Enfim, o Sete de Setembro de 2022!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Faz um ano que a nação preparava-se para festejar o seu Bicentenário de Independência e, este momento chegou: ‘sete de setembro’ de 2022! Acredito que em muitas cidades, como na nossa, ocorreu desfiles e solenidades referentes a este episódio! De maneira particular, na escola pública onde trabalho, desde o inicio do ano, desenvolvemos um projeto para celebrar estes festejos e, seu ápice aconteceu na Semana da Pátria.

Como escrito no artigo anterior, a Semana da Pátria é o momento de renovar o ardor ao patriotismo e a cidadania. Patriotismo é a virtude do indivíduo por seu território e seu passado histórico. Cidadania é quando o cidadão tem consciência de seus direitos e deveres, estes impulsionam a ser membro de um Estado, tendo a consciência de seu dever moral em ajudar a preservar sua Pátria e de seus símbolos pátrios.

Portanto, leitor, sete de setembro é momento especial para refletir a respeito da Pátria, bem como resgatar os símbolos pátrios, como a Bandeira, Hino, Selo e Brasão Nacional.

Não se trata de ser ‘marionete’, fazendo tudo mecanicamente. Quando entendemos o valor da Pátria e dos seus Símbolos, têm-se condições de se tornar cidadão consciente sabedor da importância de seu passado histórico, sem esquecer-se de ter os pés no chão, não deixando de lado os erros ou falcatruas cometidas que não podem ser perpetuados.   

Assim sendo, este sete de setembro de 2022, precisa ser diferente! Por favor, não confunda: não estou escrevendo a respeito das ações político-partidárias que estão sendo disseminadas, neste espaço reporto-me ao bicentenário de nossa Independência e em resgatar os Símbolos Nacionais. 

Desenvolvemos um Projeto sobre o Bicentenário na Escola Estadual Antonio Fernandes, em Naviraí MS, onde motivamos os alunos a respeitar, valorizar e entender a importância dos símbolos pátrios. Para tanto, ações foram feitas com a Guarda Mirim local, tendo auxilio do comando do 12º Batalhão da Polícia Militar, por meio do Coronel João Paulo; também tivemos ações da Politica Rodoviária Federal, por meio do Delegado Jiancarlos, além de termos promovido uma caminhada cívica em torno da escola, no bairro Jardim Progresso.

Quiçá possamos entender e ter envolvimento na conduta que levem ao patriotismo e cidadania é importante para edificar a Pátria, afinal, ser patriota é participar da herança comum construída em diferentes governos e signos que moldaram a nossa identidade.

Espero que você como cidadão-patriota, tenha aproveitado a Semana do Bicentenário de nossa Pátria para rever aspectos da História do Brasil, renovar seus valores pátrios e entender o quanto é importante ser um cidadão consciente, tanto quanto seus direitos, como em seus deveres.

O Brasil precisa de cidadãos conscientes, com valores que contribuam na edificação da nação plena. Quando compreendemos a importância da cidadania, entendemos como o Estado deve funcionar, uma vez que envolve a consciência sobre o direito de ir e vir, de zelar pelo espaço em que vive, de exercer o voto e de ter acesso, por exemplo, à educação. 

Pense nisto! Até o próximo!