A Epidemiologia estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, organizando e relacionando as informações de saúde com o processo de trabalho; identifica, descreve e analisa características comuns e heterogêneas das repercussões sanitárias em distintos estratos de trabalhadores.

A abordagem de riscos à saúde do trabalhador permite o controle de causas de acidentes, sejam agentes físicos, químicos e biológicos causadores de agravos, esforços físicos e sobrecargas mentais.

Ao se tratar de vigilância epidemiológica das doenças ocupacionais em nosso meio, as primeiras, e talvez as mais importantes, questões que nos vêm à mente são o subdiagnóstico das doenças profissionais e o não reconhecimento de um grande número de doenças como parcialmente relacionadas ou agravadas por más condições de trabalho.

No caso da saúde do trabalhador, os estudos por setor ou ramo produtivo têm sido promissores. Dessa forma, constrói-se o agir epidemiológico em saúde, o que possibilita diálogo interno e externo relacionando-se à saúde ocupacional.