Entendendo os espaçamentos nos plantios de espécies arbóreas e agrícolas

Para diminuir a competição entre os indivíduos de uma mesma espécie plantada em uma dada área, utiliza-se um distanciamento entre cada planta ou muda. Tal distanciamento entre plantas é chamado, tecnicamente, de espaçamento. Esse, por sua vez, pode ser entre uma sequência de plantas numa mesma linha e entre as linhas paralelas acima e abaixo da linha de plantio. Assim, quando ouve-se dizer em espaçamento, por exemplo, 3 x 2 (lê-se “três por dois”) significa que há um espaçamento de 3 metros entre as linhas de plantio e que dentro de cada linha há um espaçamento de 2 metros entre mudas. Portanto, o primeiro número se refere ao espaçamento entre linhas e o segundo número ao espaçamento dentro de cada linha de plantio.

Esse tipo de espaçamento que vimos é muito utilizado em plantios de espécies de árvores. Por exemplo, em plantios de espécies nativas (ou seja, várias espécies diferentes plantadas em uma dada área) ou em plantios comerciais em monocultura como, por exemplo, de café ou laranja. No caso da laranja, as linhas de plantio são vezes chamadas de “ruas” e os espaços entre as ruas seriam as “entre ruas”. Rua, nesse contexto, significa espaçamentos bem largos, por exemplo, 10 x 5) que  são feitos para poder permitir a passagem de máquinas de grande porte que auxiliam nas várias etapas do manejo da laranja.

Por fim, quando se planta espécies herbáceas como o milho trabalha-se com alto número de plantas numa linha de plantio. Desse modo, no que se refere ao espaçamento dentro da linha refere-se ao número de plantas por metro linear. Por exemplo, planta-se cada linha de milho com espaçamento entrelinhas de 1 metro sendo a quantidade de plantas em cada metro linear de 5 plantas, ou seja, um espaçamento de 20 cm entre plantas. Em outras palavras, utilizando a terminologia primeiramente apresentada, poderíamos dizer que o milho, nesse caso, foi plantado no espaçamento 1 x 0,2 m, isto é, 1 metro entre linhas de plantio e 0,2 m (que é igual a 20 cm) entre plantas dentro de cada linha de plantio. Nesse caso, atinge-se números muitos elevados de plantas por hectare. Por exemplo, no caso específico do espaçamento 1 x 0,2, atinge-se 50 mil plantas em um hectare. Já quando tratamos de plantio de espécies de árvores, um espaçamento 3 x 2 gera um número muito bem menor, ou seja, de aproximadamente 1600 indivíduos plantados. Esse número, comparado aos 50.000 indivíduos de milho é significativamente menor.

Preparado a partir de:

MEDRADO, M.J.S. Sistemas Agroflorestais: Aspectos Básicos e Indicações. In: GALVÃO, A.P.M. (org.). Reflorestamento de Propriedades Rurais para Fins Produtivos e Ambientais: um guia para ações municipais e regionais. Brasília: Embrapa, 2000. p.269-312.