psoríase artropáticaA psoríase é uma palavra que é oriunda do grego e significa erupção sarnenta, esta é uma doença de ordem inflamatória de pele, bastante crônica não contagiosa, hereditária e ainda de causa totalmente desconhecida, o que afeta em torno de 1 a 3% de toda a população, tanto para homens como para mulheres, sendo assim o problema é mais comum em indivíduos de pele branca.

Toda a doença poderá se manifestar logo depois do casamento, ou ainda de forma tardia em qualquer época existente de sua vida, o seu desencadeamento é totalmente motivado por uma influência do meio, alguns medicamentos ou mesmo o estresse gerado pelo problema. A doença é caracterizada por surgimentos de lesões em coloração rosa ou ainda avermelhadas, totalmente recobertas de escamas secas, e ainda esbranquiçada, que aparecem normalmente no couro cabeludo, bem como no cotovelo e nos joelhos. O problema poderá se espalhar por toda a pele, não sendo ainda observado o comprometimento determinado de outros órgãos ou sistemas determinados. Existem vários casos onde estão associados a artrite, que é o caso da psoríase artropática.

Por ser uma doença que afeta um órgão que é bastante exposto e muito visíveis é possível se contar com problemas psicológicos que não poderão ser negligenciados. E ainda muitas vezes a artrite psoríática é confundida com gota já que existem sintomas que são bem parecidos com o que ocorre.

Mais sobre a psoríase artropática

Em torno de 8% dos casos de psoríase artropática poderá haver um bom comprometimento articular. E na artropatia periférica todas as manifestações clínicas que são consideradas como mais frequentes são de início tanto agudo como sub agudo com um comprometimento de ordem assimétrica para diferentes articulações nas pontas dos dedos das mãos e dos pés, em alguns casos ela ataca os joelhos e os cotovelos.

Quando o quadro de ordem articular acontece de forma prolongada é possível se surgir deformações nos dedos, e no caso de artropatia central toda a coluna lombar e ainda torácica são as mais acometidas ao problema.

O diagnóstico é normalmente fácil, feito com uma base em todo o histórico clínico do paciente e achados de lesões determinadas de ordem típica com os resultados de raspagens e lesões.