ENERGIA EÓLICA: IMPACTOS AMBIENTAIS NO SOLO OCASIONADOS PELOS AEROGERADORES NA RDS PONTA DO TUBARÃO, RN.

Por Kelline Mara Carvalho de Assis | 14/01/2019 | Educação

 RESUMO

O estudo aborda a energia eólica e seu uso como alternativa de energia limpa, buscando identificar os impactos ambientais no solo oriundos dos aerogeradores, no parque eólico instalado na RDS Ponta do Tubarão, comunidade de Diogo Lopes, RN. O estudo se caracteriza por pesquisa bibliográfica com análise qualitativa, adotamos como instrumentos investigativos pesquisa em jornais e materiais na webgrafia relatos de moradores da citada região discutindo sobre os problemas causados pelos aerogeradores. O referencial teórico está pautado em autores tais como: MMA (2014); ANEEL (2014); Philippi Júnior e Malheiros (2005); Gunther (2005), dentre outros. Discutimos questões tais como: energia eólica como alternativa de energia limpa e sustentável, evidenciando a importância da Educação Ambiental como alternativa para minimizar os impactos ambientais na RDS Ponta do Tubarão, RN. Como resultantes do nosso estudo, identificamos que parte da população da RDS Ponta do Tubarão levanta discussão sobre os impactos ambientais ocasionados pela implantação dos Parques Eólicos, tais problemas incide diretamente na fauna e na flora, inclusive no solo. Espiramos que o estudo forneça elementos informativos para outros pesquisadores, estudantes e sociedade, uma vez que a temática é importante e se configura como urgente para a RDS Ponta do Tubarão, RN.

PALAVRAS-CHAVE: Impactos ambientais. Energia Eólica. EducaçãoAmbiental. Solo.

 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O estudo discute sobre a importância da energia eólica como alternativa de energia limpa, buscando identificar os impactos ambientais no solo oriundos dos aerogeradores, no parque eólico instalado na RDS Ponta do Tubarão, comunidade de Diogo Lopes. Para tanto elencamos questões norteadoras, tais como: quais os impactos ambientais gerados no solo devido a instalação e uso dos aerogeradores? Quais seriam as alternativas de cuidados e proteção ao meio ambiente adotadas para minimizar os impactos ambientais no solo da região do parque eólico da RDS Ponta do Tubarão, Diogo Lopes?

O estudo é uma pesquisa bibliográfica com análise qualitativa. Para coletar os dados, adotamos pesquisa em livros, revistas, artigos e teses que abordem a temática, a fim de posteriormente analisar os dados. Adotamos o uso de imagens dos parques eólico que abrange a RDS Ponta do Tubarão, que são: Alegria I e II e Miassaba III. Coletamos também dados oriundos das publicações em Jornais noticiando relatos de pessoas da RDS Ponta do Tubarão, Diogo Lopes, RN, discutindo as dificuldades pela qual a comunidade vivencia após a instalação dos parques eólicos. Tais dificuldades e problemas, segundo os relatos, são ocasionados especialmente pela instalação e ação dos aerogeradores. Os problemas ambientais é uma realidade, segundo os relatos de moradores da RDS Ponta do Tubarão, RN. A população espera providências por parte do Poder Público municipal e Federal, especialmente pelos órgãos fiscalizadores, tais como IBAMA.

O referencial teórico está pautado em nomes tais como: FASESP (2010); MMA (2014); ANEEL (2014); CEPEL (2013) dentre outros.

Esperamos que o estudo sirva de subsídios para outros pesquisadores, estudantes e sociedade, uma vez que a temática é importante e se configura como instrumento de pesquisa para moradores, e sociedade em geral. Muito se discute as questões envolvendo o uso de energia limpa, no entanto, poucos se tem feito para descobrir quais estratégias de usos adequados dessas tecnologias, uma vez que a sociedade ainda busca formas de encontrar formas de sobreviver sem degradar a natureza. [...]

Artigo completo: