Colossos:  uma grande cidade da Frígia, na Ásia Menor, situada a 150 quilometros ao leste da cidade de Éfeso. Dominava a estrada de comércio entre Éfeso e o Vale do rio Eufrates. Nesta cidade residia Filemon e o seu escravo Onésimo. 

Colossenses 1:1-2. Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. (...). 

Frigia: A província da Ásia Menor, sob o domínio dos Romanos, abrangia originalmente as regiões da Mísia, Trôade, Eólia, Lídia, Jônia, Cária, Frígia e um corredor terrestre que atravessava a Pisídia até a Panfília, entre outras. Nesta cidade viviam um povo muito heterogêneo: judeus, gregos, bárbaros, citas, servos (escravos) e livres: “onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos” (Colossenses 3:11). 

Autoria da Epístola: Paulo também é o autor desta Carta. Ele estava preso, provavelmente na cidade de Roma, enviando pelas mãos de seus cooperadores esta mensagem. 

Colossenses 4:7-10. Tíquico, irmão amado e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos fará saber o meu estado; o qual vos enviei para o mesmo fim, para que saiba do vosso estado e console os vossos corações; juntamente com Onésimo, amado e fiel irmão, que é dos vossos; eles vos farão saber tudo o que por aqui se passa. Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos (João Marcos), o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o; (acréscimo nosso). 

Biografia do Autor:  Paulo inicia o Capítulo 3, da Epístola aos Filipenses, alertando os irmãos da cidade de Filipos, sobre os Maus Obreiros, entre outras coisas. Nesse sentido, ele prossegue reprovando aqueles que se gloriavam em seus feitos, e começa a apresentar a sua Biografia: 

Filipenses 3;5-8. Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus (significa ser inteiramente Judeu); segundo a lei, fui fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo (acréscimo nosso). 

Costuma-se fazer uma distinção entre Hebreu, Israelita e Judeu: Os Israelitas eram apenas uma parte do grupo maior, chamado Hebreus, descendentes de Éber (Gênesis 10:24). Os Judeus eram os habitantes da cidade de Judá. Os Hebreus eram os judeus que falavam o idioma aramaico (viviam na Palestina), para distingui-los dos que falavam o idioma grego (viviam fora da Palestina – os Helenistas). 

Atos 6:1. Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. 

Data da Escrita: entre os anos 62 e 63 d.C., também conhecida como Era Cristã ou Era Comum.

Local da Escrita: o apóstolo escreveu esta Epístola da prisão: “Saudação de minha mão, de Paulo. Lembrai-vos das minhas prisões. A graça seja convosco. Amém! (Colossenses 4:18).

Destinatários: como já dissemos, esta é uma Carta Circular, tanto que o apóstolo Paulo queria que ela fosse lida na Igreja de Laodicéia. Como também, recomenda que a Carta escrita aos Laodicenses, fosse lida pelos irmãos da Igreja de Colossos. 

Colossenses 4:16. E, quando esta Epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses; e a que veio de Laodicéia, lede-a vós também. 

Tema: A Supremacia de Cristo. Tudo indica que esta Igreja tenha sido fundada, pelo resultado da pregação de Paulo em Éfeso, durante o período de 3 anos.  

Atos 20:29-32. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. 

Propósito da Escrita: foi o surgimento de falsos ensinos na igreja dos colossenses, ameaçando seu futuro espiritual: 

Colossenses 2:8. Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.  

Outro propósito, foi o de ressaltar a verdadeira natureza da nova vida em Cristo e suas exigências para o cristão. 

Divisão da Epístola: ela pode ser apresentada em duas partes ou divisões. Na primeira, Paulo focaliza-se em apresentar a Doutrina Correta ou Verdadeira de Cristo (capítulos 1:13 -- 2:23). Na segunda, ele apresenta Exortações Práticas para os Colossenses (capítulos 3:1 – 4:6). 

Características Especiais da Carta: Mais do que qualquer outro livro do Novo Testamento, três assuntos se sobressaem nesta Epístola: 1º - a dupla verdade da preeminência de Cristo e da perfeição do Cristão n’Ele;  2º - afirma com toda a intensidade, a Plena Divindade de Cristo: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9) e; 3º - contém um dos trechos mais sublimes do NT acerca da sua Glória (capítulo 1:15-23). 

Conclusão: 

Muitas vezes, esta Epístola é considerada como uma “Carta Gêmea” da Epístola aos Efésios, haja vista que as duas possuem muita semelhança de conteúdo e, provavelmente, foram escritas na mesma época.