Todo mundo procura por ele. Tem gente que diz que sofre por ele e há quem diga que pessoas já se mataram por ele. Existem relatos de pessoas que perderam a forme, noites de sono e tudo o que tinham por causa dele, da mesma forma que muitas pessoas já tiveram suas vidas completamente salvas por esse sentimento tão sublime que é o amor. Mas, no meio de tantas opiniões, resultados e sequelas diferentes, como podemos entender o amor e saber como ele funciona? Vamos tentar aqui com algumas frases de amor e palavras não tão poéticas.

Em primeiro lugar, precisamos olhar para o amor de maneira fria e crítica. O amor é químico. Existem hormônios gerados pelo nosso organismos que são responsáveis pelo sentimento de amor que conseguimos experienciar. Ocitocina, Serotonina, Dopamina, são alguns dos hormônios que nosso corpo cria para sentirmos o que é o amor. Muitos deles são liberados na corrente sanguinea durante o ato sexual ou até durante o orgasmo - talvez daí venha a nossa associação tão frequente de amor e sexo .

O amor é sentido. Na pele, no corpo. Ou seja, ele não precisa de um algo, de um objeto. O amor existe, se manifesta e faz bem. Ponto final. Toda a parte complicada que ele traz não vem dele, mas sim de uma série de artistas, poetas, músicas, acadêmicos, literários que usam o amor como alegoria para seus enredos, roteiros, quadros e músicas adicionando uma tensão a esse sentimento que não é sua. O amor não causa dor, não causa sofrimento. Se você diz que está sofrendo por amor, provavelmente está sentindo falta de uma pessoa que desperta uma série de coisas em você, mas provavelmente não o amor de que estou falando. Ela pode suprir suas carências, te trazer carinho, comida e presentes, mas se a falta dessa pessoa pode causar tristeza e dor, não existe entre vocês a troca e a sintonia que só o amor é capaz. 

O amor faz a gente rir sem saber o porquê, deixa a gente mais gentil, mais paciente. Ouve-se mais em presença do amor. Fica mais fácil entender as diferenças entre as pessoas sem julgá-las, uma vez que o amor está dentro da gente. Toda a natureza do ser humano fica mais clara, de maneira que acabamos sentindo uma empatia muito maior quando estamos amando. O amor só traz presentes e graças, nunca tristeza e sofrimento. Se você se enxerga nessa situação, de sofrer por amor, talvez seja hora de buscar um pouco de autoconhecimento e entender o que te move de verdade.

Procure mais o amor dentro de si e menos nas pessoas que te cercam. O caminho para o verdadeiro amor começa dentro de cada um de nós. Não deixe de viver esse sentimento tão incrível ao longo da sua vida.