Muitos motoristas sonham em poder equipar da melhor forma possível seus automóveis. Seja por gosto pessoal, por profissão ou mesmo por diversão, por competição, a ideia é ter o melhor dos equipamentos automotivos. O mais procurado é o som automotivo.

A realização do sonho ou da satisfação pessoal custa caro. A variação de preços é grande, mas de modo geral o que se procura é uma maior intensidade sonora associada à qualidade do som.

O modo mais simples de ter equipamentos automotivos é a instalação básica, que consiste na unidade principal, na qual se coloca mais comumente cd, com caixas de som nas portas do motorista e do passageiro.  Um pouco mais sofisticado se torna o equipamento quando adicionado com caixas de som na traseira do carro.

São muitos os tipos de player disponíveis no mercado. Atualmente é bastante comum que as unidades principais contenham entrada usb além da do cd, o que facilita bastante os amantes da combinação de uma boa música com a direção. Quase todos os painéis frontais são destacáveis e possuem controle.

Alguns motoristas, visando conforto e agilidade, fazem uso de um gps posicionado no painel do carro. Um adicional muito usual tem sido um display de dvd, embora não seja recomendado por autoridades em segurança.

Um grau de sofisticação ainda maior pode ser obtido adicionando alto falantes especializados em cada tipo de frequências ressonantes. Amplificadores podem ser adicionados ao conjunto dos equipamentos automotivos de modo a qualificar a qualidade do som. São ligados diretamente à unidade principal, mas também conectados à bateria do carro, tirando desta sua energia para funcionamento.

Um dispositivo físico conhecido pelo nome de capacitor, encontrado por exemplo em circuitos que integram computadores, que tem como função armazenar energia, pode ser acoplado a esse sistema, de modo a não comprometer tanto a bateria do automóvel e a garantir a eficiência do som.

O investimento é alto, dependendo do objetivo que o consumidor almeja, mas de toda forma é compensador para agradar aos ouvidos dos amantes de um bom som. Bom também é tomar cuidado com o exagero, pode ser satisfatório para alguns um som alto, potente e encorajador, mas a politica da boa vizinhança pede também pede silêncio em determinados locais e horários.