Marcelo A. L. Cardoso 

1 - A Penicilina G é um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão (Penicillium chrysogenum). Ela foi descoberta em 22 de setembro de 1928 pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming, tendo sido o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso.

Isso aconteceu quando Alexander Fleming, no seu laboratório no Hospital St. Mary, em Londres, reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor – o Penicillium chrysogenum – e que ao redor das colônias do fungo não havia bactérias.

Êle demonstrou que o fungo produzia uma substância que era a responsável por esse efeito bactericida, substância essa que êle então chamou de penicilina, em razão de ser originária do Penicillium chrysogenum.

Foi pois a partir de um erro ( a contaminação da cultura de Staphylococcus pelo Penicillium chrysogenum ) que Fleming chegou à sua grande descoberta.

2 – Foi Wilhelm Conrad Rontgen quem descobriu e batizou os Raios X, além de fazer a primeira radiografia da história.

Isso aconteceu quando êle estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes.

Este dispositivo foi envolvido por uma caixa de papelão negro e guardado numa câmara escura.

Próximo da caixa havia um pedaço de papel recoberto de platinocianeto de bário e Rontgen percebeu que quando êle fornecia corrente elétrica aos elétrons do tubo, este emitia uma radiação que velava a chapa fotográfica e, então, resolveu intercalar entre o dispositivo e o papel fotográfico, corpos opacos à luz visível e desta forma obteve provas de que vários materiais opacos à luz diminuíam, mas não eliminavam a emissão desta estranha irradiação induzida pelo raio de luz invisível, até então desconhecido.

Isso indicava que a energia atravessava fàcilmente os objetos e se comportava como a luz visível.

Após exaustivas experiências com objetos inanimados, Rontgen resolveu pedir à sua esposa para que ela pusesse a mão entre o dispositivo e o papel fotográfico e a foto, então, revelou a estrutura óssea interna da mão de sua esposa, com todas as suas formações ósseas.

Estava descoberto o Raio X. 

3 – A Teoria da Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas:  a Relatividade restrita (ou especial) e a Relatividade geral.

A Relatividade Especial foi publicada em 1905 por Albert Einstein, baseada num estudo do matemático francês Henri Poincaré.

Êle trocou os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela idéia de espaço-tempo como uma entidade geométrica. O espaço-tempo na relatividade especial tem uma variedade de 4 dimensões, uma temporal e três espaciais, nas quais noções de geometria podem ser utilizadas.

O termo especial é usado porque ela é um caso especial do princípio da relatividade onde efeitos da gravidade são ignorados.

Dez anos após a publicação da teoria especial, Einstein publicou a Teoria Geral da Relatividade, que é a versão especial mais integrada com os efeitos da gravitação.

Mas Einstein teve que recuperar do lixo algumas passagens das equações que o levaram à descoberta da teoria da relatividade, em razão da alguns erros que tiveram que ser corrigidos.

4 – Simon Campbel errou ao não conseguir chegar a um novo medicamento para desobstruir as artérias em casos de angina, mas foi assim que êle acabou por descobrir o Viagra, potente indutor da ereção peniana.