ENCHENTE, GUERRA E EVOLUÇÃO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Os últimos dias estão sendo tensos e difíceis, deveríamos ser levados a profundas reflexões! Enchentes, sobretudo em relação à Santa Catarina, nas mesmas cidades as tragédias são constantes. Em 1983, lembro-me daquela que avassalou Capinzal (SC), no entanto, há um grande mérito ao então prefeito, Celso Farina que iniciou a Vila Sete de Julho, na Cidade Alta. Os moradores que tiveram as casas levadas pelo Rio do Peixe foram remanejados para este novo bairro e, ninguém construiu mais moradias naquela extensão do Rio. Essa ação merece destaque e aplausos!

            Contudo, como culpar a mãe natureza que nos brincou com seus córregos, riachos e rios presentes bem antes do processo de urbanização? Novamente cito Capinzal, quando criança, íamos brincar lá no ‘Laco’ (na Bitter Águia), hoje ao lado do ginásio de esporte, onde passava um córrego (não sei seu nome). Quando visito essa minha Terra natal, não vejo esse córrego, está submerso numa galeria, por onde também são lançadas as tubulações das águas pluviais. Nos picos de chuva, elas não comportam o volume das águas. Semana passada ocorreu novamente o transbordo das águas, causando imenso transtorno aos moradores.

            Aos leitores conscientes escrevo, não para apontar culpados. Apenas dizendo do propósito existencial: nossa evolução. Até quando continuaremos recriminando o meio ambiente, pensando apenas em nossa medíocre passagem por este mundo? Sempre pensando em Capinzal, por quais motivos o Rio Capinzal foi encurralado, principalmente em sua Foz? Prédios, casas e tantos outros artefatos que impedem a infiltração da água estão praticamente dentro do pobre Rio!

            Além das cruéis enchentes que deixam enormes prejuízos, quase sempre para aos menos favorecidos, também temos as Guerras. Infelizmente convivemos com a imprensa perversa, divulgando somente seus interesses. Será que a Guerra entre Rússia e Ucrânia terminou? Mas, por quais motivos a impressa pouco fala dela? Sábado, iniciou uma nova Guerra, entre Palestinos (Hamas) x Israel (Judeus)? Por que não se para de falar nela? Saibam que essa Guerra já dura há 75 anos, ou seja, desde a criação de Israel no final da Segunda Guerra Mundial!

                 Sinto aversão aos posicionamentos de grupos em nosso Brasil, de um lado idiotas, defendendo o Hamas, outros desvairados favoráveis a Israel; no entanto, de ambos os lados, há pessoas morrendo, pois, trata-se do jogo da ganância e do poder! Até quando falaremos em guerra, armas, mortes de inocentes e cobiça? Infelizmente tais barbaridades, depois deverão ser estudadas em aulas de História, muitas vezes de forma fria e calculista!

E, assim, amigo leitor, estamos inseridos neste mundo, onde não podemos perder o nosso foco: a ‘evolução’. Como seres encarnados, devemos aproveitar a oportunidade e contribuir na melhoria deste universo refletindo para onde caminhamos com tamanha ambição humana! Quando permitimos a iluminação da espiritualidade, compreendemos nem tudo ser permitido, sobretudo em relação ao meio ambiente, armas, guerra, aborto, drogas licitas ou ilícitas, ou seja, começamos a cuidar, inclusive do grande patrimônio, chamado de ‘corpo humano’.

Pense nisto: temos o livre arbítrio e com ele vamos colhendo a nossa plantação, infelizmente, tratando de universo, a colheita não é apenas individual, também é coletiva!

Pense nisso, até o próximo.