ENSINAR CIÊNCIAS

Leonor Vieira Leite Rodrigues1

RESUMO: O artigo discorre sobre natureza e sociedade no meio em que vivemos, de que forma o educador deve trabalhar ciências em sala de aula, trazendo a ciência como um conhecimento construído historicamente.

PALAVRAS-CHAVE: Ciências, natureza,e sociedade.

INTRODUÇÃO

A ciência está presente na vida das pessoas, ela colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, estando assim diretamente relacionada a vida das pessoas. É de fundamental importância para o educador analisar pressupostos que norteiam o entendimento sobre a relação natureza e sociedade.

Os conteúdos trabalhados em ciências favorecem o desenvolvimento de posturas e valores em relação aos seres humanos, envolve pontos da vida cultural, social e do sistema produtivo.

ENSINAR CIÊNCIAS

Para a criança entender melhor o seu mundo, o seu espaço, a sua história, reconhecendo a natureza como provedora de bens para a nossa sobrevivência na terra, é necessário apresentar a ela a realidade concreta do meio em que vivemos. Segundo Gutiérrez Vázquez:

“As crianças exigem o conhecimento das ciências naturais por que vivem num mundo no qual ocorre uma enorme quantidade de fenômenos naturais para os quais a própria criança deseja encontrar uma explicação; um meio no qual todos estamos cercados de uma infinidade de produtos da ciência e da tecnologia que a própria criança usa diariamente e sobre os quais se faz inúmeras perguntas; um mundo no qual os meios de informação social a bombardeiam com noticias e conhecimentos, alguns dos quais não são realmente científicos, mais de qualquer forma contendo dados e problemas que a amiúde a preocupam e a angustiam.”2

É importante ressaltar que a criança constrói o seu viver a partir de valores provenientes de sua família e dos grupos que lhe são próximos. A família é a base em que a criança se socializa, e é na relação com as demais pessoas que ela vive que adquire o respeito por si próprio.

Alguns autores apontam que o ensino de ciências deve iniciar-se na educação infantil, pois é nesse período da vida o ser humano está bastante interessado em explorar e descobrir fatos do dia-a-dia. O trabalho pedagógico deve estar pautado em situações desafiadoras de aprendizagem,

sendo capaz de cumprir a função social daquilo que se pretende ensinar, desenvolvendo assim o eixo temático natureza e sociedade.

Os conteúdos devem ser a base para a compreensão da sociedade e do mundo que se constrói, e da importância da natureza para essa construção. De acordo com Barbosa Lima e Carvalho (2004), é através do ensino de ciências que se pode fazer um convite à criança para

“pensar, teorizar, elaborar, provar, experimentar, comprovar e discutir hipóteses, enfim, como uma forma que permita ao jovem estudante satisfazer sua curiosidade satisfatória e aguçadamente, e é de grande importância porque, ao mesmo tempo, lhe permite reconhecer-se como um agente ativo da construção de seus conhecimentos”.3

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na sociedade atual em que vivemos, o ensino de ciências tem um papel preponderante na formação do aluno, tanto para alfabetizá-lo para a ciência e a tecnologia, envolvendo a compreensão do mundo e os seus fenômenos naturais, como para desenvolver o senso crítico para formação de opiniões e tomada de decisões a respeito de assuntos que envolvem a ciência e a tecnologia e suas implicações para a sociedade.

BIBLIOGRAFIA

BARBOSA LIMA, M. C. e CARVALHO, A. M. P. de “Exercício sobre o “Sarilho” nas primeiras séries do ensino básico: Análise da discussão”. Enseñanza de las Ciencias.2000.

VAZQUEZ, Gutiérrez. 1984 – apud Fumagalli, 1998.