Leilane Kércia Barreto Soares

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade de Fiolosofia Dom Aureliano Matos, Universidade Estadual do Ceará (UECE). Limoeiro do Norte, CE, Brasil. [email protected]

1. INTRODUÇÃO

Uma nação só é verdadeiramente independente quando todos os seus cidadãos têm acesso a uma Educação de qualidade, ela é a base para o desenvolvimento social e político, promovendo crescimento econômico e é uma das principais ferramentas para diminuir a desigualdade, reduzir a criminalidade e promover a Paz.

Sabemos que milhares de alunos são excluídos da escola já na passagem da 1º para o 2º ano e apenas cerca de 20% dos que iniciam o 1º ano chegam ao 9º. As escolas funcionam em condições precárias, a formação profissional dos professores é deficiente, os salários são aviltantes, o ensino é de baixa qualidade. É necessária uma reflexão de conjunto para uma compreensão mais correta dos problemas da escola pública. Há um conjunto de coisas externas e internas à escola que, bem compreendidas, permitirão avaliar mais claramente as possibilidades do trabalho docente na efetiva escolarização das crianças e jovens. O Brasil precisa fazer da Educação sua prioridade número um, se quiser oferecer às novas gerações um futuro melhor e criar as condições necessárias para seu desenvolvimento social e econômico (INEP, 2002).

Impossível falar em qualidade de educação, de ensino, sem falar da formação do professor, questões que estão intimamente ligadas. A formação teórica e prática do professor poderá contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações sociais que irão gerar transformações no ensino. Isto desperta uma revisão da prática docente e a necessária e conseqüente reformulação da profissão docente que rompe com antigos conceitos do professor tradicional, acadêmico, enciclopedista, especialista, técnico com transmissão de conhecimentos prontos, acabados, com postura de ser "o dono da verdade", com receitas e procedimentos de intervenções planejadas, numa forma mecanicista do ato de ensinar (MIZUKAMI, 1986).

Na prespectiva de uma educação mais eficaz para todos, PERRENOUD (2000) afirma que organizar e dirigir situações de aprendizagem deixou de ser uma maneira ao mesmo tempo banal e complicada de designar o que fazem espontaneamente todos os professores. Essa linguagem acentua a vontade de conhecer situações didáticas ótimas, inclusive e principalmente para os alunos que não aprendem ouvindo lições. As situações assim concebidas distanciam-se dos exercícios clássicos, que exigem apenas a operacionalização de um conhecimento. Permanecem úteis, mas não são mais o início e o fim do trabalho em aula, nem tampouco a aula magistral, limitada a funções precisas.

O educador no seu ensinar, está em permanente fazer, propondo atividades, encaminhando propostas aos seus alunos. Por essa razão sua ação tem que ser pensada, refletida para que não caia no praticismo. Esta ação pensante, onde prática, teoria e consciência são gestadas é de fundamental importância em seu processo de formação. Contudo, não é todo educador que tem apropriado seus desejos, seu fazer, seu pensamento na construção consciente de sua prática e teoria (FAZENDA, 2006).

Para que se possa efetivamente alcançar os objetivos da prática docente, torna-se necessário a real valorização do magistério, além de erguer três alicerces sólidos: boa formação inicial, boa formação continuada e boas condições de trabalho, salário e carreira, permitindo maior segurança profissional, de modo que o docente ganhe base para pensar sua prática e aprimore sempre mais a qualidade do seu trabalho (LIBÂNEO, 1994).

Para FRACALANZA et al. (1986), a defasagem salarial é um dos problemas que mais prejudica o interesse dos professores em se qualificar, já que na maioria das vezes tem uma sobrecarga de horas aula, tendo ainda que atuar em escolas diferentes e até fora de sua área de formação. Inúmeros outros fatores podem ser apontados como empecilhos para um ensino de melhor qualidade, como: as condições de trabalho, a falta de material didático, o pouco tempo disponível, insegurança resultante de uma formação precária, etc., tornando o ensino teórico, memorístico e pouco eficaz, como também reafirmando a distância que existe entre o que se pretende fazer e o que realmente se faz.

Para resolver estes entraves seria necessário um reexame da importância dos educadores. Mudar este cenário é possível e depende do esforço de todos e de cada um. Passar da Educação que temos para a Educação que queremos depende, fundamentalmente, de uma nova atitude e de conquistas do dia-a-dia por parte de alunos, professores, pais, cidadãos e governo. É uma longa trajetória, que depende de atitudes concretas, desenvolvidas dentro de um planejamento integrado, que permita a unidade de propósitos e a continuidade de motivações e ações. A finalidade deste estudo é analisar os entraves da prática docente do ensino público fundamental, na Área de Ciências, evidenciando suas dificuldades e propondo soluções efetivas para o benefício do ensino de Ciências nas escolas públicas pesquisadas.

2. MATERIAL E MÉTODOS

O Estudo dos Entraves da Prática Docente no Ensino Público Fundamental, na Área de Ciências, no Município de Jaguaribe-Ce, foi através da aplicação de um questionário semi-estruturado contendo abordagens quantitativas e qualitativas acerca de assuntos relacionados à prática docente e à formação dos professores da área de ciências deste município.

A pesquisa foi realizada com 12 professores de escolas públicas municipais e estaduais, localizadas na zona urbana do município de Jaguaribe-Ce, entre os dias 14 de agosto e 02 de setembro de 2007.

Essas informações, provenientes do preenchimento dos questionários por parte dos professores, me forneceram os alicerces necessários para a descrição dos perfis dos professores entrevistados, no que diz respeito ao objetivo primordial do trabalho.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Todos os professores de Ciências do ensino fundamental das escolas de rede pública, do município de Jaguaribe – CE, que responderam aos questionários são do sexo feminino. A procura pela profissão da docência é maior entre o sexo feminino.

Figura 01: Resultado quanto à faixa etária dos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE.

Pela interpretação da figura 01, podemos observar que 42% dos professores entrevistados possuem faixa etária compreendida entre 25 e 30 anos; 33% entre 41 e 52 anos e 17 % entre 31 e 40 anos. Ou seja, a maioria dos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE é de faixa etária mais jovem.

Figura 02: Resultado quanto às séries que os professores de ciências lecionam na rede pública do município de Jaguaribe-CE.

Observa-se na figura 02 acima, uma eqüidade nos resultados. Sendo que 24% dos professores lecionam 6° ano; outros 24% no 9° ano; 26% no 7° ano e outros 26% no 8° ano.

Figura 03: Resultado quanto à existência de filhos por parte dos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE.

De acordo com as respostas contidas nos questionários e representadas na figura 04 acima, 75% dos docentes possuem filhos e apenas 25% não possuem.

Figura 04: Resultado quanto ao estudo dos filhos dos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública, nas escolas nas quais os pais trabalham.

Através da análise da figura 05, vê-se que 67% dos filhos dos professores não estudam na escola na qual os pais lecionam, ao passo que apenas 33% dos filhos estudam na mesma escola na qual os pais lecionam. Esse resultado pode se dever ao fato dos próprios pais descrerem no sistema de ensino do qual fazem parte, preferindo desta forma, optarem por outras escolas, muitas vezes particulares, julgadas por eles de melhor qualidade.

Figura 05: Resultado quanto à formação profissional dos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE.

De acordo com a figura 06 retratando a formação profissional dos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-Ce, 50% deles possuem formação superior, 42% possuem especialização e 8% estão em fase de conclusão do ensino superior. Percebe-se desta forma, que o corpo docente de ciências do município é qualificada para exercer a profissão.

Figura 06: Resultado quanto à área de formação dos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE.

Conforme retrata a figura 07, 34% dos profissionais são graduados na área de Biologia e Química, 26% na área de Matemática e os outros 40% divididos nas áreas de Linguagem e Código, Pedagogia, História, Ciências e Geografia. Apesar de muitos professores estarem atuando em sua área de formação profissional, a grande maioria atua fora de sua área de formação, o que torna o ensino de Ciências menos qualificado.

Figura 07: Resultado quanto à instituição na qual os professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE concluíram seu curso superior.

Nos devidos termos analisados na figura 08, a maioria dos professores, representando 84%, concluiu seu curso de formação superior na Universidade Vale do Acaraú – UVA; 8% na Universidade Federal da Paraíba – UFPB e outros 8% na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Isso se deve ao fato da Universidade Vale do Acaraú – UVA possuir filial no município de Jaguaribe – CE, facilitando seu acesso para as pessoas dessa região.

Figura 08: Resultado quanto ao tempo de serviço na rede pública de ensino por parte dos professores de ciências do ensino fundamental do município de Jaguaribe-CE.

Como pode ser observado na figura 11, 42% dos professores apresenta tempo de serviço na rede pública de 1 a 5 anos; 33% de 7 a 10 anos e 17% de 14 a 20 anos. Ratificando o que foi observado nos gráficos anteriores com relação à faixa etária mais jovem e ao pouco tempo de formação.

Figura 09: Resultado quanto ao vínculo dos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE, com outra instituição de ensino.

Nota-se, na figura 12, que a grande maioria dos professores não possui vínculo com outra instituição de ensino, totalizando 67%. Esse fator é bastante positivo, uma vez que lecionar em instituições diferentes pode prejudicar a qualidade de ensino oferecida por este professor.

Figura 10: Resultado quanto à opção por outra profissão por parte dos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE.

Dentre a opinião dos professores com relação a sua opção por outra profissão, 59% afirmam estar satisfeitos e realizados em atuar nesta área e 33% gostariam de atuar em áreas como assistência social, jornalismo e odontologia. A insatisfação dos professores na área da docência é devida à desvalorização profissional sofrida por eles, aos baixos salários, a sua desestimulação pela falta de perspectiva e realização pessoal.

Figura 11: Resultado quanto à correlação entre a formação e o trabalho exercido pelos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE.

Fazendo-se a correlação entre a área de atuação e sua formação profissional vê-se, na figura 14, que 84% dos profissionais de ensino atuam dentro de sua área de formação e apenas 8% não fazem esta correlação.

Figura 12: Resultado quanto ao hábito de leitura dos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE.

Com relação ao observado na figura 15 quanto ao hábito de leitura dos professores entrevistados, 84% afirmaram possuir hábito de leitura; 8% não possuem e outros 8% só realizam leituras às vezes. Dentre o tipo de leitura feito por estes professores estão literaturas diversas relacionadas à prática pedagógica, livros didáticos, jornais, revistas relacionadas à educação, bíblia, etc. É de fundamental importância que o professor esteja sempre se reciclando, seja através de cursos ou através da leitura de bons livros e revistas, para que não caia no tradicionalismo ou no arcadismo, tornando o ensino de baixa qualidade.

Figura 13: Resultado quanto às condições didáticas da escola em que os professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE lecionam.

Constata-se que uma parcela considerável e maioral dos professores, representando 58%, afirmam que a escola na qual lecionam possui boas condições didáticas; 17% razoável e apenas 8% ótima. Distante da realidade apresentada pelo restante do país, percebe-se no município de Jaguaribe – CE, uma boa condição didática das escolas de uma maneira em geral, no que diz respeito a livros, vídeos, DVDs, computadores, laboratórios de ciências, etc.

Figura 14: Resultado quanto à disposição de recursos didáticos próprios por parte dos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE.

Pela visualização da figura 18, percebe-se que a maioria dos professores pesquisados possui recursos didáticos próprios, com um percentual de 84% e 8% não possuem este acervo didático. Dentre os recursos didáticos dos quais estes professores dispõem estão livros, revistas, jogos, DVDs, álbuns, experiências caseiras, fitas cassete, dinâmicas.

Figura 15: Resultado quanto ao uso de recursos didáticos alternativos pelos professores de ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Jaguaribe-CE.

Através da interpretação da figura 19, a grande maioria dos professores, perfazendo uma total de 92%, faz uso de material didático alternativo em sala de aula e apenas 8% não utilizam essa estratégia. Dentre esses materiais alternativos destaca-se televisão, aparelho de DVD, retroprojetor, cartazes, tangran, quebras-cabeças, jogos, pesquisas, experimentos, excursões, livros, filmes, poesias, vídeos, músicas, produtos reciclados.

Consideram-se como recursos didáticos alternativos aqueles cujas origens tem ligações com a criatividade dos professores e dos alunos. Diferenciando-se, desta maneira, dos recursos didáticos tidos como tradicionais, tais como: quadro, giz, livro didático, etc. Sendo que, a utilização de tais recursos tem como finalidade primordial o incremento das aulas, a fim de torná-las mais atrativas e diferenciadas, propiciando uma maior e melhor qualidade no processo ensino-aprendizagem, por possibilitar o despertar do interesse voluntário por parte dos alunos e aproximá-los do contexto de sua realidade.

A maioria das escolas do nosso país enfrenta dificuldades estruturais e financeiras que as impossibilita de oferecer uma educação com a qualidade que se espera. A carência de material didático, de um laboratório bem estruturado, a ausência de verbas, tudo isso reflete diretamente no processo educativo. Desta maneira, para minimizar a carência de laboratório e de material didático tão presente em nossa realidade é importante elaborar métodos e materiais de ensino a baixo custo que permitam uma maior integração e contextualização, além de despertar a curiosidade dos alunos.

A utilização desses materiais depende de uma participação adequada do professor, que deve, além de dominar o conteúdo, conhecer bem esses materiais empregados e saber interagir com os alunos no contexto desses objetos. Tornando evidente o significado do "aprender a aprender" em Ciências, de o aluno poder descobrir o mundo físico e natural de forma interativa, investigativa, desafiadora.

Com esses recursos didáticos alternativos e diferentes da prática tradicional, os educandos são estimulados, e desenvolvem o interesse pelo conhecimento de um determinado conteúdo. Tornando a arte de ensinar uma tarefa mais satisfatória tanto para o professor quanto para o aluno.

Figura 16: Resultado quanto à existência de professores de ciências do ensino fundamental da rede pública, do município de Jaguaribe-CE, exercendo outra profissão além da docência.

Como pode ser visto na figura 20, 75% dos profissionais de ensino de ciências não exercem outra profissão além da docência. Dentre os outros 25% temos as profissões de auxiliar de secretaria, corretora de empréstimos e artesã.

Tendo em vista a má remuneração salarial e preocupados com a sobrevivência do dia-a-dia, fazendo milagres para manter-se e à sua família num estilo de vida fronteiriço à miséria, tendo de trabalhar num segundo emprego ou quando não, dando aulas em vários estabelecimentos de ensino como se fora máquina, o professor não reúne o mínimo de condições nem psicológicas e nem de disposição de tempo para melhorar os padrões didáticos a custa de novos cursos e novos seminários de estudo.

Segundo a opinião dos professores quanto ao sistema educacional do Ceará atualmente, há certo consenso, no que diz respeito aos investimentos políticos, a preocupação do governo e a tentativa de implantação de inovações na área da educação. No entanto, mesmo com todas essas medidas ainda há muito a ser feito se quisermos uma escola que não seja somente um centro educacional, mas também um centro social, cultural e político.

Uma revolução possível seria exigir uma educação de qualidade para todos e construir uma utopia possível nesse momento – a garantia da mesma chance para todos. E fazer com que todas as escolas do Brasil tenham a mesma qualidade. Todos os professores bem remunerados, desde que dedicados, competentes e ensinando numa escola bonita e bem equipada, de onde os jovens saiam do ensino médio preparados.

4. CONCLUSÕES

*Os principais entraves da prática pedagógica do ensino fundamental de Ciências da rede pública do município de Jaguaribe-Ce são: a crescente desvalorização da classe docente, a defasagem salarial, a carga horária excessiva, a desestimulação causada pela falta de perspectiva de realização pessoal, desinteresse por parte dos alunos e as condições de trabalho;

*Os profissionais do ensino fundamental de Ciências do município de Jaguaribe – CE, da rede pública, possuem faixa etária relativamente jovem o que reflete em sua recente formação e pouca experiência na área da docência;

*A maioria dos filhos dos professores entrevistados não estudam nas escolas nas quais seus pais lecionam. Os próprios pais descrêem do sistema de ensino do qual fazem parte, preferindo desta forma, optarem por outras escolas, muitas vezes particulares, julgadas por eles de melhor qualidade;

*Todos os professores participantes da pesquisa possuem formação superior ou estão cursando. Desta maneira, a baixa qualidade observada no ensino do município de Jaguaribe – CE pode se dever ou a qualidade da formação superior desses profissionais ou a sua área de atuação não ser correlata com a de sua formação;

*A defasagem salarial acentua a evasão dos professores dos quadros de ensino, bem como as novas gerações não mais demonstram interesse pela carreira do magistério. Esse fator o obriga ainda a lecionar em mais de uma instituição de ensino, muitas vezes fora de sua área de formação, ou ainda atuar em outras atividades que não a docência para complementar seu orçamento;

*É de fundamental importância que o professor esteja sempre se reciclando, seja através de cursos ou através da leitura de bons livros e revistas, para que não caia no tradicionalismo ou no arcadismo, tornando o ensino de baixa qualidade;

*Não obstante da realidade do restante do país, pudemos constatar a ineficácia do processo ensino/aprendizagem em Ciências por parte dos professores pesquisados;

*As escolas nas quais os professores pesquisados lecionam apresentam condições físicas e didáticas razoavelmente boas, complementadas ainda por recursos didáticos alternativos próprios utilizados pelos professores;

*Apenas com o professor satisfeito, seguro, preparado e atencioso com o aluno é que se pode alcançar uma escola que não seja somente um centro educacional, mas também um centro social, cultural e político;

*A construção do saber docente só adquire uma dimensão mais realista quando se torna base para concretização de propostas que busquem interferir no processo de formação do professor;

*O professor não pode ser visto como uma categoria abstrata, por intermédio da qual se reproduzem os interesses do capital, ou como um agente poderoso na manutenção ou mudança da realidade escolar. É na tensão entre determinações estruturais da sociedade e exigências próprias do sistema de ensino que se concretiza a prática educacional. Neste contexto, a formação do professor precisa ser analisada com base em teorias que estabeleçam relações entre o pessoal e o social, o coletivo e o individual ou entre agência e estrutura;

*Torna-se necessário a percepção reflexiva e crítica das situações didáticas, do processo de ensino, por parte dos professores, no seu contexto histórico e social, para que se possa atingir sua real função de assegurar, com eficácia, o encontro ativo do aluno com as matérias escolares e, portanto, das condições e modos de articulação entre os processos de transmissão e assimilação de conhecimentos;

*É importante redescobrir os valores do processo de ensino, através de abordagens mais dinâmicas com a utilização de recursos didáticos alternativos e deixar de perceber o laboratório ou a lousa como um estereotipo de única fonte para a didática das ciências;

*A melhoria da qualidade de ensino por parte dos professores não depende apenas de alterar o modelo utilizado em detrimento de outro e sim, de aliar os dois para o alcance dos objetivos da melhor maneira possível;

*A utilização de materiais didáticos alternativos pelo professor, deve possibilitar a criação de um ambiente em que o aluno possa entender o conceito, testar hipóteses, ter liberdade para se expressar, resolver problemas e desenvolver sua criatividade;

*É de suma importância que os profissionais de ensino tenham uma compreensão da unidade objetivos-conteúdos-métodos enquanto espinha dorsal das tarefas docentes de planejamento, direção do processo de ensino e aprendizagem, e avaliação;

*O professor necessita de uma instrumentalização ao mesmo tempo teórica e técnica para que realize satisfatoriamente o trabalho docente, em condições de criar sua própria metodologia, ou seja, sua prática de ensino em situações didáticas específicas conforme o contexto social em que ele atue;

*O professor deve orientar seus trabalhos para que possibilite ao aluno uma eficaz aprendizagem, ou seja, deve possibilitar a tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades, para a reorganização de seu investimento na tarefa de aprender;

*As aulas de Ciências deveriam ter um cunho mais realista e discursivo, abordando melhor alguns conteúdos relacionados ao cotidiano do aluno e fazendo sempre uma interdisciplinaridade, a fim de facilitar o processo ensino/aprendizagem;

*Faz-se necessário questionar os valores e princípios que fundamentam a prática educativa ineficiente e responsável pelo fracasso escolar tão arraigada em nossos Estabelecimentos de Ensino.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVARENGA, J. P. [et al.]. CIÊNCIAS NATURAIS no dia-a-dia. 8ª série. 1ª edição. Curitiba: Editora Positivo, 2004.

FAZENDA, I. C. A. [et al.]. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. 12ª edição. São Paulo: Papirus, 2006.

FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A. e GOUVEIA, M. S. F. O Ensino de Ciências no Primeiro Grau. 12ª edição. São Paulo: Atual, 1986.

INEP – Ministério da Educação. Sinopse Estatística da Educação Básica: Censo Escolar 2002. Brasília: O Instituto, 2002.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 1ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 1994.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: As Abordagens do Processo. 1ª edição. São Paulo: EPU, 1986.

PEREIRA, M. de L. Métodos e Técnicas para o Ensino de Ciências. João Pessoa: Editora Universitária, 1998.

PERRENOUD, P. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOUZA, P. N. P. O professor e a qualidade do ensino. Revista Agitação. N° 75 - maio/junho 2007.