Todas as faces do mundo atual sofrem rápidas mudanças, caso queiram evoluir e, não diferente ocorre com os sistemas educacionais, os quais estão sempre em busca de melhorias significativas para o seu ensino.  Porém, tal progresso não ocorre, se não houver um engajamento de todos os seus integrantes, sobretudo, os jovens alunos. Assim, é necessária uma cooperação entre educadores e estudantes, nesse caso, os de Medicina, para que o sistema de educação médica seja desenvolvido e, também, a liderança entre os jovens futuros médicos seja alcançada.

               Embora algumas pessoas já nasçam com perfis de liderança, outras precisam aprender a desenvolvê-la. Desse modo, para que a liderança e engajamento juvenil aconteçam é preciso que os estudantes de Medicina adotem uma postura ativa e engajada na construção do seu ensino, deixando de serem apenas receptores de informações. Logo, a partir do momento que essa mudança comportamental é efetivada, o indivíduo tende a ter mais facilidade em assumir papeis de liderança, que irão auxiliar na adaptação que terão na sociedade e na vida produtiva.

               Uma pesquisa feita por estudantes de medicina da faculdade de Johns Hopkins School of Medicine (JHUSOM), entre abril e junho de 2008, teve como objetivo, entender mais sobre a participação ativa entre os estudantes engajados em um ambiente de estudo recém-desenvolvido. A referida pesquisa identificou 36 estudantes que assumiram papeis de liderança dentro do Programa de Faculdades, sendo consultados por meio de perguntas sobre seu engajamento.

               Além disso, os motivos que fizeram tais alunos se envolverem, dessa forma, foram: compromisso com a qualidade da instituição, colaboração com bons colegas e professores, aprendizagem de novas competências, entre outros, visando, acima de tudo, elevar o grau de capacidade que a cada um é permitido enquanto vive o muno acadêmico como efetivo laboratório para a vida uma profissional cidadã.

         Portanto, os estudantes de Medicina de tal pesquisa, ambicionando inovação curricular, melhora de performance individual e coletiva e no aprendizado, investiram em assumir papeis de liderança. Dessa maneira, essa realidade deve ser expandida para os  demais estudantes  da área supracitada, porque a liderança juvenil promete, apesar da inexperiência, novas e modernas criações, além de criar novas oportunidades para o mercado  de trabalho e para si mesma.

Ana Carolina Magnavita Costa