RESUMO

Após um período de observações em diversas aulas de trigonometria em escolas publicas e privadas. Éque se faz necessário uma complementação pedagógica de acréscimo pratico nas aulas didáticas de matemática, apresentandouma transposição didática nas aulas de trigonometria do 9ª do ensino Fundamental. Daí, então, faz-se necessário à ideia de se construir e introduzir nas aulas de trigonometria o auxilio do teodolito, fazendo com que se construa um teodolito caseiro com produtos recicláveis, de fácil acesso e de baixo custo financeiro. Com a construção desse aparelho caseiro, as aulas de trigonometria terão mais ênfase na absorção de conhecimento cientifico, pois com a pratica os alunos poderão calcular diversas distancias tanto verticais como horizontais em diferentes pontos existentes no ambiente escolar, além de poderem perceber a real função dos ângulos, e por outro lado a utilização desse aparelho tornara as aulas de matemáticas(em especial o conteúdo de Trigonometria) mais interessantes. Este trabalho resulta de uma situação problema vivenciada dentro de sala de aula, aonde os alunos por sua vez demonstram diversas dificuldades, dentre elas, flacidez em assimilação de conteúdo, desânimos na aplicação prática do conteúdo abordado, ou seja, muitos dos alunosnão veem a utilidade pratica para sua vida futura e profissional com a introdução da matemática, daí então, a insatisfação a disciplina. Devido a isso, concluiu-se que com aplicação do presente projeto os alunos do 9º ano poderão melhorar seus desenvolvimentos envolvendo cálculos e medidas, levando em consideração eficaz, o auxilio do teodolito, apresentando melhor percepção em assimilação de conteúdo teórico e pratico em interpretar e realizar diversos cálculos de medidas e distancias envolvendo a Trigonometria.

Palavras-Chave: Ângulos. Teodolito. Trigonometria. Dificuldades. Pratica.

1- Introdução

O presente trabalho tem como fonte eficaz de introdução e aproveitamento educacional relacionado ao ensino e aprendizagem, levando em conta que o ensino em muitas das vezesestar de certa formavoltada para aulas teóricas, e sempre desenvolvida em sala de aula, tornando-a o ensino monótono, que por sua vez leva ao desinteresse do aluno. Por esta deficiência na aprendizagem, é que durante as observações nas referidas aulas de matemática, houve à necessidade de realizar uma transposição didática envolvendo o teodolito. Após a introdução do presente projeto, a sala de aula, tornou-se uma forma de ensino prático para melhor ajudar na absorção do conteúdo, principalmente em trigonometria e geometria plana, disciplina estas essenciais no ensino fundamental.

A escolha da tal disciplina deu-se pela dificuldade encontrada nos alunos durante sua aplicação em sala de aula do conteúdo de trigonometria no 9º ano do ensino fundamental, onde se percebe que os mesmos sentiam-se confusos e perdidos, e ao mesmo tempo sem interesse em compreender tal assunto.

A aplicação da trigonometria desde a antiguidade mostra sua origem incerta, pois não se sabe ao certo onde surgiu (BOYER, 1996).

Baseado neste contexto,vemos que sua forma (trigonometria) estárelacionando o seu sentido histórico meio que incerto quanto as suas origens apresentando com bases fundamentais relacionadas com cálculos de medidas e ângulos. O teodolito e sua aplicação veem mostrar a importância da trigonometria em medidas de diferentes tipos de ângulos, levando o aluno a perceber e compreender a aplicabilidade matemática, envolvendo o real funcionamento deste aparelho, levando os alunos a confeccionar o seu próprio teodolito caseiro. A construção do teodolito terá uma precisão um tanto satisfatória para que os alunos possam descobrir medidas e ângulos aceitáveis, porem não apresentara cálculos de medidas exatas.

Através dessa aplicação prática, osalunos (do 9º ano do ensino fundamental) perceberam a real função dos ângulos verticais e horizontais, podendo assim, obter resultados surpreendentes. Nesse sentido, ele perceberá que a matemática possui um sistema bastante eficaz que proporciona um melhor entendimento.

Portanto, o uso do teodolito é uma das diversas formas de ensino prático que podem ser desenvolvida durante as aulas, transformando as aulas de matemática, que antes os alunos achavam “melancólicas”, em aulas bastante interessantes, fazendo com que eles desenvolvam maior precisão de raciocínio em relação á ângulos e medidas, além de tornar o ensino prazeroso e aceitável pelos alunos.