ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO

 

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Desde 1999, a educação brasileira recebeu os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, nesta dimensão, o setor da educação, renovou-se. No que diz respeito a área de História, intensificaram-se a nova relação do ensino desta disciplina e sua importância para no ensino e na formação do alunado. Este precisa ser estimulado para ter a convivência com as gerações de seus antepassados e, por meio de fotos que despertam as lembranças de outros tempos, nesta dimensão os alunos podem agregar valores, projetar o futuro e questionar o tempo. Neste sentido, ao trabalhar com a memória, podem recriar e interpretar a o tempo e o próprio sentido do estudo da História. Este é o grande papel do professor que os PCN de História trazem, renovando o estudo desta importante ciência, estes alunos ao reelaborar seus saber histórico.

Especificamente para os professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, eles também devem refletir sobre as especificidades do Ensino de História e deve refletir e conhecer algumas alternativas didáticas para transformar a sua prática pedagógica em sala de aula, que leve o seu aluno a dar importância para o ensino de História. Não se deve esquecer que é preciso refletir criticamente sobre as finalidades dos conteúdos tradicionalmente ensinados, de modo especial os ligados a História Oficial, bem como compreender que da forma que se encontra este ensino (decoreba) não há relevância dos conteúdos de História para a formação dos alunos.

Dentro dessa linha de raciocino o professor deve identificar problemas do cotidiano que possam ser estudados em dimensão histórica com os alunos. Perguntas que devem ser esclarecidas pelos professores: Por que ensinar História aos alunos? Por que o estudo da História faz parte do Currículo? Por que se devem valorizar os antepassados? Que alunos queremos formar? E no que o estudo da História contribui para essa formação?        Não esquecer que é preciso levar o aluno entender que com o ensino da História ele perceberá sua identidade (construir sua identidade).

No material do PCN é apresentado um vídeo chamado MUITAS HISTÓRIAS DA HISTÓRIA - A História é ligada com a realidade atual, que nos faz pensar o passado e o presente.

Após assistir o vídeo, os alunos devem responder as seguintes perguntas:

 1) Qual o papel do Ensino da História no Ensino em Geral?

2)Por onde se deve começar Ensino da História?

3) É possível começar o ensino da história a partir de pessoas comuns?

4) Relatar o à experiência do vídeo a respeito da visita do senhor Pedro na escola.

5) Que outra experiência pode ser elaborada sobre essa temática em sala de aula.