NFC (Near Field Communication) é uma moderna tecnologia desenvolvida visando fornecer aos usuários de smartphones mais praticidade e rapidez na realização de ações diárias.

Imagina como seria legal poder interagir e se conectar a outros aparelhos e tags simplesmente ao aproximar seu smartphone. O NFC foi criado justamente para isso, de forma simples e segura.

Com a tecnologia, é possível efetuar pagamentos de produtos e serviços via débito ou crédito através de celulares. Para isso, você só precisa aproximar o aparelho de um leitor específico de NFC. É muito prático pois não há a necessidade de andar com dinheiro ou cartão aonde for.

Além disso, tem a opção de compartilhamento de imagens, vídeos, arquivos e contatos para outro smartphone próximo que também tenha a tecnologia. Muito interessante para quem curte dividir seu conteúdo com os amigos!

Outra vantagem do sistema é a interação com cartazes e flyers que contam com leitor de NFC. No cinema, por exemplo, dá para ver trailers de filmes ao chegar com o smartphone perto do cartaz. Ou em museus você pode consultar datas e informações da exposição aproximando o aparelho de cartazes de exposições.

Há quem queira aposentar cartões de visitas com o surgimento da tecnologia, pois que, com ela, é fácil transferir seus dados para o celular de quem você tiver interesse. Tudo isso é feito sem a necessidade de fios. Insira um fone de ouvido ou plugue em seu computador e passe para ele os dados de seu aparelho e vice-versa.

Podem considerar o sistema inseguro, já que os smartphones que estiverem próximos poderão visualizar todas as informações. Porém, isso só ocorre caso a distância entre eles seja de, no máximo, 10cm, o que reduz o risco.

No Japão, a tecnologia já está sendo utilizada para comprar passagens de metrô apenas aproximando o smartphone da catraca, por exemplo. Já aqui no Brasil, os que ficaram animados com a novidade, terão que ter paciência. O NFC ainda não chegou ao nosso pais. Não se sabe quando poderemos desfrutá-lo, mas a tendência é que todos os países possam aproveitar a incrível tecnologia.

Fonte: Celular Direto – A melhor opção para comprar celular Vivo!