Vários aspectos desse modelo de gestão de empresas levam analistas e especialistas a esta afirmação. Porém, constatamos que essa afirmação não é totalmente verdadeira.

   Uma empresa familiar não está fadada ao fracasso, desde que se leve em consideração alguns fatores, sendo um dos principais o planejamento de crescimento e futuro. Dentro desta visão de futuro, deve-se planejar a sua sucessão, que deve ser altamente profissional, não importando se feita por um profissional do mercado ou por um membro descendente do seu fundador. Fatores de qualificação profissional influenciam diretamente na determinação deste planejamento. Em diversos casos como da rede multinacional de varejo Wal-Mart, fundada por San Walton, em 1962 e já foi eleita a maior multinacional do mundo. A família Walton, ainda é detentora de 50% da empresa, os filhos de San, Rob e Jim Walton, ainda estão na banca de diretores, demonstrando que este modelo pode ser bem-sucedido.

   Um bom planejamento e bons gestores, familiares do fundador ou não, levarão a organização ao sucesso. A aptidão dos gestores nunca deixarão que esse planejamento se postergue para momentos críticos, pois, disso depende o prosseguimento do negócio.

 Mairo Alves da Silva
Tecnólogo em Logística