ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES - APC

PERÍODO: JULHO de 2021

 

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO FERNANDES

Professor: Me. Ciro José Toaldo      

Disciplina: História    Turma: 9º Ano do Ensino Fundamental

 

Nome: _____________________________________________________

 

Competências: Analisar de que forma Getúlio Vargas derrubou a República Velha em 1930, sobretudo os períodos de seu governo, uma vez que permaneceu no governo de 1930 até 1945. Entender quais foram consequências advindas da Constituição de 1934 e também as consequências da rivalidade politica entre AIB e ANL.

 

Habilidades: MSEF09HI01S01 ) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

 

Conteúdos: Queda da República Velha. Como Vargas assume o poder. Governo Provisório. Revolução constitucionalista. Constituição de 1934. Governo constitucional. AIB e ANL.  

 

Atividade/Metodologia: Essa é uma atividade para continuidade estudando a História do Brasil, no período conhecido como Era Vargas (Parte I). A APC apresenta o texto da Era Vargas, os alunos devem ler o texto e compreender conceitos a respeito de como foi o governo de 1930 até 1945 que teve como presidente Getúlio Dorneles Vargas. Somente devem ser respondidas as questões propostas, após a leitura do texto. Após responder as questões, os alunos devem, ou postar no Classroom, por meio de foto ou então, entregar na escola as respectivas respostas desta APC do mês de julho de 2021.  

 

 

Responder: 1. Como Vargas assumiu o governo no Brasil? 2. Qual foi o episódio que ocorreu no governo provisório de Vargas que levou a se promulgar uma nova Constituição? 3. Quais foram as principais características da Constituição de 1934? 4. Quais foram os dois principais grupos políticos que surgiram no governo constituição de Vargas e o que eles defendiam. 5. Complete: A) Nome do vice de Vargas que foi assassinado _______; B) Nome do último Presidente da República Velha (até 1930) _________________; C) O que é MMDC_______; D) a partir de quando a mulher passou a votar no Brasil _____________ E) Quem era o líder da AIB ___________ F) Quem era o líder da ANL _____________.

 

 

 

Devolutiva da atividade: As atividades devem ser entregues, ou WhatsApp, Google Classroom e também na escola, caso for solicitada na forma imprensa.

 

 

Avaliação e replanejamento: A avaliação acontecerá por meio da leitura que o professor irá fazer das respostas apresentadas, levando em conta as ponderações feitas pelos alunos, bem como a escrita (ortografia), a pontuação e também o capricho e zelo da APC entregue. A atividade valerá de 0,0 a 10,0.

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES - APC

PERÍODO: JUNHO de 2021

 

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO FERNANDES - Professor: Me. Ciro José Toaldo      

Disciplina: História    Turma: 9º Ano do Ensino Fundamental

Nome: _____________________________________________________

 

TEXTO: ERA VARGAS: PARTE I 1930: um marco na história do Brasil

Em um ambiente de grande insatisfação com as oligarquias dominantes, o presidente Washington indicou o paulista Júlio Prestes para seu sucessor, os mineiros se revoltaram e, junto com os gaúchos, lançaram Getúlio Vargas para presidente e o paraibano João Pessoa para vice-presidente. Getúlio propunha: voto secreto; incentivo à indústria nacional e leis trabalhistas.

Mas, nas eleições, a vitória foi de Júlio Prestes. O resultado não foi aceito pela oposição. Um fato novo acelerou os acontecimentos: em julho de 1930, João Pessoa, candidato a vice-presidente na chapa de Vargas, foi assassinado, a mando de um de seus rivais na política da Paraíba. Aproveitando-se desse fato, em 3 de outubro de 1930, rebeldes liderados por Getúlio Vargas partiram do Rio Grande do Sul em direção ao Rio de Janeiro, dispostos a derrubar o governo. Mas, antes que chegassem à capital, uma junta militar derrubou Washington Luís e entregou o poder a Getúlio Vargas.

O primeiro governo Vargas - Durante o primeiro governo Vargas (1930-1945), o Brasil mudou bastante: a industrialização avançou e as cidades cresceram; o Estado se fortaleceu, interveio na economia e estabeleceu uma nova relação com os trabalhadores urbanos. Nesses 15 anos, Vargas foi chefe de um governo provisório (1930-1934), presidente eleito por voto indireto (1934-1937) e ditador (1937-1945).

Governo provisório (1930-1934) 

Essa 1ª fase de governo, Vargas teve a oposição dos paulistas, estes queriam uma Constituição para o Brasil. E ocorreu a morte de quatro estudantes (Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo), quando atacaram a sede de um jornal pró-Vargas. As iniciais dos nomes dos estudantes tornaram-se símbolo do movimento paulista: MMDC. Então, em 9/07/1932, os paulistas, liderados pelo general Isidoro Dias Lopes, rebelaram-se contra o governo federal, episódio conhecido como Revolução Constitucionalista, em São Paulo.

A Constituição de 1934 - Mudanças introduzidas: voto secreto; voto feminino; criação da Justiça eleitoral; implantação do ensino primário e gratuito; criação da Justiça do Trabalho; direitos trabalhista de 8 horas diárias, descanso semanal remunerado, indenização por dispensa sem justa causa; proteção ao trabalho do menor e da mulher, férias anuais remuneradas, estabilidade à gestante.

O governo constitucional de Vargas – Nesta época surgiram no Brasil 2 agrupamentos políticos rivais: os integralistas e os aliancistas.

Os integralistas, liderados pelo escritor Plínio Salgado, seguiam os princípios do fascismo de Benito Mussolini. Em 1932, os integralistas fundaram a Ação Integralista Brasileira (AIB), uma organização política que tinha por lema Deus, Pátria e Família e que defendia: a) um governo autoritário dirigido por um chefe e um partido único; b) o predomínio dos interesses da nação sobre os do indivíduo; c) a censura aos meios de comunicação. A AIB conseguiu o apoio de membros das camadas médias, do alto clero, do empresariado e das Forças Armadas e chegou a reunir mais de 100 mil filiados.

Em oposição aos integralistas, foi fundada no Brasil, em 1935, a Aliança Nacional Libertadora (ANL), uma frente popular liderada pelos comunistas e chefiada pelo ex-capitão Luís Carlos Prestes. Os principais pontos do programa dos aliancistas eram: a) o não pagamento da dívida externa brasileira; b) a nacionalização das empresas estrangeiras; c) a reforma agrária; d) a formação de um governo popular. Em 5 de julho de 1935, Prestes e um grupo de sargentos, cabos e soldados comunistas de Natal, Recife e Rio de Janeiro promoveram um levante armado contra o governo, chamado à época de Intentona Comunista.

O governo Vargas sufocou o levante e prendeu e torturou os simpatizantes da ANL, comunistas ou não. As cadeias das principais cidades brasileiras encheram-se de presos políticos, entre os quais estava o escritor alagoano Graciliano Ramos.

 

 

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES - APC

PERÍODO: JUNHO de 2021

 

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO FERNANDES  - Professor: Me. Ciro José Toaldo      

Disciplina: História    Turma: 9º Ano do Ensino Fundamental

Nome: _____________________________________________________

 

 

QUESTÕES PARA SEREM RESPONDIDAS:

 

 

  1. Como Vargas assumiu o governo no Brasil?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

 

  1. Qual foi o episódio que ocorreu no governo provisório de Vargas que levou a se promulgar uma nova Constituição?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

 

  1. Quais foram as principais características da Constituição de 1934?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

 

  1. Quais foram os dois principais grupos políticos que surgiram no governo constituição de Vargas e o que eles defendiam.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

 

  1. Complete: A) Nome do vice de Vargas que foi assassinado ____________________________; B) Nome do último Presidente da República Velha (até 1930) __________________________; C) O que é MMDC_____________________________________________________________ D) a partir de quando a mulher passou a votar no Brasil _______________________________ E) Quem era o líder da AIB ______________________________________________________ F) Quem era o líder da ANL _____________________________________________________