Você já ouviu falar de Alfredo Halpern? Ele era um médico endocrinologista que volta e meia dava consultoria ao programa Bem Estar, da Rede Globo. Morreu há alguns meses, vitimado pelo câncer. Era muito reconhecido na sua profissão não apenas por melhorar a vida de muitos pacientes, mas porque foi o criador de um método de emagrecimento revolucionário: a dieta dos pontos!

Como Foi Criada a Dieta dos Pontos?

Quando Halpern era médico endocrinologista do Hospital das Clínicas e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ele lidava com vários pacientes que diziam querer demais emagrecer, mas que não conseguiam se adequar a proposta clássica de dieta, de deixar de comer tudo aquilo que gosta e dá prazer para substituir por frutas, saladas e grelhados!

Preocupado com a saúde mental e física de seus pacientes Halpern decidiu agir! Estudou meses sem parar, fez mais pesquisas e testes até comprovar que sua ideia era realmente funcional! Aí surgiu a dieta dos pontos, conhecida em dezenas de países e queridíssima dos brasileiros!

Como Funciona a Dieta dos Pontos?

A parte mais difícil do processo de emagrecimento é deixar de comer um monte de coisas gostosas, que dão felicidade através do sabor, certo? Será mesmo que é necessário abdicar das delícias para perder peso? Não necessariamente, de acordo com o doutor Halpern! Quem quer emagrecer pode maneirar nas quantidades e comer o que quiser, o que bem entender! Essa é a premissa desse esquema maravilhoso e que transforma um montão de vidas!

Assim ele propõe que a cada 3,6 calorias se tenha um ponto. Homens podem consumir diariamente 400, enquanto mulheres podem usar 300. Não se sinta injustiçada, mulher, é só que o metabolismo masculino é mais rápido que o nosso, o que permite que eles comam mais!

É possível encontrar em livros e até na internet uma série de tabelas de conversão, mas é uma boa dica você mesmo fazer suas conversões e comer tudo que quiser, desde que sem colocar os pés na jaca!

Como Fazer a Dieta dos Pontos Funcionar?

Definitivamente a dieta dos pontos parece ser a dieta dos sonhos, mas não é simples colocá-la em prática! Quer ver algumas dicas para que ela funcione em sua plenitude? Então confira a seguir:

Faça um Diário

Parece uma ideia maluca, mas a melhor forma de fazer a dieta dos pontos funcionar é controlando a sua alimentação. Se você sempre anotar o que comeu não vai se perder e não corre o risco de exagerar depois!

Atenção aos Fritos e Empanados

Não, não vou dizer aqui que você não pode comê-los! Você pode sim, mas na dieta dos pontos alimentos fritos devem ter sua quantidade de pontos multiplicada por 3 e os empanados por 4!

Atenção na Hora do Almoço e da Janta

Quando for jantar o correto é descontar mais 15 pontos de cada refeição, referentes aos temperos que trouxeram alegria para o seu prato!

Pratique Exercícios

Quanto mais calorias você gastar menos preocupação com os pontos terá! É uma aposta de sucesso, pode acreditar!