COUTINHO, Maria Luísa Soares dos Santos¹

PEREIRA JUNIOR, Lucimar da Silva²

 

RESUMO

Durante o periodo da Educação Infantil, o ensino e aprendizagem da Matemática são de suma importância para o desenvolvimento integral das capacidades e habilidades do ser humano, pois esta tem por finalidade auxiliar no desenvolvimento do reciocinio lógico e na capacidade de criação dos educandos. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo expôr a importância do ensino da Matemática para os educandos presentes na Educação Infantil com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausebel. Visto que, nessa etapa da Educação Básica o professor é parte importante neste processo de aprendizagem do educando pois precisa deixar que o educando seja livre para experimentar e manusear os materiais, fazer com que os educandos observem os acontecimentos, para que se possa propor situações de problemas reais para serem resolvidos de forma a criar uma situação de aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Educação Infantil, Matemática, Aprendizagem Significativa.

 

INTRODUÇÃO

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (1998) crianças de 0 a 3 anos devem desenvolver a capacidade de interagir com algumas noções básicas que estão presentes no cotidiano destas, como por exemplo, contagem oral, noção de quantidade, de tempo e de espaço em jogos brincadeiras e músicas que foram trabalhadas como professor ou outro adulto responsável.

A mesma fonte complementa que para crianças de 4 a 6 anos é importante dar continuidade e aprofundar o que foi trabalhado anteriormente, assim como David Ausubel cita em sua teoria da aprendizagem significativa, que todo conhecimento adquirido anteriormente deve ser levado em consideração no próximo passo, como por exemplo, reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, contagens orais e noções espaciais e reconhecer essas habilidades como necessárias na sua vida diária. Ainda é citada como importante a habilidade de comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos e resultados identificados em situações problemas. Por fim o aluno deve ser estimulado a ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade de lidar com novas situações matemáticas a partir de tudo que já foi visto por este (BRASIL, 1998).

 

ENSINO E IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, atinge um nível mais alto de relevância a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, e do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil em 1998. O volume 3 do RCNEI engloba o âmbito de conhecimento do mundo, sendo esses: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

O trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas. Nessa perspectiva, a instituição de educação infantil pode ajudar as crianças a organizarem melhor as suas informações e estratégias, bem como proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos (BRASIL, 1998, p. 207).

A educação infantil está constantemente ligada à ideia do brincar, essa constância pode levar a uma falsa ideia de que a educação infantil é apenas um lugar para as crianças passarem o tempo brincando e se divertindo, sem que haja um objetivo pedagógico por trás, isso ocorre tanto por parte dos pais quanto dos professores e acaba por prejudicar demasiadamente o desenvolvimento da criança.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções (BRASIL, 2017, p. 37).

Sendo assim, quando o educador não trabalha de maneira adequada a matemática, esta tende a se tornar um grande obstáculo na vida do indivíduo, visto que esse pode adquirir dificuldade em lidar com situações básicas do cotidiano, devido a não ter se trabalhado o raciocínio lógico, criatividade e outras características que uma matemática bem trabalhada gera nos indivíduos.

O conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais (BRASIL, 2017, p. 265).

 

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Segundo o RCNEI para que a criança avance na construção de novos conhecimentos é importante que o professor sempre considere os conhecimentos das crianças sobre o assunto a ser trabalhado, pois é a partir da interação das crianças com os adultos, com outras crianças, com os objetos e com o meio social e natural que as crianças ampliam seus conhecimentos e elaboram suas próprias concepções sobre o mundo.

Estes conhecimentos elaborados pelas crianças oferecem explicações para as questões que as preocupam. São construções muito particulares e próprias do jeito das crianças serem e estarem no mundo. É fundamental considerar esses conhecimentos, pois isso permite ao professor planejar uma sequência de atividades que possibilite uma aprendizagem significativa para as crianças, nas quais elas possam reconhecer os limites de seus conhecimentos, ampliá-los e/ou reformulálos. (BRASIL, 1998, p. 195-196).

Com base na teoria de Ausubel, para que ocorra uma aprendizagem significativa é necessário que o conteúdo que está sendo estudado tenha um significado, tenha ligação com o conhecimento adquirido anteriormente e o aluno deve ter condições de relacionar o que está aprendendo com o que já aprendeu.

É importante reiterar que a aprendizagem significativa se caracteriza pela interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e que essa interação é não literal e não arbitrária. Nesse processo, os novos conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhecimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabilidade cognitiva (MOREIRA, 2012, p. 2).

Sendo assim o trabalho da matemática na sala de aula da educação infantil deve partir de situações do cotidiano da criança que não necessariamente tem ligação com a matemática, mas que possam vir a se tornar uma situação problema para criança resolver a partir ir dos conhecimentos adquiridos anteriormente.

Por fim, fica entendido que ao se utilizar das situações cotidianas presentes no dia a dia do educando como, por exemplo, a distribuição dos lanches com os colegas de classe, ou até mesmo dividir os brinquedos na hora do recreio, torna-se possível à aquisição do conhecimento matemático de modo que conhecimentos pré-existentes, também chamados de subsunsor, sejam relacionados com novos conhecimentos partindo de situações cotidianas.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sendo assim, após a leitura e análise dos textos trabalhados foi possível concluir a importância do ensino da matemática nos primeiros anos da escola básica como ferramenta para tornar o educando capaz de lidar com situações problema ao longo de sua vida e de resolver essas situações utilizando o conhecimento que foi adquirido por este ao longo da educação infantil.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa?. Revista cultural La Laguna Espanha, 2012. Disponível em: <http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf> Acessado em: 22 de Agosto de 2020.

 

____________________________

SOBRE OS AUTORES:

 

[1] Acadêmica no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM/RJ), Campos dos Goytacazes – RJ.

[2] Possui graduação Tecnóloga em Marketing pela Faculdade Redentor, Especialista na área da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Universidade Candido Mendes, Especialista na área de Atendimento Escolar Especializado pela Faculdade de Educação São Luís e Acadêmico no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM/RJ), Campos dos Goytacazes – RJ.

 

COMO CITAR ESTE ARTIGO:

Como citar: COUTINHO, Maria Luísa Soares dos Santos; PEREIRA JUNIOR, Lucimar da Silva. Ensino e aprendizagem da matemática no período da educação infantil através da aprendizagem significativa. Webartigos, 2020. Disponível em: <Link>. Acesso em: dia, mês e ano.