Em finanças, um crédito é o empréstimo de dinheiro a um indivíduo, organização ou entidade a outro indivíduo, organização ou entidade. Um empréstimo é uma dívida prestada por uma entidade (organização ou indivíduo) para outra entidade a uma taxa de juros e comprovado por uma nota promissória que especifica, entre outras coisas, o montante principal de dinheiro emprestado, a taxa de juros que o credor está cobrando e data de reembolso. Um empréstimo acarreta a redistribuição do ativo (s) entre o credor e o devedor.

Em um empréstimo, o mutuário recebe inicialmente ou toma emprestado uma quantia de dinheiro, a partir do credor, e é obrigado a pagar ou reembolsar uma quantidade igual de dinheiro para o credor em um momento posterior, acrescida da taxa de juros contradada.

O empréstimo é geralmente fornecido a um custo, referido como juros sobre a dívida, que fornece um incentivo para que o credor disponibilize o empréstimo.

Em um empréstimo legal, cada uma dessas obrigações e restrições é imposta pelo contrato, que também pode colocar o mutuário sob restrições adicionais conhecidos como convênios de empréstimo. Embora o empréstimo mais comum seja de dinheiro em espécie, na prática, qualquer objeto material pode ser emprestado.

Os maiores fornecedores de empréstimos pessoais são as instituições financeiras, como bancos e empresas de cartão de crédito. Para outras instituições, emissão de contratos de dívida, tais como obrigações é uma fonte típica de financiamento.

Hipoteca

Uma  hipoteca é um tipo muito comum de empréstimo usado por muitas pessoas para comprar bens. Nesse tipo, o dinheiro é usado para comprar o imóvel. À instituição financeira, no entanto, é dada a segurança - um penhor sobre o título para casa - até que a hipoteca é pago na íntegra. Se há inadimplência sobre o empréstimo, o banco teria o direito legal de reaver a casa e vendê-lo, para recuperar quantias devidas a ele.

Em alguns casos, um empréstimo contraído para comprar um carro novo ou usado pode ser fixada pelo carro, da mesma forma que uma hipoteca é garantida para a habitação. A duração do período de empréstimo é consideravelmente menor - muitas vezes correspondente à vida útil do carro.

Fonte: www.portalemprestimo.com.br