Resumo – O presente estudo se trata de uma revisão da literatura que objetiva compreender a atuação da enfermagem com os pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis. O incentivo para que a população diminua o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e alimentos que estão dentro dos fatores de riscos, com planos montados anualmente têm sido esse o objetivo de diversos grupos de profissionais da saúde, em diferentes localidades do Brasil. Estudos verificam que de fato são muitos os pacientes que não sabem os riscos das DCNT’s, outros sabem, mas devido à deficiência de profissionais de saúde e o tempo gasto para que consigam ser atendidas levam a desistência de procurar auxilio em UBS. Muitos pacientes abandonam no inicio do tratamento quando ainda se tem cura. Objetivo: Compreender a atuação da enfermagem frente às doenças crônicas não transmissíveis. Metodologia: estudo do tipo bibligráfico com análise integrativa, qualitativa da literatura disponível em bibliotecas convencionais e virtuais nas bases BVS e Scielo. Resultados:Foram selecionados 29 artigos mas apenas 14 responderam aos criterios de busca. Foi observado uma certa deficiência de artigos que falam sobre a atuação da enfermagem nas DCNT’s.Considerações finais:Ressalta-se a importância da enfermagem no desenvolvimento de práticas educativas que esclareçam a população sobre a existência dos riscos quando relacionados às DCNT’s, além de salientar as principais consequências quando não seguem o tratamento.

Descritores: Enfermagem. Doença crônica. Assistência ao paciente. Prevenção e controle.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, o índice de pacientes portadores de DCNT só tem crescido no Brasil, visto que isso representa um risco para a saúde a vigilância em DCNT investiga as condições de vida e saúde através de pesquisa domiciliar, investindo em planejamento e monitoramento para mudar essa situação.

O Plano de Enfrentamento de DCNT visa promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco e apoiar os serviços de saúde voltados às doenças crônicas. (BRASIL, 2011)

O propósito do Plano é vincular os portadores desses agravos às unidades de saúde, garantindo lhes acompanhamento e tratamento sistemático, mediante ações de capacitação dos profissionais e de reorganização dos serviços. (MIOLO, 2002)

Ao propor que o enfrentamento das DNCT enfocasse prioritariamente as quatro doenças, a OMS elegeu também como alvo seus quatro principais fatores de risco – fumo, inatividade física, alimentação inadequada e uso prejudicial de álcool. (DUCAN, et al., 2012)

O enfrentamento das doenças crônicas, prioritariamente a hipertensão e o diabetes mellitus, é o desafio do País, nos próximos anos: a abordagem integral dessas patologias inclui não só a atenção integral aos doentes, mas a identificação precoce e modificação dos fatores de risco que poderão desencadear o processo patológico muitos anos depois, não só nos idosos atingindo também jovens e adolescentes.(MIOLO, 2002)

A OMS destaca que diversas populações em diferentes países do mundo têm dificuldade de acesso e utilização dos serviços de saúde, o que constitui a principal barreira para enfrentar as DCNT, em especial para minimizar o sofrimento dos que já se encontram doentes. (Malta et al. 2017)

A enfermagem tem uma responsabilidade fundamental no trabalho de saúde com os pacientes, tendo em vista a busca da equidade na realização das práticas, a ampliação da autonomia e cor responsabilização de homens e mulheres no lidar com a vida e a prevenção de agravos que trazem sofrimentos. (Giron, Souza e Fulco, 2010)

Sendo assim para realizar esta pesquisa partimos do seguinte problema: Como é a atuação da enfermagem frente às doenças crônicas não transmissíveis? Apartir da avaliação dos registros foi possivel analisar como se da atuação do enfermeiro com os pacientes.

Essa pesquisa se justifica por, através dela pode-se conhecer a atuação do enfermeiro a pacientes portadores de DCNT’s, bem como a importancia da ESF diante essa patologia. Alem disso, o estudo possibilita direcionar as atividades dos enfermeiro no processo educação em saúde no processo de planejamento nas unidades de saude na busca de melhorar a assistência prestada a pacientes portadores de DCNT’s.