ENEM - HISTÓRIA (Algumas considerações)

Professor Me. Ciro José Toaldo

            Estamos nos aproximando da data do Exame Nacional do Ensino Médio o ENEM, como professor de alguns anos do Terceiro Ano Ensino Médio, tenho conversado, orientado e demonstrado aos alunos o quanto este exame é importante em suas vidas. Aliás, ele já mudou a vida de meus filhos.

            Especificamente quanto a História, vive-se outra realidade que não vale somente decorar os fatos, datas, personagens ou episódios de relevância, seja no contexto nacional ou internacional. Obviamente que ao mencionar a ‘não decoreba’, deixo claro que é preciso saber os fatos, datas, personagens e outros detalhes, entretanto, quem vai postular uma vaga no ENEM precisa entender o conjunto, ou seja, o todo que é relacionado com um determinado fato.

            Vou elucidar um fato: a chegada de Cabral ao Brasil em 22 de abril de 1500. Apenas saber que sua saída ocorreu em 09 de março, deste mesmo ano, partindo de Lisboa, com treze navios, sendo dez naus e três caravelas e com cerca de 1500 pessoas e após 43 dias no mar, os tripulantes avistaram pássaros e algas marinhas, sinal que havia terra por perto e assim avistaram o Monte Pascoal (nome que batizaram, por estavam na semana santa) e desembarcaram em Porto Seguro na Bahia, não é o suficiente, mas o importante, além destas informações é ligar elas ao contexto história (macro). Portanto, compreender o que foi o Mercantilismo, as Grandes Navegações, a formação dos Estados Modernos, o Absolutismo e as mudanças ocorridas na Europa no contexto da Idade Moderna que serão primordiais e irão dar a grande chance de acertar as questões pertinentes ao fato mencionado, ou seja, a chegada dos portugueses ao Brasil. Nunca diga: ‘descobrimento do Brasil’, está é uma questão ultrapassada, pois quando se tem este argumento, coloca-se que nesta terra não havia ninguém!

            Portanto, meu amigo candidato e estudante do Ensino Médio que irá para este exame: leia com atenção o cabeçalho de cada questão, veja o que ela solicita; analise atentamente cada alternativa, sempre ligada ao cabeçalho e procure ter em mente o contexto macro do fato colocado (o fato tempo e contextualização são primordiais em História). É preciso mencionar que toda esta base do contexto histórico de um aluno, teve início no Ensino Fundamental e que teve aprofundamento no Ensino Médio e revigorado, especialmente no Terceiro Ano do Ensino Médio.

            O grande problema é que muitos não levam a História com seriedade, desculpe, mas até muitos professores com formação duvidosa não conseguem transmitir e demonstrar a ligação do todo na História. Aliás, a tristeza toma conta deste que vos escreve ao perceber que em muitas escolas deste país estão maquiando o ensino de História; sendo assim, quando o aluno chega ao ENEM, por exemplo, se borra todo, pois não foi aquela História que aprendeu. Em muitos casos não foi levado a fazer a ligação com o todo, muito menos a pensar, refletir e, pior ainda, não foi ensinado a estudar.

            Ainda existe tempo, procure focar em seus estudos de História. Estude a História Geral com seus quatro períodos: Antigo – Medieval – Moderno e Contemporâneo. Estude a História do Brasil em seus três períodos – Colonial – Império e República e faça uma correlação entre a História Geral e a do Brasil, sobretudo a partir da Idade Moderna e a chegada dos portugueses nas terras tupiniquins.

            Enfim o desafio está em suas mãos! Material existe! Com ajuda do meio virtual, sobretudo com a internet, existe uma gama infinita de material ligado com a História, seja geral ou do Brasil. Centre seu foco nos estudos e acredite em sua capacidade! Estude, estude e estude e fique focado em seus objetivos, nunca deixando de sonhar.

Mesmo sabendo que são muitas questões, serão noventa, não apenas de História para ser estudar, mas é preciso determinação, organizar e vontade em ser vencedor. Leia o edital do exame, saiba que nos dias de exame as provas vão estar agregadas em quatro áreas de conhecimento, sendo elas: matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, as ciências humanas e suas tecnologias (nesta área que estará a História) e linguagens, códigos e suas tecnologias. Serão noventa questões que envolverão estas áreas de conhecimento e também o candidato deverá fazer uma redação com um tema de assunto nacional que é discutido nas mídias.

Bom exame para todos que irão participar deste importante desafio!