Um grande amigo veio me procurar esta semana com uma indignação. Havia sido convocado pelo seu superior imediato para fazer um curso de vendas. Ele me disse: Entender de Vendas? Para que? Não sou vendedor! E nem quero ser.


Sérgio, nome fictício do meu amigo, é um engenheiro de projetos que trabalha em uma multinacional. Sempre comenta que seu talento é desenvolver e coordenar projetos.

 

Todos nós, queiramos ou não, estamos atuando como vendedores sempre que “vendemos” nossos projetos ou idéias para alguém. 

 

Comecei meu diálogo com ele indagando qual a imagem que fazia do vendedor? O que é um vendedor para você? – "É uma pessoa agressiva que tem que vender mesmo que não acredite no produto ou serviço. O bom vendedor vende até a mãe, como se fala. Só pensa nos lucros, pois ele ganha comissão; sendo assim, quanto mais vender melhor."

 

Caro leitor, esta visão é muito comum, mas é uma deturpação da realidade atual. Antigamente, existiam alguns vendedores que atuavam de uma maneira mais imediatista, e isto levou a criarmos uma imagem negativa do profissional de vendas. Hoje, não se trabalha mais desta forma. Aprendemos sobre a importância de detectar as necessidades explicitas e implícitas dos clientes e de verificarmos se temos ou não condições de atendê-los.

Sérgio, não reformulou seu conceito de vendas e vendedor e se sente até ofendido em ser convocado a fazer um curso de vendas.

 

Você deve estar me perguntando: - Mas Lucienne, como você convenceu Sérgio sobre a importância de fazer o curso?

 

Utilizando as próprias técnicas de vendas tive um diálogo com Sérgio:


Lucienne: - Nos seus três últimos projetos quais foram os maiores empecilhos ou entraves que percebeu?


Sérgio: – Inicialmente faltou investimento necessário para produção e também o projeto recebeu prioridade 3 e não 1 como deveria receber.


Lucienne: - Se os investidores conseguissem enxergar a importância do projeto como você, o investimento seria maior? E a prioridade?


Depois de refletir um pouco, ele disse: - Agora eu acredito que eu não soube vender bem meu projeto.

 

Apenas com a técnica da sondagem, Sérgio mudou de idéia. Que tal você também utilizar as técnicas e ferramentas de vendas para obter resultados nas pequenas ou grandes negociações diárias? Você não vai me dizer: - “Entender de Vendas? Para que? Não sou vendedor!”  Ou vai?



Lucienne Baldez (ALLVO DTC)


Fone: (11) 5087-8931

Site: www.allvodtc.com.br

E-mail: [email protected]r


Verifique a agenda de eventos da ALLVO DTC. Novos cursos e palestras estão sempre disponíveis com a metodologia P.O.L.I. (Participante Orientado ao Lúdico Interativo). Inclusive os realizados "online", com "cases empresariais" utilizando técnicas de radionovela. Todos os eventos também podem ser realizados "in company", com adaptação a realidade de sua empresa.