Reflexão sobre ensino á distância
Estamos vivenciando uma nova esfera de revolução na educação brasileira, com um grande espaço para indagações sobre o que é certo ou errado, o que deve ser aplicado ou, o que se deve deixar de ser feito.
Questões como essa, surgem com um único objetivo, o de colaborar para que dicentes e docentes transformem suas vidas em um processo permanente de aprendizagem.
"As relações entre quem ensina e quem aprende repercutem sempre na aprendizagem". Bruner, 1969.
Atualmente, essa decisão estratégica acontece tanto nas aulas presenciais como á distância, a depender de um leque de questões pessoais e individuais.
O importante é a procura da motivação para aprender, para avançar e para a importância da participação.
No ensino á distância, amplia-se significativamente o papel do professor, pois agora passa a ser um gerenciador de pesquisa dentro e fora da sala de aula.
É possível, e hoje já podem ser contemplados os pontos positivos na educação através do ensino á distância, desde que se consiga combinar o que se pode fazer em classe com o que pode ser feito á distância, como conhecer, motivar e reencontrar.
Esse sucesso depende não só do trabalho executado pelo mediador, mas do querer e do interesse e dos objetivos a serem alcançados pelos alunos da EAD.
Com essa renovação tecnológica, surgirão alguns obstáculos tal como alunos com dificuldades de relacionar a escrita com o audiovisual, o encontro presencial com o virtual. Assim não será preciso abandonar as formas já conhecidas de aprender a fazer, mas exigirá constante atenção, sensibilidade para aprender a ser.
Nota-se assim que na educação do século XXI, será necessário estar embasado nos quatro pilares da educação. Pois o importante é aprender e não impor um padrão único de ensinar.