RESUMO

A abordagem do tema se deu sobre ensino aprendizagem e a afetividade no ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Sendo o docente responsável em guiar o aluno no processo de aprendizagem no qual estão inseridos em uma grade curricular estrita, este deve cumprir a tarefa com êxito e despertar o interesse e curiosidade no aprendiz, harmonizando a metodologia a história de vida do mesmo, levando a obter prazer em aprender. O objetivo deste artigo é de analisar qual a relação que existe entre a afetividade, o vínculo e o aprendizado, para que se possa entender o porquê das dificuldades na aprendizagem. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica baseada nas obras dos autores Rousseau (1994), Souza (1970), Freire (1981) e Wallon (1962). Os dados mostram que a eficiência do educador no exercício do seu oficio, é regozijar naquilo que se faz, na educação infantil existe uma alegria imensa, um alarido das crianças que não conseguem transportar esta alegria para o ensino fundamental.

Palavras – Chave: Afetividade. Educação Infantil. Ensino Aprendizagem. Educador. Eficiência.

1 INTRODUÇÃO

Tem se notado as dificuldades que as instituições de ensino vêm enfrentado na atualidade para promover aprendizagem, casos de agressividade entre alunos aumentando, dificuldade de concentração, dificuldade na aprendizagem.    

O objetivo deste artigo é de analisar qual a relação que existe entre a afetividade, o vínculo e o aprendizado, além de tentar entender o porquê das dificuldades na aprendizagem.  Muito se têm discutido sobre a influência das interações amistosas nos ambientes escolares na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental sendo que a afetividade vem sendo examinada em debate e defendida pelos autores, que acreditam que a carência afetiva prejudica muito a aprendizagem.

O artigo está dividido em duas partes. Na primeira será abordado sobre a afetividade como recurso mediador para o conhecimento. Na segunda será explicado sobre o processo ensino aprendizagem com afetividade.

Segundo os autores analisados os mesmos relatam que os professores devem trabalhar em conjunto com a escola, pois ninguém faz nada sozinho, quanto mais trabalhar em conjunto aluno, professores, escola e família sempre com diálogo, alcançará seu objetivo e terá bons resultados. A escola precisa saber sobre a família do aluno, e a família sobre a escola assim chegar-se-á a bons resultados no aprendizado dos educandos, para obter essa parceria em prol do desenvolvimento do aluno precisa criar o elo afetivo professor x aluno x aprendizado.

A afetividade na escola é um estímulo muito importante, quanto mais a criança se sente parte da instituição e socialmente aceita, mais participará a metodologia de aprendizagem com prazer e entusiasmo. As bibliografias estudadas revelam que o aluno e o professor são marcados pelo conteúdo gerando afeto nesse processo a afetividade pode gerar tanto aproximação e com sua ausência a resistência para determinadas matérias. [...]