A GRATIDÃO ESTÁ EM ALTA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            No balbuciar deste 2022, quando estamos com todo vapor dentro de um novo ciclo, a oxigenação precisa ser renovada, nada melhor que poder introduzir neste oxigênio: abundante ‘gratidão’! Muitas vezes fazemos da existência algo complicado, onde a evidencia são problemas e suas amarguras, assim, o ‘sabor’ e a essência do momento presente, além de não ter sentido, ficam sem serem degustados.

Em pouco tempo de férias, acabei desfrutando de momentos significativos, vindos de encantados encontros com familiares e amigos, principalmente pela possibilidade de visitar lugares que por anos não eram vistos. E, como faz bem para a alma ter a oportunidade de rememorar bons momentos que a existência nos proporcionou.

  A vida entre seus altos e baixos, erros e acertos, segue seu rumo! Como sempre enaltecemos, nem tudo pode ser flor em cada dia, mas, quando há oportunidade em se desfrutar preciosos instantes que nos levam ao encanto, isto é motivo para exaltar a gratidão.

Aliás, a gratidão sempre deve fazer parte da estirpe humana, pois quando exercida torna a pessoa elevada, meiga e sublime. Quando conseguimos desfrutar do reconhecimento do que fizemos por alguém, não há preço a ser pago pelo que sentimos em nossa alma. Infelizmente, vivemos num mundo de ‘bajuladores’ e de ‘aproveitadores’, estes nunca irão desfrutar dos encantos que a gratidão sincera pode proporcionar.

Não esqueça: somos inseridos na sociedade do descarte, de tudo e de todos, onde seus terríveis ‘princípios’ são do ‘faz de contas’, da superficialidade (importante é a aparência), abundância do famigerado dinheiro e do prazer momentâneo que levam a perca da essência do humano. Essa perca de valores nobres, como da gratidão, dentre outros, tornam o ser humano materialista, individualista e não contribuiu para se viver na sociedade harmoniosa, saudável e fraterna!

Contudo, será dentro desta sociedade que devemos estar convictos de sua evolução, ela se dará, justamente, pelo resgate e prática da gratidão. Ela está em alta, pois, encontramos jovens demonstrando ser gratos aos seus pais, pelo fato de manifestar o quanto seus ‘coroas’ fizeram por eles. Encontramos amigos leais que se emocionam com os ‘tempos vividos’ desta sincera e leal amizade. Também, temos a maestria singular de poder se encantar, até se emocionar, com uma simples refeição em família e rememorar a vivencia com esse ‘elo’ tão importante para o equilíbrio deste planeta.

Fica o apelo aos nossos nobres e diletos leitores: seja sempre grato por tudo que há em sua vida! Não viva de lamento, choro e até de maledicência. Agradeça a Deus e a todas as forças cósmicas, pois elas irão interagir com você, fazendo retornar ao seu corpo as energias positivas do universo. Faça do amor e da caridade seus grandes valores. Não seja egoísta e nem mesquinho, muitas vezes fazendo da religião o seu mero disfarce.

A gratidão está em alta! Acredite, pois quando ela é praticada, não beneficia apenas receptor, mas, principalmente seu praticante. Deus abençoe todos e nos faça sempre acreditar no valor de ser grato!

Até o próximo!