Quem planta, colhe!

Quem nunca partilhou do pensamento de que “quero comprar um imóvel para alugá-lo”. Este pensamento é muito comum nos dias de hoje quando parte dos brasileiros estão buscando novas formas de investir. Talvez não seja mau negócio arrematar uma casa ou apartamento e colocar para alugar, mas devido à baixa procura e alta do mercado imobiliário, pode ser um investimento de risco e custo alto.

Mas saiba que é possível viver de investimentos mesmo sem ganhar na mega-sena ou arrematando imóveis. Claro que é necessário um planejamento rigoroso e força de vontade para colocar o plano em prática, por isso separamos algumas dicas para te ajudar nesta empreitada.

Poupar dinheiro para investir

Se quiser viver de investimentos não existe fórmula mágica e para isso acontecer é necessário poupar o dinheiro e aplicá-lo de forma sábia. Uma das formas de fazer isso é no tesouro direto IPCA (que protege seu dinheiro contra a inflação) que atualmente tem rendimento de 5,23% ao ano.

Para investir é preciso separar parte da renda e aplicar no tesouro direto, por isso de escrevermos sobre disciplina, pois de nada adianta começar um investimento e parar daqui há alguns meses.

É bom entender que neste tipo de investimento, o valor mínimo para ser aplicado é de 50 reais. E quanto maior o período de contrato, maior será a rentabilidade na hora de retirar o dinheiro.

Por mais que o valor mínimo seja 50 reais, é interessante tentar guardar um pouco mais, para poder ganhar mais. Geralmente aplicar de 100 a 200 reais por mês rende mais no final do contrato.

Os contratos no tesouro direto são de médio e longo prazo, caso seja retirado antes do período, o investimento não será tão rentável quanto o apresentado na assinatura do contrato.

Diversificando os investimentos

Uma sugestão para quem está começando a investir agora é não investir tudo em um único fundo. Quanto mais investimentos acumular em diferentes frentes, maiores a chances de alcançar a rentabilidade necessária.

Diversificando a sua carteira de investimentos você tem mais opções para passar a viver de investimentos.

Bolsa de valores

É comum ter receio de investir na bolsa por conta de todos os indicadores que podemos observar nos jornais e tabloides. Até mesmo quem estuda sobre o assunto, faz cursos e etc, sente uma certa resistência em se envolver com o mercado financeiro. Mas a bolsa de valores é um bom meio de ganhar mais em um período mais curto que o Tesouro Direto ou poupança, podendo obter liquidez diariamente, sem a necessidade de fechar contratos longos, o que ajuda e muito no dia a dia, pois você terá mais capital para investir.

Consultorias e corretoras

No mercado financeiro existe a máxima de que “quanto mais investir, maior o retorno”. Pode parecer banal escrever algo do tipo, mas partindo deste pressuposto, tente juntar o máximo que conseguir mês a mês e passe a aplicar em um fundo de investimentos.

Além disso, é necessário traçar uma meta de acordo com o perfil de cada pessoa, existem dois tipos de investidores, que são o agressivo e o conservador, a diferença está nos investimentos que escolher. O agressivo procura por margem de lucro maior e com risco maior também. No conservador a rentabilidade é um pouco mais baixa, porém a segurança do retorno é bem maior.

Para sair da primeira etapa que é querer investir para a de investir de fato. Você precisa contratar uma consultoria que irá administrar o seu dinheiro. Hoje com a tecnologia bem avançada, você pode fazer até mesmo pelo celular. Basta abrir uma conta em corretoras como a Rico ou Easyinvest para transferir os fundos.

Neste caso o que mais chama a atenção é a autonomia durante todo o processo, já que não é necessário contratar uma pessoa específica para cuidar dos fundos ou auxiliar com operações financeiras como a transferência de dinheiro de uma conta para a outra e aplicação.