Entrevista com Professor Mestre Ciro José Toaldo

 

1 – Em que ano chegou a Naviraí? Como era o sistema educacional naquela época?

No ano de 1991, quando me graduei em História em Santa Catarina, mudei para Naviraí, pois não havia professor nesta área. Nesta cidade cheguei com muita vontade de vencer na vida e foi onde as portas se abriram para mim.

Quanto ao sistema educacional da época, seguíamos as diretrizes da LDB 5692/71, infelizmente ainda seguiam a linha do regime militar, mas o país buscava mudanças, inclusive para o cenário da educação. Esse foi um período onde de greves constantes pelo fato dos professores não serem valorizados, inclusive em Naviraí, quando cheguei, ao assumir o concurso da Prefeitura, os salários também atrasavam.

2 – Começou a trabalhar como professor com que idade? Já quis ter outra profissão? Comente.

Bom, para responder essa questão, preciso relatar um pouco da história de vida. Ainda jovem fui estudar no Seminário Santa Maria dos Padres Capuchinhos, onde comecei de forma tímida a dar aula, pois, fizeram um teste vocacional comigo e o resultado foi tinha aptidão para ser professor na área de história. Então passei a lecionei a disciplina historia e geografia para os seminaristas menores (antigo primeiro grau, atual anos finais do Ensino Fundamental), nesta época estava com 20 anos. Com os padres conclui o Ensino Básico, também estudei Filosofia e Teologia, mas abandonei a vida religiosa. Voltei para casa de meus pais, em Capinzal SC, trabalhei na roça, mas queria continuar ministrando aulas.

Uma diretora ficou sabendo que havia ministrado aulas no seminário, fez o convite para trabalhar no Curso do Magistério, aceitei e resolvi fazer a faculdade de Estudos Sociais e depois a graduação de História.

Antes de conhecer o magistério, ainda na adolescência, pensava em ser agrônomo, mas confesso que minha paixão é ser professor. Caso tivesse que começar novamente minha carreira profissional, não tenho duvidas que novamente o magistério fosse minha escolha. 

3 - Fale um pouco sobre sua vida profissional e fatos que marcaram a sua trajetória.

Tenho paixão por aquilo que faço e são inúmeros os fatos marcantes em minha vida profissional:

Primeiro foi lecionar no Seminário Santa Maria em Irati (PR).

Segundo foi dar aula no Magistério, na escola que estudei quando criança e onde minha mãe também estudou.

Terceiro foi uma a primeira homenagem que recebi das alunas do Magistério no dia da formatura, onde me presentearam com uma placa.

Quarto foi ser professor de minhas irmãs e de minha futura esposa (na época era ela minha aluna).

Mas, marcou mesmo minha vida profissional foi vir para Naviraí, passar nos concursos da Rede Municipal e Estadual, trabalhar na Escola Maxi Reino, FINAV, UEMS e UFMS. Em cada um destes lugares, foram inúmeras as marcas que ficaram e guardo boas recordações que marcaram muito minha trajetória profissional nesta cidade que amo tanto.

Uma delas ocorreu em 1997, na primeira eleição direta para eleição de diretor na Rede Municipal de Ensino, onde os professores da Escola Municipal Vereador Odércio Nunes de Matos, convidaram-me para ser candidato, aceitei o convite, fui eleito, mesmo como candidato único e obtive uma expressiva votação.

Outra marca foi em1999, quando deixei a direção para conquistar o Mestrado em História na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

E, o destino, em 2006, fez com que voltasse a ser diretor eleito da Escola Municipal Odércio. E, as marcas continuam, em 2012, com a eleição do Prefeito Léo Matos, que fez a proposta dos professores da Rede Municipal escolher o Secretário de Educação, pela vontade dos professores fui eleito com quase 70% dos votos. 

4 – Quais as suas expectativas enquanto Gerente de Educação de Naviraí (GEMED)?

As expectativas são grandes, pois quero retribuir à minha categoria toda a confiança depositada. Tenho consciência que os desafios são grandes Na educação brasileira, mas acredito que quando existe força de vontade, podemos fazer sonhos se transformar em realidade.

Tenho muita vontade em fazer com que os trabalhadores da educação municipal sejam valorizados, não apenas financeiramente, mas em qualidade de vida e na perspectiva de ter uma visão de mundo diferente, para tanto é preciso investir em formação, tanto quem está em sala, como para administrativos e gestores (meus colegas diretores).

Também é preciso buscar a melhoria da qualidade do ensino para os sete mil alunos da rede municipal, este é outro desafio, principalmente fazendo com que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB - seja elevado em nosso município.

Outro aspecto importante, dentro das expectativas que tenho enquanto Gerente Municipal de Educação de Naviraí, diz respeito ao nosso Prefeito Léo Matos, com a visão de um jovem administrador, preocupa-se com a educação municipal, buscando melhorias para os trabalhadores da educação municipal, muitas vezes tendo que travar lutas para mudar até mesmo a legislação.

Que Deus, em sua infinita misericórdia, possa permitir que vivamos cada dia, deixando nossa marca, sempre pautada na humildade e no tratamento requintado para com todos.

5 – Gostaria de falar sobre algum assunto que não foi abordado na entrevista

Como professor e mestre em história, tenho uma preocupação que me instiga há muito tempo, diz respeito à forma que o ensino de história é ministrado. Ainda vivemos os resquícios da ditadura, aonde o ensino era pautado numa linha positivista, ou seja, o aluno não era levado a refletir. Atualmente, muitos professores estão imbuídos na transformação do ensino. Tenho certeza que uma obra como essa, um livro, feito pelos alunos naviraienses, será uma marca que irá contribuir na forma de se transmitir uma história que se compromete com seu povo e seu passado. Não tenho dúvidas que ele irá repercutir, não apenas em Naviraí, mas no Brasil.

Para todos os envolvidos com a educação em Naviraí, deixo uma reflexão que precisamos ousar e isso tem que ser nosso lema, na verdade poucos ousam; poucos também cultivam a virtude da gratidão, especialmente para com a terra que residem e dela obtém o pão de cada dia.

6 - Deixe uma mensagem para nossa cidade em homenagem aos seus 50 anos.

Quando celebramos datas especiais, devemos refletir o que é celebrado. Particularmente tenho carinho e gratidão por Naviraí, ela sempre será a cidade do meu coração. É bíblico honrar a cidade de onde tiramos o nosso sustento, portanto para mim, Naviraí é a cidade aonde corre leite e mel, pois nessa terra consegui minha realização pessoal, profissionalmente e familiar.

Em Naviraí meus filhos nasceram, foram registrados, onde comecei a sentir o sabor da valorização, do respeito, do amor e, como dizia meu saudoso pai, nela passei a ter um “nome”.

Parabéns Naviraí e ao atual Prefeito Léo Matos, amigo, companheiro que depositou confiança em meu nome, juntamente com os colegas trabalhadores em educação, tenho certeza que vamos deixar impregnado nesta terra nossa marca.

Naviraí, a bela e radiosa cidade, com suas magníficas belezas, completa 50 anos de emancipação política e continua de braços abertos recebendo todos. Oxalá, Deus permita que cada naviraiense, senta em seu coração o mesmo amor que sinto por Naviraí. Obrigado meu Senhor por permitir viver, grande tempo de minha vida em uma terra tão abençoada.

Obrigado querida Naviraí por tudo que me deste!