papagaio loiro

E deu para sua namorada E ela utilizou como um pássaro de correio.

Ela disse para o papagaio – vá para o outro lado do muro para entregar uma carta para o namorado.

E na carta têm dizendo meu amor vamos para o cinema. Cinema é um lugar de visita de casais e o homem aceitou e o mandou outra carta dizendo: meu amor eu aceito

E a mulher foi na casa dele e foram para a cidade. Quando chegaram no seu destino eles foram ver um cinema.

E depois eles foram para casa e o papagaio tinha sido sequestrado e a mulher ficou desesperada e o homem disse deixa pra lá

E a mulher disse eu quero comprar um cachorrinho e o homem disse sim e eles ficaram felizes para sempre.

SANDIELY DE ARAUJO BRITO

5º ano turma A – ano 2012

 

O GONDOLEIRO DO AMOR

 

Teus olhos são negros, negros

Como as noites sem luar.

São ardentes, são profundos como o negrume do mar;

Sobre o barco dos amores da vida boiando a flor,

Douram teus olhos a fronte do gondoleiro do amor;

Tua voz é a patativa dos palácios de sorrento,

Quando a praia beija a vaga, quando a vaga beija o vento.

E como noite de Itália, ama um canto o pescador

Bebe a harmonia em teus cantos o gondoleiro do amor

 

TAYS MOURA DA SILVA

5º ano  turma C – ANO 2012

UMA FAMÍLIA FELIZ

 

Era uma vez uma família reunida que tinha muita fartura. Certo dia convidaram uma linda mulher com seu marido e foram no tal jantar. Convidaram também uma família muito linda e seu vizinho estava pintando a casa e foi convidado. Chegaram até a casa da fazenda uma onça e um veado. Eles dois eram muito amigos nessa fazenda só tinha eles dois e a mulher linda foi até a fazenda e amaram os bichinhos. Ela disse: olha que bichinho lindo e o homem disse: eles são lindos mesmos e quando chegaram até a cozinheira a mesma já estava com muita fartura tinea um galeto com o jardineiro e o rapaz levantou o seu garfo e disse: o que galeto gostoso e o pai do menino disse: se comporte que temos visita tudo bem pai me desculpe por agir assim, está desculpado mas na próxima vez não aceito suas desculpas já sabe como eu faço sei mesmo e o menino que estava pintando a casa da senhora tem um comportamento ótimo  e a linda moça com seu rapaz muito elegante.

Enquanto isso a onça com o veado estava se divertindo. E assim estiveram feliz para sempre quando voltava para sua casa a noite chegou e a noite de todos foi ótima e eles viveram feliz para sempre.  

WILLIANE

5º ano  turma C – ANO 2012

PESSOAS QUE LUTAM

 

Era uma vez varias pessoas que lutam para os presidentes, Voltar aos cargos. Mas todo mundo sabia que as leis não pode ser mudadas. Mas eles não entendem. Ai encontrarão um protesto chamarão varias pessoas. Fizeram placas gigantes, bandeiras e etc. mas só que não deu certo. Então inventarão de entrar em todos os mercados e roubar as comidas de La, que também não deu certo de novo então inventaram de mandar um homem Soltar os ladrões. Mas a policia de choque chegou na hora por isso que deu tudo erado. Mas eles inventaram de juntar varias crianças para fazer uma pesa demostrando que todo mundo tem direito. E dessa vez deu certo não. O presidente aprendeu com as pessoas com violência e roubos não resolve nada. Mas com coisas boas tudo resolve.tudo voltou ao normal e as pessoas idosas que trabalhavam tanto agora tem ajuda de outas mulheres mas novas.

 

 

 

 

 

 

 

ABRAÃO BATISTA

6 º ANO  TURMA B – ANO 2015

EU QUERO VOAR

Era uma vez um menino que queria voar, ele era rico, mas seu pai dizia que era muito perigoso para uma criança voar. Um dia ele resolveu saiu de casa sem avisar, foi a um pequeno aeroporto abandonado. Ele encontrou um avião velho e acabado e levou para um celeiro do lado da sua casa e todo dia ele ia lá ajeitar o avião e limpar. Passou um ano estudando pilotagem de avião

Aos 15 anos fez seu primeiro voo de avião. Quando seu pai viu que estava voando ele ficou orgulhoso porque o avião e o aeroporto era dele. Quando ele pousou abraçou o seu filho e falou que ele não deixasse que ninguém o proibisse de realizar seus sonhos.

“Tudo é possível para aqueles que lutam por seus sonhos.”

 

ABRAÃO BATISTA

6º ANO  TURMA B – ANO 2015

A CARTA

Um dia um menino fez uma carta para uma menina que ele gostava e queria namorar. Um dia de quinta-feira na hora do lanche ele deixou a carta debaixo da mesa dela. Quando ele chegou do lanche ela deu ao professor. Ele falou para um amigo que deu uma carta a ela e ela deu ao professor ele disse que ele estava errado  ia para na direção ele saiu de mesa em mesa olhando a letra deles, ele emgarranchou a letra e quando ela olhou ela disse: não, não é dele. Mas ela achou que tinha sido outro, mas não foi e tudo ficou bem.

Então ele pensou que não deveria mas fazer isso. Um dia uma amiga dele veio perguntar, então ele disse e ela falou para a menina que ele gostava dela, mas a menina falou que não queria ele ficou triste e nunca mais escreveu uma carta para uma menina.

ADRIELE ARAUJO

6º ANO  TURMA A – ANO 2015

 

PROBLEMAS DA CENTOPEIA

 

Uma Centopeia passeia feliz até que um sapo maroto lhe diz. Responde na hora, assim de repente, qual o poema colocas atrás, qual na frente? E isso a deixou perturbada assaz.

A pobre acaba caiu pra trás rolou na sarjeta e lá jaz sem perceber que a perna primeiro usar pra correr.

 

AMANDA FERREIRA DA SILVA

6º ANO TURMA D – ANO 2015

 

LINDA MORENA

 

Linda morena dos olhos de mel,

seus olhos brilhantes me faz ir ao céu.

 

Seu lindo cabelo me faz girar,

seu belo sorriso me faz triunfar.

 

Linda morena bonita e simpática,

bela morena linda e educada.

 

Fala bonita, sabe fazer coisas lindas,

pra mostrar a você.

ANA BIASTRIZ DIAS DE ANDRADE

6º ANO  TURMA A – ANO 2015

ERA UMA VEZ

Era uma vez uma menina chamada Joice ela tinha 15 anos, e se mudou para cá para João Pessoa. Ela foi pra uma escola chamada Antenor Navarro, lá ela encontrou um menino chamado Renan. Ele se tornou o melhor amigo dela eles sempre saiam juntos da escola. Com tempos depois ele veio na casa dela passar a tarde com ela e fazer um trabalho com ela . Ele ficara cada vez mais próximo dela e ela começou a gostar dele e ele dela também. Com dois meses depois eles começaram a namorar, eles se casaram e tiveram dois filhos lindos Riham e Júlia, eles cresceram e se casaram tiveram um filho chamado Aslan e era só alegria. Um certo dia Joice e Renan morreram e seus filhos ficaram na casa dos pais e eles foram felizes para sempre.

 

ANA KAROLLYNE

6º ANO  TURMA B

AS MELHORES AMIGAS

Era uma vez umas amigas que viviam juntas e elas novamente se encontraram no ano de 2015 na mesma sala. Uma vez elas brigaram entre si. Mesmo assim brigadas, deus permitiu que elas voltassem a si falar, porque nós precisamos um dos outros e existe uns ditados para a nossa amizade “ruim com ela, pior sem ela” e também existe outro. “uma mão lava a outra”, e desde então vivemos juntas, não escondemos mentiras pois se damos muito bem, pois somos nós Erica, Raissa, Sandrillene, Karol, Telmiliana, Maria aparecida. Mesmo brigando amamos umas as outras e dependendo de tudo continuaremos a amar pois Deus quer nós juntas para sempre, mesmo além das dificuldades da vida.

E pode existir vários obstáculos, mas nós venceremos todos. Porque somos melhores amigas. Amigas até o fim.

 

AUGUSTO DOS ANJOS OLIVEIRA

6º ANO  TURMA A – ANO 2015

 

O AMOR POR DEUS

 

O amor por Deus é grande para a felicidade,

Acredite em Deus para você saber

Acredite no amor de Deus

 

BRUNO WILIANS DE OLIVEIRA MARTINS

6º ANO  TURMA C – ANO 2015

COLETÂNIA DE POESIAS

Tava lá em casa amolando o meu facão,

Se você caça comigo, le ajudo a cata feijão.

Sapato verde limão, azul e preto fica ostentação.

Verde vermelho e preto do jeitinho da cegueira.

Boquinha gostosa do jeitinho que eu gosto,

Peitinho cheiroso cheirando de flor.

O amor é lindo, a palavra é bela,

A saudade é triste, e os sentimentos desespera.

Birimbau que toca até o sol raiar,

De dia ou de noite, roda de capoeira vai alegrar.

 

CAIO FERNANDO SILVA ARAUJO

6° ANO  TURMA B

FUTURO LEVITA

 

Era uma vez um menino que gostava muito de cantar, mas tinha muita vergonha. Ele já desde pequeno já ia à casa do Senhor com sua mãe, todos os domingos se arrumavam e iam à casa do Senhor.

Nisso ele foi crescendo e hoje ele tem 11 anos e continua caminhando com sua mãe para a casa de Deus e a vontade de sua mãe é que ele seja um levita da casa de Deus, mas ainda é envergonhado, mas para a honra e glória  do Senhor. Ele começou a cantar em casa e sua mãe ficou muito feliz e profetiza na presença do Senhor, porque Deus é o único que é digno de toda honra e todo louvor e toda adoração.

 

CARLOS FERREIRA DE OLIVEIRA

6° ANO TURMA A – ANO 2015

CHIRED O CONTROLADOR

Eu sou um controlador de mentes, eu posso controlar qualquer pessoa... – você é um idiota, eu consigo entrar em seu cérebro  e ficar no mundo dos seus sonhos. Você é um fracote, como pode se fazer de durão? Huf. Se você faz isso podemos controlar o mundo inteiro, pra isso tenho que ter um mutante gigante para ele fazer o corpo como raízes e habitar na terra. Imagine o mundo controlado, podemos fazer o que quisermos, vamos criar uma nova era a era do novo universo.

Soco, soco, soco, chute, chute, mortais de costa, voadora, quatro chutes no ar. Parabéns você está perfeito só falta o Makito Charunata, você está em segundo lugar, parabéns. Só falta esse Makito para eu ganhar o troféu. Não ligue para isso você será o maior gurreiro do mundo Konata. Se você ganhar mil e duzentos e cinquenta reais. Eu não quero ganhar por isso tá, só pela vitória, eu vou sair vitorioso. Eu vou te ensinar um ataque secreto. Qual? E qual é o nome, é super firebol, deve ser irado, Maiko como vou usar? Só basta toda sua energia e conseguir uma onda de calor pela rua mas de sol ira esquentar a rua mas é você conseguirar usala. Há acho que o Medi não está treinando? Deixe ele amanhã será o dia só os melhores irão para o torneio. Mas ele está treinando nas montanhas. Uh! Boa sorte para ele.

Eu não preciso de ajuda deles eu me viro sozinho, agora está pronto, 10.000 bonecas de madeira e de pedra tenho que destruir com o máximo de energia. Também tenho que treinar o meu poder secreto o raio das cinquenta estrelas. Oi Midi, oi veio me ver treinar, sim ok Júlie. Soco, soco, soco, chute, voadora. Ainda tem, preciso da uma volta, buraco negro, soco, soco, soco, lá vem os de pedra, chute, chute, chute, voadora. Que irado ele luta muito bem. Explosão de raio solar. Que incrível acho que você pode vencer o torneio – você acha mesmo, que bom. Tenho que ir descansar para amanhã. Huf.

Makita nós precisamos de que? Para criar o mutante? Uma pessoa muito forte como Mache ele é um dos ninjas a usar atak secreto o super fireball. Vamos matar ele e pegar a sua força. Vamos aproveitar que toda cidade irão ao torneio é o matamos e criamos o mutante. Ah, ah, ah,.

 

DANIELLY VITÓRIA A. DOS SANTOS

6° ANO  TURMA B – ANO 2015

 

O MENINO HUMILDE

Era uma vez um menino humilde que a mãe não tinha condições de criar e o colocou num orfanato e ele cresceu lá. A mãe ia todo mês ver ele e lá ele aprendeu muitas coisas começou a estudar, e a fazer coisas domésticas. Aprendeu a arrumar seu quarto e etc. entrou com dois anos de idade e saiu com dezoito anos. Depois que ele saiu foi para o senai e aprendeu cursos de eletricista. Todos os anos ele ia passar as férias na casa do tio. Depois foi para João Pessoa e começou a trabalhar com vinte anos e até hoje ele trabalha lá como porteiro e eletricista. Quando chegou aqui ele aprendeu a colocar gesso, e pintar serviços como estes é o meu pai.

 

        EDJILSON ISRAEL

6º ANO  TURMA A – ANO 2015

 

PEDRO NO PAÍS DA MAGIA

Era uma vez um menino muito criativo ele vivia no mundo da sua imaginação e seus amigos Lili e Junior eles estavam numa aventura e essa aventura era no gelo eles estavam no país de Elionte e vinha uma grande piranha. E respondeu Pedro. Galera, galera, corra que lá vem as piranhas e ele saíram apressado, parece que estavam em um portal, e eles foram transportados para o país da magia e tinham um mágico que tinha um porco e esse chamava Hur. O porco subia pelas paredes e fazia outras coisas. Ai eles entraram em outro portal passaram para um circo e eles partiram e entraram em outro portal e foram parar no país da magia e tinha um campo de flores e foram para outro portal e foram em casa e eles brincaram e foram amigos.   

 

SANDRILENE DOMINGUES ELOY

6º ANO  TURMA B – ANO 2015

A MENINA SOLITÁRIA

Era uma vez uma menina que vivia embaixo de uma ponte. Ela foi abandonada pelos pais desde os seis anos na rua. Foi ai que começou o sofrimento ele começou a passar perigo na rua. Fome e sede. Em uma bela noite ela estava dormindo e teve um sonho revelado por Deus que ela ia ter uma bela família  sorriso na cara. Ela começou a andar por ai sem olhar para frente. Quando ela olhou viu quatro homens olhando para ela e eles de repente correram e os bandidos correram. Vocês viram aqueles homens, devemos proteger aquela menina ela era tão branca.

A menina começou de novo a lembrar daquele sonho que teve e de repente seu olhar para frente foi atropelada por um carro muito bonito, valia ouro um carro desse. Os donos do carro disseram imediatamente e viu uma menina linda no chão e levou ela ao hospital, mais caro da cidade. Quando a menina acordou e o casal que a atropelou o mesmo perguntou. Você tá bem? A menina não falou, ela era caladinha. Então o casal perguntou, onde está os os pais dela? Ela respondeu, os meus pais me abandonaram. Então o casal que era estéril começou a pensar a gente podia ter essa menina linda como nossa filha. Então quando a menina recebeu alta do hospital o casal foi acompanha-la até a saída. Então a menina seguiu  em frente a rua a rua, até que o casal disse: ei você vai para onde? Respondeu ela tenho que procurar um lugar para dormir. Então os pais da menina de verdade pensaram onde será que está minha filha agora. Então quando o casal ouviu isso da menina disse: linda menina, você não quer ser nossa filha. Então depois de vinte anos a menina se transformou na modelo mais brilhante do planeta ficou muito rica e seus pais adotivos ficaram muito felizes e os pais verdadeiros morreram de fom

 

JOSÉ EDUARDO LEITE DA SILVA PEIXOTO

6º ANO  TURMA D – ANO 2015

POESIAS

 

Passei pela sua casa senti um cheiro de café, desculpe minha sogra pois sua filha é um filé.

No meu jardim tem uma flor mais linda que meu amor

Eu tenho uma irmã chamada Yasmim, quando ela chega em casa ela fala – tu lembras de mim?

Você é um horror, você é feinha você é a graça da minha s

 

EMÍLI VITÓRIA FIDELES DA SILVA

6º ANO  TURMA C – ANO 2015

 

A PRINCESA LAURA E SOPHIA

A princesa Laura, ela era uma princesa de nariz empinado, ela mandava em todos os empregados da casa, ela era muito má. Sophia era humilde mas recebia todo carinho e atenção da sua mãe e seu pai morreu num acidente de carro antes de Sophia e Laura nascer. A avó chamou a parteira e essa parteira tinha se tinha combinado se nascesse duas uma daria para a rainha má então a mãe dela aceitou e as meninas nasceram. A mãe delas estava desmaiada e então o empregado da rainha pegou a outra criança e foi embora para o casarão da rainha e então a mãe delas acordou e a parteira deu a menina a mãe e a avó quando foi ver a menina, a sua neta pensou que tinha duas meninas, mas era uma menina, Laura ela é uma menina muito feia e ela manda em todos e ela tem seu pai e sua mãe. A mãe da mais atenção do que o pai. E Sophia era boa em todas as matérias e Laura era muito diferente ela é ruim em todas as matérias, ela é má e muito feia. Um dia Laura foi ao shopping e ela se encontrou com Sophia e elas falaram interessada com Laura e Laura ficou resmungando com Sophia e elas não acreditaram que era quase irmãs e elas foram para casa e passou  dois meses e Sophia ficou rica e Laura sem condições financeiras e elas se encontraram  de novo e elas foram fazer o exame de dna, fizeram e o médico disse que ia demorar três meses. Passou e elas fora lá, Laura ficou com a mãe dela e Sophia ficou com a sua mãe e a sua avó. Quando chegou esperaram e o enfermeiro chamou elas e disse que deu positivo e elas se apressaram e foi para o juiz para a mãe de Sophia ficar com Laura e demorou até que a causa foi ganha de Laura ela fez as mudanças e foi para lá. Passou quatro meses e ela viveu feliz para sempre.

 

EUFRASIO

6º   ano turma c – ano 2015

A HISTÓRIA DO MEU TIO FÉLIX

 

O meu tio Félix é o mais novo de todos os 5 homens que a minha vó teve ele nasceu no interior da Paraíba, na cidade de Salgado de São Félix. Quando foi no ano 2000 minha vó e meu avô se mudaram para João pessoa com os quize filhos dela. Quando foi no ano 2010, ele bebendo na rua de casa se meteu em uma briga de rua ele foi completamente espancado pelo filho de um oficial da polícia. Ele estava usando uma cor camisa branca, chegou ao hospital vermelha de sangue. Ele passou 3 meses na casa do irmão dele. Agora ele é casado não bebe mais e tem 2 filhos para criar.

FABIOLA LACERDA

6º ano  turma a – ano 2015

 

PRA TUDO TEM MUDANÇA

Era uma vez uma menina que se chamava Luciana, ela era chata, arrogante e respondona. Luciana morava com sua mãe Edna e sua irmã Kelly e seu pai Luciano. Ela era uma menina irresponsável, ela gosta muito de sair ela é muito festeira e ela tinha várias amigas. Só que essas amigas pareciam irmãs e o nome das amigas dela eram. Melissa, Camila, Lívia, Carol, Clara, Laís, Iasmim e Adriele. Mas os nomes das melhores amigas eram. Beatriz e Camila, as amigas que ela contava todos os seus segredos e todas as coisas que ninguém sabia, só elas sabiam. Luciana tinha 14 anos e acabara de passar para o 9º ano. Ela conheceu várias pessoas e quando ela viu um menino da sala dela foi amor a primeira vista e eles ficaram muito amigos e o nome dele é Joel. Ele começou a gostar dela, mas ela não percebeu e ele pediu ajuda as suas melhores amigas como falar pra ela que ele gostava dela. E suas amigas falaram pra ela e elas pediram uma coisa, que ela mudasse, que fosse meiga, bonita, amorosa, ela no começo nem ligou, mas ela pensou mudar. Já no outro dia ela chegou na escola mais diferente e todos perceberam a diferença e até os professores perceberam a diferença para aquela que não fazia as tarefas e respondia aos professores e ficava brincando com todo o mundo. Mas ela estava totalmente diferente, fazendo as atividades, não respondendo aos professores e não ficava fazendo tumulto. Já no outro dia Joel tomou coragem e falou pra ela que gostava dela e ela falou pra ele que também gostava dele e eles resolveram namorar, só que ele não queria namorar escondido. Ele pediu ao pai dela e ele aceitou o namoro e eles viveram felizes para sempre. Eles se casaram e tiveram três filhos, Jessica, Carla e Daniele. Viajaram para Paris os cinco.

 

 

GABRIEL FERREIRA DO NASCIMENTO DA SILVA

6º ANO TURMA  B – ANO 2015

UM HOEM QUE BEBIA MUITO

Era uma vez um homem que estava no bar. Gastou o dinheiro que ele tinha ganhado. Ele voltou para casa bebo, deu na mulher, a mulher dele morreu os filhos deles saíram de casa seguiam a mãe e foi embora.

Quando o pai das crianças chegou em casa falou. Cadê o meu filho? Depois ele ficou pobre passou fome e a criança foi embora pra longe, o pai ficou preocupado por ter perdido a mulher e os filhos. O menino ficou menino de rua o homem não trabalhava ele perdeu o emprego passou vários dias de fome.

O menino procurou ajuda, ele encontrou um parente da família e o pai dele ficou pois das malvadezas dele que ele fez, só Deus sabe onde está agora. Fim.

 

GABRIEL PATRICIO DOS SANTOS SILVA

6º ano turma b

DOCE FOI O QUE DEUS CRIOU

 

Doce foi o que Deus criou, confiei nele como meu único salvador. Deus é uma pessoa muito cuidadosa, amo Ele como uma flor preciosa. Deus cuida da nossa vida, vida com amor e preciosa ele é o meu salvador, com ele tenho amor. Deus ama todos mesmo aquele que dizem que não o ama. Muitas pessoas dizem que ele não vai voltar. Deus ama a todos mesmos os perigosos. Mesmo assim nos criou, nos deu vida paz e amor. Deus criou os ani8mais para vivermos em paz. Jesus morreu na cruz para nos salvar, Ele ama a todos e nunca vai nos deixar.

 

GABRIELE  PATRÍCIO DOS SANTOS SILVA

6º ANO   TURMA B – ANO 2015

 

DOCE É O AMOR

 

Doce é o amor vermelho como uma flor,

Também como sangue de um homem lutador.

Amo você mais do que o sol, você é uma flor que

Cria em mim o amor.

Você é lindo demais, amo você e não vou lhe esquecer jamais.

Você me traz vida, vida cheia de amor, amo você meu amor.

Eu olhei você, você me olhou, eu amei você e você me amou.

Pena que mãe roubou o nosso amor era como uma flor.

Tudo é difícil a si conquistar. A vida vem só não da para abraçar.

O amor é lindo como uma flor, nunca desista dele.

 

GABRIELE NASCIMENTO

6º ANO  - TURMA B – ANO 2015

QUERO SER POETA

Queria ser poeta, mas poeta não posso ser,

Porque poeta pensa muito e eu só penso em você.

Quero ser poeta mais poeta não posso ser,

Porque poeta pensa muito e eu só penso em comer.

Te roubei no passado, te roubei no presente,

Se você for trouxa, te roubarei novamente.

Asa de galinha, pena de pavão,

Se você mexer nas minhas coisas

Eu quebro a sua mão.

 

GABRIELLE CRISTINA R. DE OLIVEIRA

6º ANO  TURMA D – ANO 2015

A FLOR

 

Era uma vez, uma jovem muito rica, que tinha tudo, um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que pagava muitíssimo bem, uma família unida.

O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso. Os trabalhos e os afazeres lhe ocupavam todo tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas. Se o trabalho consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido, e assim, as pessoas que ela amava era sempre deixada pra depois.

Até que um dia seu pai, um homem bem sábio  lhe deu um presente, uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo. E disse a ela: filha essa flor vai lhe ajudar muito mais do que você imagina. Você terá apenas que regá-la e poudá-la de vez em quando. As vezes conversar um pouquinho com ela, que lhe dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.

A jovem ficou emocionada, afinal a flor era uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiram, o trabalho consumia todo o seu tempo e a vida, que continuava confusa lhe permitia cuidar da flor.

Ela chegava em casa olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostravam nenhum sinal de fraqueza ou morte apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto.

Até que um dia sem mais nem menos a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto. Estava completamente morta. Suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amareladas. A jovem chorou muito e contou a seu pai o que havia acontecido. Seu pai então respondeu: eu já imaginava que isso aconteceria e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa. Ela era única assim como seus filhos seu marido e sua família. Todos são bênçãos que o Senhor lhe deu, mas você tem que aprender a regá-las, poudá-las e dar atenção a elas. Pois assim como a flor os sentimentos também morrem.

 

ISABELE NASCIMENTO

6º ANO TURMA D – ANO 2015

 

AS PATAS DO BODE

 

Quando um bode é manhoso e faz cara de curioso é porque ele é safado e mal educado. O seu dono é Murilo e disse o Murilo para o bode ficar quieto!

Porque vocês só querem dar chutes e coices em mim eu não fiz nada, e quem disse que bode escuta Menino? Disse sua esposa Bumbi: eles só dão coices, tu já sabe que é para cortar essas patas? Mama mia não isso não pode se eu for fazer isso é um pecado, ruim é só você que está certo.!

 

ISABELE NASCIMENTO

6º ANO TURMA D – ANO 2015

PANELA TEM MININO

 

Uma vez um menino que gostava muito de panela , mas será que a panela é bom de pegar? Eu acho que não, e ai ele foram a escola e acabaram encontrando na escola Bibi. Oi Bibi que bom encontrar você aqui na escola eu ia brincar com você de panelinha. Mas Jujuca porque você  só quer brincar de panelinha? Porque em casa eu pego na panela de feijão que a minha mãe manda eu pegar para o papai poder comer. Mas Jujuca eu sei, mas não pode, ai meu deus!

 

ISABELE NASCIMENTO

6º ANO  TURMA D – ANO 2015

A HISTÓRIA DE MENINA MALUCA

 

Era uma vez Bili, que não queria ir para a escola, mas essa menina fazia xixi na escola era na escola, gente isso era uma educação mal, professor ou professora tinha e era gorda, mas era tão gorda que não podia contar os quilos.

Bola a menina gostava de brincar mas os outros não, isso nós não vamos questionar porque cada um tem o seu jeito, que eu não gosto, disse a menina: será que tem gente gorda igual a essa? Se tiver ou não isso não é da minha conta. A amiga dela disse: porque, porque Ziza?, nós não podemos mangar dos outros e se nós tivemos um filhos igual  por isso nós não devemos fazer isso. Chau BABY.

 

ISABELE NASCIMENTO

6º ANO  TURMA D

 

O AMOR

 

O amor não tem comparação com o cruel e nenhuma coisa que possa descrever isso, como prova de amor.

Como o cravo e a rosa isso dão um amor é que é uma flor.

Vocês querem dar o amor se quiserem e tem que dar porque se não tem ódio no coração, leia esse livro e aprenda a conviver com o amor no seu coração, meninas, mulheres, crianças,  meninos velhos e jovens aprendam porque isso é bom. O amor suporta tudo, na raiva, no ódio, etc.

 

ISABELE NASCIMENTO

6º ANO  TURMA D

 

O AMOR

 

O amor não tem comparação com o cruel e nenhuma coisa que possa descrever isso, como prova de amor.

Como o cravo e a rosa isso dão um amor é que é uma flor.

Vocês querem dar o amor se quiserem e tem que dar porque se não tem ódio no coração, leia esse livro e aprenda a conviver com o amor no seu coração, meninas, mulheres, crianças,  meninos velhos e jovens aprendam porque isso é bom. O amor suporta tudo, na raiva, no ódio, etc.

 

ISABELE NASCIMENTO

6º ANO  TURMA D – ANO 2015

 

AS FLORES

 

Era uma vez, tinha no jardim muitas flores , o nome de uma era rosa,  a outra bela, e do cravo sou e da última era jasmim. Elas todas estavam intrigadas  por causa do cravo, só que a que era jasmim pegou um que era Fábio e os outros ficaram intrigados, e de repente veio uma mosca e pousou nela quando elas sentiram gritaram e os espinhos diziam que baixaria é essa que está havendo entre elas? Elas estão brigando por causa de namorado, o jasmim disse: deixa pra lá isso ainda vai vim o de vocês mais bonito, agora mais bonito que o meu não vem não.

 

ISABELLY NASCIMENTO SILVA

6º ANO TURMA D – ANO 2015

 

O MAR E OS ANIMAIS

Um dia o mar botou ou seja jogou os mortos para fora, e quando jogou eles estavam um pirão de camarão. Nessa escola os alunos estavam falando sobre isso. Mas essa escola não tinha professor e nada, e um dia eles combinaram de ir ao mar quer dizer, quer dizer visitar, não visita só se faz aos doentes e nós não somos doe

 

ISABELLY NASCIMENTO

6º ANO  TURMA D – ANO 2015

 

COLETÂNIA

A VACA

A vaca é um amor

quando o boi chega

Ela fica mais amorosa.

 

A POMBINHA

A pombinha era  enchiridinha só fazia uma carinha,

Mas era um amor de menininha.

 

NÃO VALE UM REAL

Menina feia não vale um real, mas na cara está escrito eu sou do mal.

 

POESIA

Poesia gostosa todo dia não tem,

Na hora todo mundo quer,

Na hora é prazer de ter agora.

 

PATAS NÃO TEM

Patas de gato não tem no sapato,

Só tem no pé de pato, que tem jenipapo.

 

 

O GATO SERAFIM

O gato serafim foi para a aula de bordado

Para bordar um belo manto do céu estrelado

Só fazia caretinha da mamãe do outro lado.

 

EDUCAÇÃO É BOM

Gente de bom caráter vocês não

Sabem que o lugar do lixo é no lixo.

 

FALTA DE EDUCAÇÃO

Ei caba maleta porque na escola

Tem pega-vareta sei não,

Se eu soubesse não fazia careta.

 

ENGRAÇADO

A pata ficou chateada pedia ao rato um beijo,

Mas o esfomeado só queria comer queijo.

 

O RATO

O rato espantado fica todo assanhado,

Quando ver uma rata.

 

 

Ele é apanhado, moído no coco e vira um bolo.

 

JAMILLY TEÓFILO DA SILVA

7º ANO TURMA C – ANO 2015

 

COLETÂNIA II

Pra gente se amar,

não tem hora e nem lugar.

 

O verdadeiro poeta é aquele que coloca

O amor em suas rimas.

 

Deus é amor, Deus é paz,

Deus é tudo que me satisfaz.

 

Se não acredita, passe a acreditar.

Jesus vem ai pra nos buscar.

 

A natureza forma, a ciência informa,

O pecado deforma e Jesus transforma.

 

JASSIELE

6° ANO TURMA C

A PRINCESA ANA BELA

Era uma vez uma princesa bonita, o nome dela era Ana Bela, só que chamavam ela de Ana, todos do reino. Uma vez ela estava na entrada da floresta ela estava procurando a fruta mais boia que ela gostava e a fruta que ela gostava era de morango. Então uma velhinha muito mal era bruxa, mas só que ela a princesa não sabia que ela era bruxa. A bruxa disse minha princesa gosta de morango ela disse é a minha fruta que mais gosto. Mas eu não acho aqui. Eu tenho uma você quer. Eu quero, só que o morango estava envenenada ai ela deu a menina, ai a princesa comeu e caiu no chão. Ai a bruxa fugiu, um rapaz chamado Erik viu a princesa lá no chão ai ele veio, olhou a princesa ela ainda estava viva e ele lhe deu um remédio a princesa e ela acordou e disse. Onde estou o Eric? Ele disse na minha casa e ele disse de onde você é? Do palácio, e ela se apaixonou por ele e ele por ela e ele pediu a sua mão em casamento e o pai dela disse pode. Então p padre disse. Seja feliz, pode beijar a noiva. Eles viveram felizes para sempre.

 

JOELSON DA SILVA

6º ANO  TURMA C – ANO 2015

CEZAR E SEUS AMIGOS

Um dia nasceu um menino bondoso em um lugar desconhecido. O nome dele era César, conhecido como o menino de ouro. Ele gostava muito de brincar de bola com os seus amigos. E um domingo que ele estava jogando bola com seus amigos chegou um menino e disse eu desafio vocês para uma partida de futebol e o menino disse que era amigo de césar – a gente aceita. E foram jogar, ai começaram todo mundo jogando tudo direitinho até o menino do time adversário fazer uma falta perigosa e quando fez a falta chutou o menino.ai o time de César achou ruim e partiu para a briga e César estava pedindo para parar a briga e ele disse, não pode brigar Deus não deixa gente. A gente tava brincando um pouquinho e vocês começaram a briga. Deus não tolera isso, então nunca mais vamos brigar. Então vamos fazer as pazes e sermos felizes.

 

 

KAROLAYNE

7º ANO  TURMA C – ANO 2015

 

RELIGIÃO

Era uma vez Laura, ela estava no parque e conheceu um menino que se chamava Josias. Eles começaram a conversar e ela perguntou o seu nome ele disse o meu nome é Josias e o seu? Laura. Você quer sair comigo, claro que sim. Josias de 7.00 te espero aqui no parque.

Mãe, mãe, o que foi filha? O menino pediu pra sair comigo, vou escolher o meu vestido. Mãe eu acho que vou com o rosa com o preto, vou me arrumar tá mãe. Filha pera ai tenha muito cuidado viu amor da minha vida. Tá mãe, vai se arrumar. Toque, toque, toque. Filha vai atende a porta. Oi Josias vamos. Se beijaram ele porém disse que a amava e ele casou com Laura e tiveram uma criança e viveram felizes para sempre.

 

 

KELLY YASMIM PEREIRA DOS SANTOS

6º ANO  TURMA D – ANO 2015

 

A CALÇA E A BOTA

Era uma vez a calça e essa calça era muito bonita, ela era muito usada pelo seu dono que era sertanejo. Essa calça era muito preferida pelo seu dono porque ela era muito bonita. Mas todo mundo sabe que tudo e todos envelhecem e essa carta era de marca boa. Esse homem como dono sertanejo da calça usava-a e não lavava, tipo usava e não lavava com medo de desbotar. Teve um determinado tempo que ele foi fazer um show com essa calça e sem querer a moça que ele estava a acompanhar tipo namorada, derramou o copo de vinho que estava bebendo e molhou a calça e a bota preferida. Então ele gritou. Vagabunda, minha calça e minha bota preferida você molhou. E ela disse: calma qual é a diferença dessa calça e dessa bota para essa bota? E ele disse: é que a calça a gente bota e a bota a gente calça.

 

KLIVIA DOS SANTOS GOMES

6º ANO  TURMA F – ANO 2015

 

TE JUREI

 

Jurei te esquecer mas continuo te amando.

 

Jurei te ganhar, mas acabei te perdendo.

 

Jurei vingança e acabei perdoando.

 

Jurei alegria e só tive tristeza.

 

Jurei sorrir e acabei chorando.

 

Jurei te odiar, mas acabei te amando.

 

 

 

MARIA EDUARDA E. DE MELO

6º ANO  TURMA A – ANO 2015

O AMOR NOS UNI

 

O amor quando toca o meu coração eu agrado a primeira criança ou adulto que aparece na minha frente. Quando o amor toca no seu coração você agrada. Quando o amor toca o seu coração eu fico mesmo assim agradando as pessoas.

 

 

MATHEUS HENRIQUE JUSTINO

6º ANO  TURMA A – ANO 2015

 

AMAR

Eu penso em você quase o tempo todo.

Quase, porque quando estou com você não penso em mais nada.

Tudo o que eu faço é pensando em você, portanto,

Se eu fazer alguma coisa errada foi você que me distraiu.

Quem ama sofre, quem sofre sempre luta,

Quem luta vence.

Esse teu jeito me domina, esse sorriso me alucina.

Esse teu jeito de menina que me faz arrepiar.

 

MÔNICA EMANUELLY VASCONCELOS DOS SANTOS

6º ANO  TURMA E

 

O SOL DE RAIOS E A CHUVA DE SE MOLHAR

Quando abri a janela vi um lindo sol raiar,

Depressa sai correndo para esse sol aproveitar.

Tudo estava perfeito até a chuva chegar,

O sol se fechou e a chuva se abriu,

Que pena pois eu já ia tomar banho de rio.

Depressa entrei para casa para não se molhar,

Depois de um tempo vi o sol raiar.

Depressa sai correndo para o sol aproveitar,

Mas que pena a rua estava molhada.

Como o sol estava quente logo a rua secou,

E depressa fui brincar e esse sol aproveitar.

 

 

 

NATANAEL S. DE LIMA

6º ANO  TURMA B – ANO 2015

O PÁSSARO DA JANELA

Quando eu morava em Mangabeira havia um pássaro muito bonito que todo dia ele cantava na minha janela ele era bem bonito e cantava muito bem. E um dia que eu deixava água e comida e um dia eu acho que ele me reconheceu que eu gostava dele, eu criava ele ele livre dentro da minha casa. 6h00 da manhã ele me acordava me acostumei com o seu canto logo cedo. Mas infelizmente minha irmã deixou a porta aberta e um gato entrou na minha casa e o devorou. Eu chorei muito, muito mesmo, mas ele me deixou uma coisa um ovo e eu fiquei feliz, tirei o ovo de lá eu o criei até hoje, ele está comigo.

 

NATANAEL SILVA DE LIMA

7º ANO  TURMA B – ANO 2015

O PEIXINHA

 

O peixinho chorava e chorava.

Era tanta a sua mágoa que já não sabia

Se nadava em lágrima ou em água.

Não queria comer,

Não queria brincar,

Só queria chorar.

O peixinho estava com saudade

Dos sapinhos da lagoa,

Dos irmãozinhos e dos priminhos.

Daquela vida de peixinho tão boa.

O peixinho chorava e chorava,

Sozinho no fundo do aquário,

Justo no dia do seu aniversário.

 

REFLEXÃO. Não devemos prender os animais na gaiola nem tirá-los do ambiente natural.

 

 

 

NATIELEN GONDIM DUARTE

6º ANO  TURMA C – ANO 2015

AS MELHORES AMIGAS

Era uma vez a muito tempo uma menina que era muito linda, o nome dela era Mabel, ela era pobre, ela morava num sítio e tinha 15 anos. Ela morava com a irmão, os pais dela havia morrido num acidente de carro. Mas ela apesar de tudo ela era feliz. Um dia ela foi passear na floresta e se perdeu e ela de repente viu um castelo lindo, tinha uma terra grande. Ela era muito curiosíssima, então ela decidiu entrar no castelo e tinha no castelo uma princesa o nome dela era Lesili, ela era muito brava e ela viu a camponesa Mabel, então falou. Quem é você? O que você está fazendo no meu castelo? E Mabel disse me desculpe e a princesa Lesili disse vá embora se não você vaqi ser presa para sempre, vai logo. E a camponesa Meibel saiu correndo para ir embora. Quando ela chegou começou a chorar e a irmã dela perguntou o que você tem irmã ela falou eu não tenho nada. No outro dia ela foi mais uma vez no o castelo falou com a princesa e as duas começaram a ser amigas compartilhando tudo uma com a outra. Então a princesa decidiu estudar na mesma escola que  a Meibel estuda, então elas estavam estudando juntas. E Meibel um dia foi passar com a Lesili e começando pela floresta as duas, acharam um caminho mágico. Então para passar pelo caminho tinha uma corda que elas atravessaram para ir para o caminho mágico então Meibel saiu com a irmã e Lesili foi para o caminho sozinha então quando ela foi atravessar pela corda a corda torou-se e a princesa Lesili caiu. Quando Meibel soube ela chorou muito, muito mesmo e a princesa Lesili infelizmente ela morreu e deixou toda fortuna para Meibel que a cada dia chorava muito mais.

 

POLLIANA M. DOS SANTOS MARTINS

6º ANO  TURMA C – ANO 2015

A MENINA MALVADA

 

Era uma vez uma menina muito malvada, ela era muito malcriada, ela odiava as meninas da rua que ela morava só porque as meninas eram pobres e ela Ana Júlia era rica morava num castelo com a sua mãe e com seu pai. Era muito babada por seus pais ela ficava zuando da cara das outras meninas.

Mas um dia ela ficou pobre e as meninas ricas, mas as meninas foram muito gentil e ajudou Ana Júlia elas foram amigas e ela pediu desculpa aos amigas dela elas ficaram muito alegre. Brincaram, pularam de alegria. Ela deixou de ser malvada e foram felizes para sempre.

 

RAFAEL COSTA RODRIGUES

6º ANO  TURMA C – ANO 2015

 

A REALIZAÇÃO DE UM SONHO

 

Um menino tinha um sonho de poder ler e entender o mundo, para isso ele tinha que estudar e dedicar-se aos livros.

Como fazer isso se ele ainda não sabia ler? Um  certo dia chegou a escola e com muito orgulho falou para a professora do seu sonho, e ela o abraçou e falou: no que depender de mim vou ajudar a realizar seu sonho.

O tempo passou, em certo dia a professora precisou ir ao médico, estava cansado e com dores na costas. Quando chegou no consultório a sua frente estava sentado o Dr. Fernando, ela o olhou, mas não o reconheceu. Nesse momento ele se levantou e abraçou e disse obrigado professora por tudo que sou, foi a senhora que me ajudou a realizar o meu sonho.

 

RAYANE DE SOUZA MIGUEL

6º ANO  TURMA C – ANO 2015

COLETÂNIA DE POESIA

A distância pode causar saudade,

mas nunca esquecimento.

É tão simples que nem sei

como explicar o meu amor.

Estranho seria se eu não

me apaixonar por você.

Em meu olhar, brota o desejo

De sempre está a seu lado.

Você é a página mais linda,

Que o destino escreveu na minha vida.

Quem ama não trai, quem escreve na areia,

A sua história junta com a minha.

Se não tivesse o amor, se não tivesse essa dor,

Se não tivesse esse sofrer, se não tivesse o chorar,

Melhor era tudo se acabar.

Viver sem você não é viver,

É apenas existir.

Jesus te colocou no meu coração

Para que eu aprendesse a amar.

A coisa mais difícil de enfrentar,

É ouvir das pessoas que você ama outra pessoa.

Sério amo você.

Sem você a minha vida não

Faria sentido.

 

 

RAYSSA CARLOS MARÇAL DA SILVA

6º ANO  TURMA B – ANO 2015

MINHA HISTÓRIA

Meu nome é Rayssa, minha história é muito longa crio folego para contar minha tristeza e alegria. Eu nasci no rio de janeiro, meu pai antes de mim nascer, meu pai batia na minha mãe mesmo ela grávida de mim. Ele deixava ela passar fome ele ia pros cabarés, mas ela nunca perdia a esperança de um dia ela ser livre. Então eu nasci. Mas mesmo assim ele continuava a bater na minha mãe. As vezes eu tentava separar e quem apanhava era eu. Meu pai começou a se misturar nas drogas e a cada dia ele ficava mais agressivo. Até que eu já estava cansada de tanto ver minha mãe chorar até que eu pedi a minha mãe para virmos morar em João Pessoa, e vimos, minha mãe conheceu um homem e engravidou, mas perdeu e se separou, mas conheceu outro homem e graças a Deus está feliz e com outro bebê, Abraão meu irmão. É essa a minha história.

 

 

RONALDY DE LIMA FERREIRA

6º ANO  TURMA A – ANO 2015

 

O AMOR

O amor é dar-se por inteiro sem receber nada em troca. Dar a vida pelo outro só pra provar que o amor dar sem jamais receber.

Amar é querer compartilhar todos os momentos da vida com a pessoa amada, mesmo que na maioria das vezes ela nem perceba que estamos lá e me faça chorar. Mas mesmo assim estamos felizes porque isso é amor.

Amar é sair num dia de chuva sem guarda chuva para não deixar o outro se molhar. Amar é querer sempre o que há de melhor para o outro mesmo que pra mim nada sobre. Isso é amar, Amar é viver sempre em função do outro por mais que soframos, choramos e até chegamos a morrer mas viver para o outro, sorrir e estar bem, estar saudável, estar vivendo.

Amar é isso tudo e um pouco mais. Ames e serás amado esmo que não seja, amarás mais...isso é amor.

 

 

SALATIEL

6º ANO  TURMA A – ANO 2015

 

O AMOR

Deus é fiel, ele nos ama ele me protege e também a minha família. Com cuidado amor e carinho perdoa todos os nossos pecados. Deus é a nossa luz e também o nosso Pai. Deus nos ama e nunca deixará de nos amar. Não tenha medo de escuro porque Deus está lá, não tenha medo de nada, porque Deus está lá. De

 

 

 

TELMILIANA

6º ANO  TURMA B – ANO 2015

O MACHADO DE OURO

Havia um lenhador muito rico que esnobava um lenhador pobre, ele esnobava a todos a sua riqueza. Ele tinha um machado de diamante que vendeu e comprou uma loja de machados. O lenhador pobre que ele esnobava foi um dia a floresta cortar uma árvore e tropeçou numa pedra e caiu e o machado do lenhador ele era velho e sujo, o machado escorregou e caiu num lago profundo e ele começou a chorar e o espirito do lago disse quem jogou esse machado em mim? O lenhador disse: eu senhor, me desculpe, pode me devolver? E o espírito do lago apresentou a ele três machados o primeiro de ouro, o segundo de diamante e o terceiro de prata enferrujada. O espírito do lago perguntou qual é o seu? Ele respondeu o de prata. O espírito lhe respondeu: muito bem, mostraste que és uma pessoa boa e não és ganancioso e o espírito do lago deu a ele os três machados. Ele viajou, ficou rico e famoso e ficou feliz, até que o lenhador que esnobava ouviu essa notícia pegou o seu caminhão, esvaziou sua loja tirou todos os seus machados e colocou a bordo do seu caminhão e despejou todos eles no rio. E o espírito disse: quem jogou esse machado? O lenhador rico disse: eu, e o espírito do rio disse: como são os seus machados? E o lenhador respondeu, todos de ouro. E o espírito disse é mentira. Por causa da sua mentira não vou devolver os seus machados.

 

THAYLANE ADRYELLE F. DE LIMA

6º ANO – TURMA C -  ANO 2015

 

A NUVEM E O AMOR

 

Vejo no céu as estrelas a brilhar,

Mas vejo de cá uma nuvem a chegar.

 

Essa nuvem vem carregada, não vou me esconder,

Pois preciso sentir o amor sobre mim.

 

O amor não estou vendo, mas estou lhe enxergando,

mas ele está chegando, e então o amor chegou,

e com ele eu vou.

 

 

THAYLANE ADRYELLE

6º ANO  TURMA C – ANO 2015

 

A NUVEM E O AMOR

Vejo no céu as estrelas a brilhar,

mas vejo de cá uma nuvem a chegar.

 

Essa nuvem vem carregada

não vou me esconder,

Pois preciso sentir o amor sobre mim.

 

O amor não estou vendo,

mas estou lhe enxergando.

Mas ele está chegando, e então

O amor chegou e com ele eu vou.

 

 

VITÓRIA VIVIAM GOMES DA SILVA

6º ANO  TURMA A  - 1N0 2015

 

A TRISTEZA QUE VIROU FELICIDADE

A sete anos atrás... uma menina chamada Barbara, ela era muito bonita de cabelos longos, olhos pretos e tristes pois ela sofria muito com sua mãe adotiva. Pois seus pais não tinham recursos para sustentar sua filha e tiveram que dar ela a uma mulher que mais tarde seria a torturadora de Barbara. O tempo foi passando e as torturas iam aumentando cada vez mais. A mulher tinha como nome Lucia, batia em Barbara com cabo de vassoura, arrancava pedaços da língua da menina com um alicate, pegava todos os dedos dela e imprensava na porta.

A Lucia era uma mulher muito rica e morava numa bela casa, porém ela não tinha o essencial que era o amor por isso é que ela maltratava a pobre menina. Um dia depois de tanto sofrimento, Lúcia pendurou Barbara com as mãos amarradas numa escada por várias horas...e numa sessão de tortura algo aconteceu de brilhante. A casa de Lúcia foi denunciada pois alguém escutou os choros da criança, e uma policial veio na casa e entrou constatando o que estava acontecendo lá dentro e libertou Bárbara de todo o sofrimento e hoje ela é uma mulher linda, casa com filhos e não guarda rancor.

 

WENDYANE YARA DA SILVA NASCIMENTO

6º ANO  TURMA A

A PRINCEZA E O PLEBEU

 

Era uma vez uma floresta linda. Nessa floresta tinha dois castelos e um era de um rei muito chato e o outro era de um homem muito bom. Essa rei tinha uma filha chamada Mirella ele era muito chato com a sua filha. E esse homem tinha um filho chamado Plebeu. Esse homem era muito bom e rico, seu filho Plebeu gostava muito de andar pela floresta. Uma vez Mirella se sentia mais ainda triste no castelo e pediu para que seu pai deixasse ela sair para passear um pouco pela floresta. Seu pai falou bravo. Vá e não me aperreie mais, gritando com Mirella. A mãe de Mirela morreu cedo, desde que a mãe dela morreu ela sofria assim. Mirella continuou andando pela floresta, quando ela andou um pouco mais, ela viu um rio muito lindo e sentou-se a frente dele e Plebeu viu ela sorrindo. Como ele não tinha nenhuma amiga ou amigo, ele foi falar com ela. Mirella ficou muito feliz. Ele marcaram de se encontrar e vários dias Mirella chegara em casa toda feliz. O rei pediu para que seus guardas fechassem o portão e que não deixasse Mirella sair do seu quarto. O rei tava até meio doente e piorou um pouco. Mirella ficou pensando em Plebeu, e ele todos os dias indo e ela não ia. O rei cada vez mais estava piorando e ele não conseguia reagir e acabou morrendo. Mirella nem ficou muito triste, ele tratava ela muito mal. Mirella falou com os guardas e eles deixaram ela sair. Mirella foi atrás de Plebeu e ela o encontrou. Viraram amigos de volta e foram felizes para sempre.

 

WERGILA DA SILVA DIAS

6º ANO  TURMA A – ANO 2015

O SOL A BRILHAR

Com a nuvem a passar e o sol a brilhar,

Você a sorrir e eu a cantar.

Com um sorriso na cara, que hoje teve,

Sim continue sorrindo todo dia pra mim.

Quando tudo é possível se pode manter a fé e a esperança

Porque sempre Deus estará te olhando de lá de cima

Se perguntando, será que essa pessoa merece aquilo

Que é amor e perdão?

 

 

 

AIANY RODRIGUES DE SOUZA

7º ANO  TURMA C – ANO 2015

O MUNDO DA VOLTAS

 

Em uma manhã, uma garota chamada Emilly que era muito rica, foi para a escola e na chegada da escola começou a amolar a colega de sala só porque a menina era negra que se chamava Beatriz. Ela era pobre e não ia para a escola de motorista e a Emilly tinha motorista só pra ela. Mas a Emilly não tinha duas coisas que a Beatriz tinha, o amor e o carinho dos seus pais. Os pais da Emilly falava pra ela que ela não precisava de atenção porque ela tinha dinheiro, empregados. Mas não era isso que a Emilly queria. Ela queria só atenção deles. Ela não tinha muitos amigos e os que ela tinha era interessado no seu dinheiro não na sua amizade. A Beatriz era muito humilde e muito feliz pois tinha amigos adoráveis, mas a Beatriz nem ligava para o que a Emilly falava.

Em um dia pela manhã Emilly começou a passar mal e os pais dela a levaram para o hospital. Chegando lá descobriram que ela tinha uma doença muito séria e que precisaria fazer uma cirurgia de risco e advinha? A única pessoa que foi ajudar  a Emilly foi a Beatriz. A pessoa que a Emilly mais humilhava. Beatriz pediu para seus pais que a levasse no hospital que a Emilly estava. Chegando no hospital Beatriz procurou a família de Emilly.

“Beatriz com a mãe da Emilly”

Beatriz: onde está a Emilly?

Mãe da Emilly: ela está na uti.

Beatriz: tia eu quero ajudar a Emilly.

A mãe de Emilly sorriu muito feliz com a bondade da menina.

Depois fizeram e acabou tudo bem. A Emilly percebeu que cor nem dinheiro é tudo. Elas ficaram muitas amigas.

 

 

AIANYY RODRIGUES DE SOUZA (2)

7º ANO  TURMA C – ANO 2015

UM CASAL PERFEITO

 

Era uma vez Carina e um jovem chamado Pedro. Eles não se conheciam muito bem, mas em uma noite eles resolveram ir na balada, ela também por pura coincidência, ela e a irmã chamada Bianca, foram para a balada. Foi ai que eles se conheceram. Ele como sempre muito atrapalhado e ela uma menina linda, luta na academia do pai Gael. Em um dia ela sem saber foi comer no restaurant4e da mãe dela, ai ele começou a dar em cima dela, e ela como é estressada meteu o pau nele, ele é muito frouxo. Foi ai que ele começou a gostar dela. Ela uma lutadora e ele um guitarrista. Eles dois eram completamente diferentes. Depois de um tempo ele foi conquistando o coração dela, e um dia foi fazer uma serenata na parte da casa dela. E aos poucos ele foi conquistando ela. Até que um dia o frouxo criou coragem para pedir a durona em namoro ela gostava dele, mas não demonstrava. Depois dele insistir bastante ela amoleceu e acabou aceitando. Ele como era um guitarrista quando começou a namorar com ela. Compôs várias músicas envolvendo eles dois. Músicas lindas, ela loura cabelinho curto, também olho azuis, ele cabelo curto também, olho não tão claro. Eles dois combinam. Ele e ela estão juntos e muito felizes.

“sorriso assim de lado”

 

 

JOISIELE SILVA DE QUEIROZ FIDELIZ

7º ANO – TURMA D – ANO215

O AMOR DE DEUS

 

Quando amanhecer, devemos dizer,

Obrigado Jesus por Deus ter enviado você.

Deus quando mais eu te procuro, mais te encontro,

quanto mais eu te encontro, mais eu te amo.

alguém que tem muito amor, maior que todos nós

está cuidando de você, esse alguém é Jesus.

Se um dia se sentir triste, não lamente a tristeza,

olhe para o céu, diga a Deus que de mim nunca esqueça.

Se estiver num lugar escuro,

Lembre-se do amanhecer,

Que a luz do mundo é

Jesus, só basta você crer.

 

 

JUSSARA AGUIAR FERNANDES DA SILVA

7º ano turma d – ano 2015

Amor

Tenho  amor para te dar,

saudade para guardar,

perto de você eu consigo sonhar.

Um amor quando se revela não se sabe revelar,

 meu amor por você nunca vai acabar.

Amor, amorzinho, amorzão,

tenho amor do fundo do meu coração.

Tenho carinho para te dar,

amor para quando perto de você eu consigo cantar.

 

 

 

JUSSARA AGUIAR FERNANDES DA SILVA

7º ano turma d – ano 2015

Amor

 

Tenho  amor para te dar,

saudade para guardar,

perto de você eu consigo sonhar.

Um amor quando se revela não se sabe revelar,

 meu amor por você nunca vai acabar.

Amor, amorzinho, amorzão,

tenho amor do fundo do meu coração.

Tenho carinho para te dar,

amor para quando perto de você eu consigo cantar.

 

 

LÍDIA DE SOUZA GOMES

7º ANO  turma d – ano 2015

HÁ UMA ESPERANÇA

Um dia quis lembrar do passado triste, mas percebi que não era necessário. Vi na minha frente uma luz, não conseguia descrever aquilo, mas tinha uma certeza que era o meu futuro, e vi que era muito melhor. Que logo entraria uma coisa ou alguém na mina vida, mas tinha um problema ia demorar para que chegasse a hora certa. Ia vir muitas lutas e viveria muitas contradições muitas desavenças, mas eu sabia que se fosse da vontade de Deus iria dar certo. E seria esse alguém que me faria entender o porquê de tantas coisas. Seria essa a minha vida? Não sei. A história que Deus escreve vai se cumprir, mas isso só é a metade. Em mim há uma coisa muito forte que irá se cumprir. Eu me escondo mas sempre me acham é como se não tivesse saída iria se cumprir de qualquer jeito, mas só o tempo poderá dizer se iria dar certo, seria um alguém?

Muitos querem ver o meu fim, torcem para não ver o meu sucesso, mas eu sei vai se cumprir.

 

 

MARIANE EVELYN

7º ANO  TURMA C – ANO 2015

SERÁ?

Será que um dia o mundo irá acabar?

Será que Deus irá voltar?

Será que a vida vai mudar?

Será que amanhã eu irei morrer, será?

O que será?

Existe tanta pergunta pra pouca resposta?

Existe tanta tristeza pra pouca felicidade?

Existe tanto ódio para pouco amor?

Existe tanta coisa, que nem imaginamos que existe, e fingimos saber. Não há certeza porque nada é certo. Na real tudo é duvidoso ninguém tem certeza de nada, só de duas coisas, que o passado é passado, o presente é presente e o futuro a Deus pertence e outro ninguém nem sabe o? um ok, disso eu tenho certeza, eu e você e todo mundo irá morrer.

 

 

RAFAEL DE LIMA FERREIRA

7º ANO  TURMA A – ANO 2015

ANTES DE JULGAR CONHEÇA

Era uma vez um menino que era pobre, não tinha quase nada; sua mãe para sustentar os seus irmãos, trabalhava de coletora de reciclagem. O dinheiro que ela conseguia não dava para sustentar os seus irmãos. Ai o filho dela disse: mãe compra pra mim uma escova e um pote de engraxate, e a mãe dele respondeu: filho para que você quer uma escova e um pote de graxa? Ele disse: é para eu ajudar nas despesas de casa. Quando seu filho disse isso ela começou a chorar, e ela disse: filho vou comprar pra você, tá certo. Quando deu 7h00 da manhã, seu filho se levantou e disse, mãe vou ir trabalhar e ele foi para rua e ele viu alguns homens sentados nos bancos e ele disse, moço posso engraxar o seu sapato e o moço disse pode. Quando ele começou a engraxar , um homem com o seu filho e o menino olhando disse: pai esse menino é um trombadinha, seu pai disse é meu filho esse é um trombadinha. E o menino que estava engraxando o sapato começou a chorar e correr para casa. Chegou em casa chorando e disse: mãe, mãe, mãe eu sou um trombadinha? Porque você está me perguntando isso? Quando eu estava engraxando  o sapato do moço, chegou um homem e o filho dele; seu filho e ele disse o que? O filho dele estava dizendo que eu sou um trombadinha. Passaram alguns anos e o menino que era engraxate virou um pastor de uma cidade pequena. E quando ele estava pregando, ele recebeu uma carta, era o prefeito da cidade convidando ele para conhecê-lo. E ele foi, pegou o carro e foi para o aeroporto e quando ele entrou dentro do avião o prefeito o cumprimentou, e o pastor disse eu conheço você, e o prefeito disse: da onde? Você se lembra alguns anos atrás, quando você disse pro seu filho que aquele menino que estava engraxando o sapato era um trombadinha. Ai o prefeito disse: como você sabe? O pastor disse eu era o menino que estava engraxando o sapato. E o prefeito começou a chorar e disse: me desculpe por ter dito aquilo lá no passado e o pastor disse eu perdoou, porque Jesus perdoou todos nós, porque eu não posso perdoar? E é essa a história que eu queria falar e eu tenho uma palavra pra dar. Mateus 7.12 – não julgueis para  que não sejais julgado. Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados e com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.

 

 

 

RAQUEL JANIELE DA SILVA

7ano turma F  ano – 2015

HISTORIA DA MINHA MÃE

Ela era uma menina linda que gostava de estudar, tinha 14 anos de idade e morava no sitio e gostava de ir para a escola na cidade de Taperoá- PB. Ela conheceu o meu pai que se chama Ronaldo na época ele tinha 34 anos de idade, no caminho para casa ela se apaixonou por ele. Ela foi conhecendo ele aos poucos, ela transou com ele e ele tirou a virgindade dela, e então ela ficou gravida com 14 anos ele queria que ela matasse fazendo um aborto. ela não aceitou então ele queria que quando o bebé nascesse ela tinha que dar o nené. ela disse; eu não vou dar um presente que Deus me deu se eu morrer eu morro com ela. Ele forçou ela a tomar todo tipo de remédio para abortar, mas todos os remédios que ela tomava ela vomitava .

Ela com 8 meses de gravidez,  ele ficava com ouras mulheres  na sua própria cama que ele e ela dormia. Essas mulheres passava por ele e fingia que minha mãe não era ninguém, essa mulher já sabia a hora em que ele chegava do trabalho na hora de dormir. Quando chegou o dia da minha mãe souberam que era uma menina, todo mundo queria e ela disse; Eu não vou dar minha filha porque não é filho de cachorro pra se dar, Minha vó onde minha mãe estava ela queria dar uma pisa de rocha de couro nela. Chegou uma amiga da minha mãe Eloiza e disse Jaqueline não tem aquele casal de velhinhos que nunca tiveram filhos agente enrola ela em um lençol e coloca ela em um caixa de papelão e deixa ela na porta deles. Ela disse eu não vou dar, e tem mais eu não vou voltar para casa de Ronaldo  eu não volto para aquele lugar. Eu vou alugar uma casa para mim morar. Quando ela chegou a energia estava cortada, depois de 15 dias cortarão a água ela fez um gato na energia e na água  a casa ele nunca pagou por um ano. O dono da casa nunca veio cobrar o aluguel. Quando foi um dia de festa na cidade ela sozinha mais o bebe a menina dormindo e ela lavando roupa. Pulou um homem no muro e ela saiu correndo e gritando e deixou o bebe sozinho dormindo e os guardas pegaram o homem e levaram o homem preso. Quando ela foi falando com a minha vó, minha vó falou com ela para ela ir para o Rio de Janeiro. Ela foi, quando ela ia se ajeitando o meu pai foi atrás dela, descobriu onde minha mãe morava e ela foi conversar com ele. Ele prometeu que nunca mais ia fazer isso com ela, prometeu o céu e a terra e ela voltou para Taperoá, não deu 15 dias pra ele continuar com as coisas que ele fazia. Ele a terminou com ele. Hoje ela está com três filhos a menina está com 14 anos e se chama Raquel, o menino chamado de Pedro com 9 anos e Davi 5 meses. Ela está com outro marido e trabalha como cozinheira em um restaurante.

“Não se envolva com um menino que seja ruim, estudar está em 1º lugar.”

 

JOSHUA LEÔNE GOMES DE OLIVEIRA

8º ano  turma b – ano 2015

LINDO SARTÃO

Oh! Lindo sertão, quão belo e admirável és, sim quão belo és, pois olho a tua beleza e procuro palavras, procuro palavras para descrever tua beleza; mas eu não consigo pela tua grande riqueza.

Olho para a tua vegetação e começo a pensar, não tens árvores grandes, nem tão pouco és uma floresta; só tem vegetação rasteira, que não cresce a grande altura, mas não deixa de ser belo.

Olho para tua fauna, e vejo quanto diversificada é, pois em ti há tanta vida, tanto vegetal como animais muitos que eu não conheço, mas que são lindos, porque Deus é perfeito.

Protesto, protesto e protesto.

Muitos olham para ti e dizem que és feia, mas eu olho para ti e vejo que Deus é perfeito; pois sem muita chuva ou água muitas vidas sobrevivem através de ti, e de ti tiram o seu sustento o homem sertanejo.

 

 

KELSON PEREIRA

8º ano  turma a – ano 2015

POESIA

 

No meu tempo a vaca era louca

Ou dava um a surra ou mandava calar a boca.

O céu é azul, os seus olhos também,

Só não amo a você porque já tenho alguém.

Você me deu um fora,

Achando que eu fosse chorar

Dei uma volta na praça e

Entrou cinco em seu lugar.

 

 

MELISSA DIAS PAIVA

8º ANO  TURMA B – ANO 2015

POESIA

 

Por todos os lados você me rodeia;

Me deixa recados escritos nas palmeiras.

Minha música foi tão bela minha música foi só alegria,

Eu sei que não existe uma música igual a minha.

Não há pobreza nem riqueza por gentes como a minha não,

A poesia tão doce igual a minha.

Toquei minha viola cantei minha canção,

Isso é para os meninos que me deixam na mão.

Cantei com alegria, porém me comoveu,

Pra todos saberem o que Deus me deu.

Ouvi chorar de tristeza na rua que caminhei,

Meu coração bateu forte de dia,

Que fechei os olhos e até chorei.

Não condenes as minhas colegas que me fazem melhor,

Mesmo com a lua encoberta nós todos sabemos quando é dia de sol.

 

 

 

RAQUEL DA SILVA

8º ANO  TURMA A – ANO 2015

LAÇOS DO INIMIGO

 

Julieta era uma menina linda que vivia na igreja. Um dia ela encontrou umas amigas que não eram da igreja. Eles sempre perguntavam a mesma coisa> você quer ir para a bocada tem um bocado de gatinhos lá. E ela como todo dia respondia: não obrigado, tenho que ir para igreja.

E Julieta foi embora e quando chegou em casa ficou pensando na proposta de seus amigos e no final pensou de novo e respondeu: não, não vou com elas.

E num dia de manhã Julieta viu elas, e elas perguntaram as mesmas coisas e de tanto insistirem, ela disse sim. Ela disse: eu vou mas não vou beber e elas responderam tá bom. E quando chegou lá ela viu vários homens lindo, e ela disse: nossa até que essa balada não é tão ruim assim como eu pensava.

E suas amigas disseram: tá vendo, agora pra completar só falta beber um pouco para completar a festa e a diversão, e ela respondeu: não, eu disse que não ia beber. Mas elas insistiram tanto, tanto, que ela vendo suas amigas se divertindo ela resolveu dizer sim.

E com misso foi um copo de cada vez e acabou conhecendo um homem muito bonito que se chamava Carlos que era empresário. Quando ela chegou em casa já era 3h00 da madrugada e ela viu a sua mãe deitada no sofá esperando ela. E sua mãe lhe perguntou: por que você chegou a essa hora filha, você nunca demorou tanto? E ela respondeu a mãe grosseiramente dizendo: não quero mais viver aqui nesse lugar onde só tem pobre. E ela arrumando suas malas viu sua mãe chorando, mas nem isso lhe impediu de ir embora.

Saindo dentro de sua casa entrou no carro com seu namorado e foi ao seu destino lá se entregou a ele. E ao passar do tempo ele não queria mais saber dela. Ela percebendo isso resolveu ir embora e foi avisá-lo e ele disse: tudo bem pode ir e leve essa carta com você, mas só leia dentro do trem.

Ela disse: tudo bem vou avisar a minha mãe que estou voltando. E ela já dentro do trem se lembrou da carta que Carlos havia lhe dado e começou a ler, estava escrito assim: “Julieta, quando você se deitou comigo eu não usei camisinha e a sua eu furei e eu transmiti AIDS para você”. Bem vindo ao mundo da AIIDS (HIV).

Julia começou a chorar e chegando em sua casa pediu ajuda a sua mãe. Sua mãe lhe ajudou, mas foi tarde de mais  ela morreu aos 18 anos.

Conselho. Sempre use camisinha e verifique se realmente o seu parceiro está usando.

 

 

 

 

REBECA VITÓRIA

8º ano  turma a – ano 2015

AS QUATRO PEDRAS DA FLOR AZUL, A CONQUISTA DO AMOR

 

Eu me lembro de quando eu era criança estava em minha cama quando olhei para janela e vi uma brilhante estrela no seu. Pode ser impossível mas eu pude ver quando aquela estrela mirava para uma estrela azul que havia no meu jardim dei um pulo na minha cama, e fui ver de perto, mas a estrela parou de piscar e se tornou impossível de vê-la . desci até o jardim e arranquei a flor e a plantei em um vasinho no meu quarto. Após meses se passaram e eu fui para a faculdade e conheci muitos amigos participei das aulas de música que é o que eu mais gostava e eu era muito amiga da minha professora de música. Até que ela precisou se mudar para cuidar de sua mãe que estava doente, dai mandaram um novo professor que se chamava Diogo ele era jovem e tinha 19 anos como eu. Como ele poderia ensinar? Pensava eu. Não me dei com o professor Diego. Nós sempre discutíamos e sempre ia para a diretoria. Até que um dia lá na direção, que no caso já se tornava uma rotina deixaram eu e o professor sozinho, desta vez não discutimos, conversamos para esclarecer as . quando o diretor viu que ao invés de discutirmos como sempre, estávamos conversando. Ele resolveu nos mandar para um lugar onde nós iriamos aprender a conviver como aluno e professor e não como inimigos. Quando o diretor falou isso ao mesmo tempo dissemos surpresos; o que?

Nós insistimos para isso não acontecer mas o diretor já estava decidido, e lá fomos para um lugar muito bonito, não lembro bem o nome do local, mas era muito bom. Eu e o professor de 19 anos Diego, passamos a conversar mais e a sermos amigos. Passei a chama-lo apenas de Diego, ele não se importava ele gostava, riamos juntos. Passamos um longo tempo naquele lugar até descobrir que estávamos apaixonados.

Quando eu estava em uma sala ele veio e disse: Acredita se eu disser que estou apaixonado por uma linda jovem? Eu respondi: acredita se eu dissesse que estou apaixonada por um jovem professor. Depois disso conversamos por um tempo, e chegamos a conclusão que iriamos namorar para ver se dava certo. Voltamos para a minha cidade e fomos direto para a minha casa falar com meus pais. Foi decepcionante eles não tiveram piedade e disseram (não) por que? Bom porque ele era negro e meus pais tinham um certo preconceito.

Ele foi para casa triste e eu me tranquei no quarto, olhei para a minha flor azul a pequei e comecei a chorar. Quatro pingos de lágrimas caíram dentro da flor, de repente eu vi quatro pedras preciosas se formaram dentro da flor, quando se formou começou a brilhar. Eu posso jurar que ouvi a flor falar. E ela dizia: não chore, não chore, não se preocupe. Se você o ama não desista vocês conseguirão, acredite cada uma dessas quatro pedras te ajudarão, é só pedir. Depois disso a voz desapareceu e eu fui para um lindo lugar onde era muito verde e muito colorido, onde as pessoas viviam em paz. Brancos , negros e pardos, muitos outros nem se importavam com as cores, nem percebiam que eram de cores diferentes. Olhei par o lado e vi Diego sentado com o violão e cantando e tocando mesmo quando a vida parece difícil em meio as complicações da vida ao desespero e as indiferenças. Você é meu consolo, você é o anjo que veio para mudar a minha vida. Através da música nosso coração se une através do nosso amor até as Galáxias ficam mais perto e as estrelas vem nos iluminar , através da música, através do nosso amor.

Corri até lá e gritei: Diego. Nos abraçamos forte. Ele não sabia o que estava acontecendo, então contei tudo a ele. Passamos um bom tempo explorando juntos naquele belíssimo lugar e conversando. Foi maravilhoso. Depois de um bom tempo juntos a minha flor azul começou a brilhar. Damos as mãos, nos despedimos e voltamos para onde estávamos. Cada um em sua casa. Cada um em seu mundo. No outro dia quando eu fui para a faculdade encontrei meus pais, eles queriam me transferir da faculdade, me tirar de lá a todo custo. Não acreditei que fossem capazes, que o racismo chegasse a tanto, mas isso destruiu o meu coração acabou o meu mundo. Achei que tudo estava perdido até a flor azul encantada brilhou mais uma vez e perguntou, O que você deseja?  Respondi. Que o racismo não exista, que o amor seja livre e não aprisionado, a flor respondeu. No racismo eu não tenho poder para mudar, as pessoas é quem devem mudar essa história no amor também não. Pois ele é precioso e por sorte das pessoas a minha segunda pedra vai lhe ajudar.

Depois disso só vi quando apareceu um homem negro e uma mulher branca os dois eram casados, estavam na sala da direção e disseram para mim: não se preocupe o amor sempre vencerá.

Após isso foram falar com meus pais, passaram um bom tempo conversando. No final os meus pais chegaram para mim com o rosto molhado de lágrimas  pedindo desculpa. Conversamos muito e eu perdoei mas eles queriam falar com Diego, mas eu não sabia onde ele estava. N´s o procuramos por todos os lugares e nada. Então eu falei flor azul encantada por favor me ajude a encontrar Diego. Ela respondeu. Irei usar a terceira pedra preciosa e vou transportar-te para onde ele está. Após só escutei borbulhinha da mágica de repente ela estava com ele, então falei com ele: Diego, vamos meus pais querem falar com você. Como você veio falar aqui, logo na praça bela? Bom depois eu explico meu amor, eu disse a ele. Dai ele espantado falou. Meu amor, dai nos aproximamos e nos beijamos, depois disto eu falei. Agora vamos.

Quando chegamos meus pais estavam sentados no sofá nos esperamos, dai sentamos todos juntos e conversamos ele perdoou meus pais. A partir daquele dia nunca mais tiveram racismo , eles permitiram e nós passamos a namorar. A flor azul começou a brilhar e disse: ainda falta uma quarta pedra o que deseja dela? Apenas que o nosso futuro seja feliz e respondi, e a pedra concebeu.

A flor encantada simboliza esperança e as quatro pedras são: a força, a coragem, resistência e amor. Nunca desista do seu amor pois alcançará o seu objetivo (não ao racismo e sim a luta pelo amor).

 

CONCLUSÃO

 

 

 

Esta obra literária  tá dividida em blocos de acordo que o ano cursado pelo aluno, levando em conta a ordem alfabética. Neste projeto de hist´rias e estórias de ficção nisto temos vários tipos literário, porém o que importa em todo objeto é o respeito a cada um dos autores. Não estamos preocupados com o conteúdo de cada trabalho, mas em divulgá-lo. 

Participação : GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

REFERENCIA

 

www.webartigos.com/artigos/analise-critica-educacao-na-perspectiva-de-letramento-como-pratica-social-funcoes-principios-e-desafios/122380