O sistema básico de comunicação consiste em três tipos principais que sempre estão presentes de alguma forma: um retransmissor que pega a informação e a modifica em um determinado sinal, um transmissor médio, ou canal determinado que leva o sinal e um receptador que busca o sinal de determinado canal e faz a conversão, em uma informação que pode ser utilizada. 

 Certas vezes, os aparelhos de transmissão são compostos por duas vias com um único aparelho se desenvolvendo como um que transmite e um que recebe. Os equipamentos que transmitem e os de recepção atualmente são independentes entre si. Isto poderá ser com facilidade explicado levando em consideração o fato de que os transmissores de rádio possuem amplificadores potentes que se desenvolvem com eletricidade.

 A retransmissão operada pelas linhas de telefone é denominada retransmissão pontual porque ela acontece entre um comunicador e um receptador. A retransmissão utilizando das vias de rádio é chamada transmissão de banda larga porque acontece entre um retransmissor forte e alguns receptores de rádio de potência fraca, mas sensíveis. As transmissões nas quais os retransmissores múltiplos e os múltiplos receptadores são determinantes para fazerem uso do mesmo canal são denominados grupos múltiplos.

 Com o total dessas possibilidades em equipamentos de comunicabilidade, os fabricantes frequentemente melhoram mais para disponibilizar aos seus clientes o que eles mais necessitam e o que mais se adapta ao contorno de cada um deles.

O tipo de trabalho e as necessidades pessoais dos clientes igualmente são os principais diferenciais para que as empresas possam fornecer seus melhores artigos e sua boa tecnologia na maneira de fabricar. Os aparelhos de transmissão que mais se destacam nesse nicho são os rádios que podem ser digitais ou analógicos, os rádios portáteis, repetidoras, estações físicas, entre vários outros não tão utilizados. 

 Todos deveriam oferecer uma transmissão correta e sem passar por interferências, o que seria importantíssimo para que possa haver um nível de segurança que muitos nichos tem necessidade para mostrarem um trabalho bem feito. Governo, vários departamentos que cuidam da segurança, grandes fábricas, todos esses têm a necessidade de ligarem certos setores de maneira especial, estabelecendo uma telecomunicação com qualidade. 

 É muito importante que uma empresa ao negociar os seus artigos de transmissão dê atenção às especificidades de um a um, suas determinações e cada um de suas específicas ações. Esse processo ajudará extensivamente ao cliente a negociar o que for melhor ao seu panorama e conseguir efeitos que sejam positivos e sem possibilidade de errar.