QUESTÕES BÁSICAS QUE PODEM NORTEAR O ENCONTRO DE PAIS E PADRINHOS

PROFESSOR CIRO TOALDO

l. Para todos os que estão presentes no encontro (inclusive para os formadores) – Como estamos vivendo nosso BATISMO?

2. Como estamos participando de nossa Igreja? Estamos comprometidos com ela? É preciso ressaltar que a Igreja precisa de nossa ajuda e compromisso. Também ressaltar que a Igreja não é só templo de tijolo, mas também a Igreja viva que é nosso corpo, por isso temos que nos preocupar com o nosso testemunho.

3. Para os pais deve ficar  essa pergunta – Por que vocês querem batizar vosso filho (a)? De preferência que exista um momento no encontro que eles falem a respeito dessa pergunta.

4. Para os padrinhos – Por que vocês aceitaram o convite para ser compadre (a)? – No momento que os pais respondem a pergunta ligada a eles, os padrinhos também respondem a pergunta deles.

LEMBRANDO: SER COMPADRE OU COMADRE É COMO VIVER UMA ALIANÇA EM TORNO DA VIDA DE UMA CRIANÇA QUE NASCE.

            Devemos lembrar que nosso encontro será produtivo se conseguirmos envolver os que estão  presentes, não podemos ser os “donos da verdade” e falar o tempo todo durante nossa reunião, precisamos envolver os pais e padrinhos para que eles não ‘ durmam’ e, também precisamos lembrar de constantemente remodelar os encontros, caso contrário, corremos o risco de fazer algo repetitivo e a comunidade não gosta daquilo que é muito se repete.

            Também é preciso ter em mente que o encontro de pais e padrinhos não tem a finalidade de discriminar as famílias participantes e também não pode servir para dificultar o acesso delas ao Batismo.

            Vamos procurar fazer sempre a apresentação dos pais e padrinhos no início do encontro, sempre pedindo para dizer se é pai, mãe, padrinho ou madrinha e que digam o nome da criança ou do jovem que vai ser batizado, de preferência escrever o nome dos batizados no quadro e durante o encontro rezar pelos que serão batizados.

            Outra questão diz respeito aos VALORES que a família que devem ser vivido em família para que a graça batismal se desenvolva naquele que recebe o batismo. Essa é uma questão que pode ser lançada para  os participantes do encontro, onde cada um pode falar quais são os valores (coisas boas) que na família devem ser vividos para que os que são batizados cresçam bem. No final pode ser feita a leitura de Mc 22, 34-40 no Jesus ressalta que o maior de todos os mandamentos e compromissos do cristão é o AMOR. O importante é que todos entendam  que quem  só com bons exemplos uma criança ou um jovem terá vontade de continuar participando de nossa Igreja.

            Encerre o encontro pedindo aos presentes o que é o Batismo para eles e qual é compromisso que eles vão procurar fazer para vivenciar ainda mais o Batismo que já receberam.