Antes de qualquer coisa precisamos desmembrar todo esse assunto, pois começar falando sobre as imagens que aparecem no Android sem antes explicar o que é um Android, para que serve o que é “East Egg”, é meio complicado. Por isso vamos iniciar esse artigo fazendo um resumo de maneira simples desde o início até o que está ocorrendo agora.

O que é Sistema Android?

Quando a Google começou expandir ela começou investir em vários seguimentos, não apenas o buscador, mas em serviços de e-mail, vídeo, mapas, e sistema operacional (Sistema Operacional é um programa que inicia o hardware, que pode ser um computador, um celular, um notebook, um tablete...) para dispositivos móveis (entenda como dispositivo móvel celular e tablete). Como o mercado de Smartphones (Smartphone são celulares inteligentes, que tem como recurso principal instalar aplicativos) aquecido, o crescimento desse sistema foi muito grande! O grande concorrente do Sistema Android é o Sistema IOS (Sistema Operacional para dispositivos móveis da Apple), a grande diferença entre eles são os códigos, que os do Android é aberto e os IOS fechado, e o valor, o Android é gratuito, isso faz com que os aparelhos fiquem mais baratos.

O que é Easter Eggs?

Se nós pegarmos as palavras “Easter Eggs” para o português, vamos encontrar a tradução Ovo de Páscoa, dentro do ramo da informática, entendemos por Easter Eggs brincadeiras feitas dentro de um sistema, ou um programa, alguns Easter Eggs famosos encontramos no antivírus AVG (Abrindo a janela do AVG, clicamos em Help, escolhemos a opção Program Info, que vai mostrar informações do sistema, agora aperte CTRL e ALT ao mesmo tempo e dê dois cliques sobre o logo do programa, fazendo isso você vai conseguir ver a lista com o nome dos desenvolvedores do antivírus. No OpenOffice, abra uma planilha de cálculo (Calc). Entre em qualquer célula com a fórmula =game() e aperte Enter. O planilha vai apresentar a mensagem Say What? Depois disso digite a fórmula =GAME (“StarWars”). Uma nova janela vai abrir com um jogo. Se digitar de novo a mesma fórmula ele vai apresentar a mensagem Oh no, not again! Que significa “Ah não, de novo não!”. No Windows Live Messenger e Messenger Plus! Live, temos os melhores. No Windows Live temos dois emoticons que não estão no menu que são o (xx) que cria o emoticon do Xbox, e o (ci) que apresenta um cigarro queimando. No Messenger Plus, temos a mensagem do Spock (Personagem do filme Jornada nas Estrelas). Digite /strek \V/, depois aperte Enter, depois de alguns segundos você vai ouvir o jargão do personagem “Live Long and Prosper” (Vida Longa e Próspera). Acreditem que tem até no Google, os mais famosos são: Digite “Find Chuck Norris (Encontre Chuck Norris) e depois clicar em estou com sorte! A página vai lhe apresentar a seguinte resposta “O Google não procura pelo Chuck Norris porque sabe que você não encontra Chuck Norris, ele encontra você.” O outro muito famoso é o elgooG, fácil de entender né, Google de trás para frente, digite elgooG e depois clique em estou com sorte e a página inteira do Google vai ficar de trás para frente!

E o que acontece com o Sistema Android?

No sistema Android se agente fizer apertar o botão Menu, procurar por configurações e selecionar a opção telefone, na opção versão do Android, fique apertando várias vezes bem rapidamente. Em cada versão vai aparecer um desenho diferente, podem ser jujubas voadoras, mascotes de sorvete, mas, o que mais chamou atenção foi a imagem que aparece na versão 2.3 que causou muito alvoroço na internet, depois que um pastor e rapper brasileiro Juninho Lutero acusou o Gingerbread (Nome da Versão 2.3 do Android) de satanismo por causa dos zumbis na imagem. O artista é Jack Larson famoso internacionalmente por fazer pinturas com zumbis, o autor explicou que em seu desenho ele quis mostrar a uma mistura do antigo com o moderno, e até publicou uma carta desabafo em seu blog, depois disso ainda fez uma de suas artes com o título “O grito do pastor Juninho Lutero”, da até para imaginar o que foi né.

E agora?

Bem no passar de muitos anos as pessoas expressão a arte de várias maneiras, alguns pela música, outros com textos, outros com pinturas, mas independente do segmento que esse artista segue uma filosofia, Paulo Coelho em seus livros retrata muito sobre o espiritismo, Salvador Dalí conhecido pelos seus trabalhos surrealistas, e poderíamos ficar aqui citando vários outros artistas, que tem uma linha de segmento, Jack Larson é desenho com zumbi, e sua obra deve ser respeitada como de qualquer outro artista. O Google fez uma homenagem a ele no Android versão 2.3. A discussão seria, será que foi uma homenagem bem colocada? Deveriam ter colocado essa homenagem em modo de Easter Eggs? Eu vejo que toda homenagem é bem vinda, mas como temos muitos tipos de pessoas no mundo, com vários tipos de culturas, costumes e religiões no mundo, a Google deveria ter tomado mais cuidado com o homenageado.