A Educação no Brasil está gradativamente melhorando. As instituições estão aprimorando seus portais, tendo facilidade na comunicação direta ente professor/tutor e aluno. Apesar de outros países já mostrarem inciativas bem antes que o Brasil. Após a revolução da internet o país vivenciou um modelo mais ousado de EAD. Caracterizado pelos chats ou mesmo fóruns, o que parecia ser difícil na interação de cursos a distância passou a ser coisa do passado, através das videoconferências, estar longe já não parece mais ser um problema tão evidente.
Muitos tiveram que passar por uma reciclagem, percebendo um novo momento para transmitir e receber conhecimentos.
O que devemos perceber é que o ensino a distância veio para melhorar, tanto para aqueles com pouca condição socioeconômica para cursar no método presencial, tanto para aquele que vê uma facilidade em administrar seu tempo para os estudos
Palavras Chave: Educação a Distância; internet, tutor.

1 INTRODUÇÃO

Uma pesquisa mostrando como se dá o começo da educação a distância. Sabemos que ela é uma realidade e que hoje em dia é comum cada vez mais novos profissionais adotarem este método de ensino. Percebendo que não somente pessoas mais velhas procuram, mas que também tem sido uma opção para os mais jovens.
Até os que sempre realizaram seus cursos presencialmente, passaram o ver o ensino EAD como um meio mais “fácil” para adquirir novos conhecimentos. Fácil no sentido de ter autonomia em seus dias e horários que deseja realizar seus estudos.
A educação a distância já permeia por alguns anos. Entretanto foi após a introdução da internet, que passamos a vivenciar este método agilidade. Vivendo em uma era em que os livros são substituídos por livros digitais, artigos ou documentos enviados por meio eletrônico.
Conforme aponta Maia e Mattar (2007, p.3). No século XXI inicia-se sob o signo da transição da educação. A importância cada vez maior das tecnologias e das ciências; a substituição dos livros por outras formas de transmissão de conteúdos (como a informação digitalizada, as imagens e os sons etc); o desenvolvimento das linguagens de computador e da própria informática, enfim todas as consequências da revolução da informação existem alterações profundas nos processos educacionais e nas teorias pedagógicas. E a educação a distância, neste sentido, tem ditado as regras para a educação do futuro.
O ensino a distância surgiu em decorrência da necessidade social de proporcionar educação aos segmentos da população não adequadamente servidos pelo sistema tradicional de ensino. Eles podem ter um papel complementar ou paralelo aos programas do sistema tradicional de ensino. Por vezes, são a única oportunidade de estudos oferecida a adultos engajados na força de trabalho e as obras de casa, que não podem deixar crianças e outras obrigações familiares para frequentarem cursos presenciais, que requerem frequência obrigatória, e cujos professores nem sempre estão preparados para atenderem as necessidades do estudante.