A fim de atender às várias necessidades da grande massa de consumidores, há diversas linhas de crédito disponíveis no mercado. No entanto, duas dessas, que costumam ser as mais contratadas no mercado em questão, causam uma certa dúvida: qual a diferença entre empréstimo e financiamento?

Confira o post abaixo e entenda!

Como funciona um empréstimo bancário?

Em algum momento de nossas vidas, é normal que precisemos de uma quantia a mais de dinheiro para poder concluir algum projeto pessoal. Quitar dívidas é uma situação em que um empréstimo pode ajudar — e muito. Uma viagem com a família para o exterior ou aquele curso de especialização para melhorar o currículo também são bons exemplos disso.

Para tanto, muitas instituições financeiras trabalham com empréstimo para pessoas físicas ou jurídicas. A linha de crédito, inclusive não se limita aos cinco grandes bancos do país — havendo diversas empresas de porte médio que trabalham nesse ramo. Para conseguir um empréstimo, o cliente, necessariamente, passará por um processo de análise financeira.

Ter o nome sujo, por exemplo, é péssimo nesse caso. Além disso, diversos fatores do histórico do consumidor são analisados para que o credor decida se concederá ou não o crédito e quanto. Se tratando de um empréstimo comum, o cliente não precisa justificar o porquê da aquisição em questão, tendo, apenas, que arcar com a dívida uma vez que o contrato for assinado.

E o financiamento? Qual o processo?

Essencialmente, o financiamento também é um empréstimo — afinal, estamos falando de uma situação em que um alto valor de crédito é concedido pelo credor ao mutuário. Nesse caso, porém, tal montante possui uma finalidade definida de forma prévia no contrato. Ao requisitar a modalidade para uma instituição financeira, o cliente, necessariamente, precisa justificar o motivo.

Podemos definir o financiamento como uma linha de crédito que existe para ajudar os consumidores a pagarem algo específico. Em geral, o valor pretendido por eles acaba sendo apenas o necessário para atingir a finalidade da aquisição — não tendo, assim, sobras de crédito para o cliente usar para outra coisa.

O financiamento imobiliário é, talvez, o exemplo mais emblemático da modalidade de crédito em questão. Nesse caso, a instituição financeira libera apenas o montante necessário para a compra do imóvel. Veículos também costumam ser financiados — envolvendo valores menores do que o primeiro exemplo, obviamente —, representando uma boa porcentagem do mercado do financiamento.

Quais as principais diferenças entre financiamento e empréstimo?

Como visto acima, tanto o empréstimo quanto o financiamento consistem em um operação em que um credor empresta dinheiro para o cliente. No entanto, certos detalhes fazem com que os dois sejam semelhantes quase que apenas nesse ponto. Inclusive, há situações que apenas um financiamento poderá ser útil — da mesma forma que, em alguns casos, essa modalidade nem será cogitada.

Normalmente, os financiamentos costumam propiciar um valor de crédito maior do que um empréstimo comum. Nesse sentido, são muito usados com a fins de aquisição. O financiamento imobiliário, por exemplo, atende um leque de consumidores que desejam adquirir um imóvel — residencial ou comercial.

Por se tratar de operações com valor de crédito bem mais altos do que empréstimos pessoais, vale dizer que as taxas de juros de financiamento costumam ser as mais baixas do mercado.

Independentemente da modalidades escolhida, faça um planejamento!

Sabendo o básico do funcionamento de um empréstimo e de um financiamento, entendendo as suas diferenças e a finalidade de cada um, fica mais fácil para o consumidor decidir por qual modalidade ele irá optar. No entanto, independentemente da escolha, é preciso estabelecer um bom planejamento financeiro.

Sendo um empréstimo pessoal de baixo valor ou um financiamento imobiliário, são operações que envolvem quantia o suficiente para o consumidor ter de quitar em vários meses, anos ou até mesmo décadas. Nesse sentido, é bom se agarrar a um bom planejamento para não cair na inadimplência.