Os Expertos e professores académicos discutem os mecanismos para se integrar e melhorar a aprendizagem na vida no ensino superior no Marrocos.

 Durante este encontro sobre a importância dos ensinos no campo da aprendizagem na vida, os mecanismos de integração foram discutidos no sentido dos meios pelos quais se alcança a melhoria da aprendizagem no ensino superior.

Tal encontro se enquadra também no programa do intercâmbio entre diferentes instituições académicas, com da União Europeia, da América do sul ou da  Africa, este projeto visa a buscar co,o melhorar a aprendizagem na vida, em particular no ensino superior do Marrocos.

A ideia da aprendizagem na vida ao longo do ensino superior contribui segundo os expertos marroquinos no estabelecimento de mecanismos da integração  e da melhoria do nível de vida, o que  proporciona uma nova oportunidade as pessoas para ingressar na vida profissional,  obter certificados e diplomas. Visando a integração ou a reintegração profissional dos responáveis e dos empregados em geral.

Levando este contexto das habilidades em consideração, isso abre horizonte para as pessoas adquerir conhecimentos graças à escola, de maneira mais eficaz segundo às necessidades e as expectativas de indivíduos, das empresas e da sociedade,  promovendo assim a convergência entre a formação universitária e as qualificações profissionais.

No quadro deste encontro, Hassan Hubeid, presidente da Universidade Al-Qadi Ayyad, de Marrakech, Marrocos, afirmou que esta estratégia académica tem por objetivo a melhoria do emprego e das competências nas empresas, através desta estratéga de competição dinâmica, do desnvolvimento econômico, sustentável para a inclusão social.

Vale anotar que os acordos concluídos pelas instituições de ensino de Marrocos com vários parceiros  fortalecem as capacidades de recursos humanos, focados no quadro de uma visão do desenvolvimento da juventude, da integração social e da establidade socioeconómica.

No que diz respeito a formação, parece que o Marrocos disfruta de um quadro contínuo, importantes  para o desenvolvimento do conhecimentos nos níveis civil e social, sobretudo a experiência de 2013, através da formação do sector turismo,  sustentável tanto para o sector da engenharia logística e do processo energético.

Neste sentido as instituições do Marrocos devem aprender as experiéncias de fora, junto com os Centros Regionais de Investimentos engajados para aprimorar sinergias, capazes de desenvolver soluções integradas no contexto da empregabilidade dos jovens da região,  do fortalecimento da abertura sobre o ocidente e do ambiente socioeconômico.

Tais estratégias de acordos são a implementação do projeto, dos líderes da sociedade marroquina sobretudo daqueles que buscam a inclusão econômica dos jovens , graças a iniciativa do Banco Mundial e de outras instituições locais e regionais, e intercontinentais preocupadas para  melhorar a inclusão econômica, social e política.

Outro ponto que chama atenção dos académcios foi do regionalismo avançado, tratando de uma diligência em prol da conquista do desenvolvimento integrado e sustentável, que consolida a parceria e a cooperação entre os diferentes actores da sociedade marrqouina,

Uma estrutura de parceria e de cooperação lembrada, ela, por fim, permite a integração da universidade no tecido do desenvolvimento econômico e social das regiões , bem como na parceria da conclusão de um núcleo universitário capaz do avanço do sistema de ensino, da formação e da pesquisa científica, visando a educação profissional e os estudos nas universidades brasileiras como Univates, a Fondação universitária, Usp, o que proporciona aos estudantes, profissionais e académcios os meios especiais  da engrenagem cultural e pesquisa universitária, objeto da integração.

Finalmente a preocupação do estado seja de continuar  a fazer executar as temáticas a favor dos jovens em  relação ao sistema de educação e formação, da oferta educacional e da adequação, segundo às necessidades da economia e do mercado de trabalho. Estratégia essa é das formações mais atraentes, as que desenvolvem as infraestruturas do país, os aspectos cognitivos e acadêmicos, capazes com competências da vida, conjugadas com os sectores econômicos, políticos e sociais, em prol das etapas da cristalização das vias da formação.

Lahcen EL MOUTAQI

Prof. Universitário – Rabat - Marrocos