EMPREGABILIDADE. Capacidade de arrumar um emprego ou manter-se nele.

Fernando Paz/Administrador 

Por que tanta gente não consegue uma vaga formal de trabalho? Talvez porque não haja vagas suficientes para todos, sobretudo no momento em que vive o nosso país. Mas, na contramão disso há declarações de empresários que dizem que não conseguem pessoal para ocupar seus postos de trabalho. Há uma incoerência aí?
Perseguir o alto índice de emprego é sempre uma meta da política macroeconômica do governo, tendo em vista que o emprego interfere na demanda, que interfere na produção, e, portanto, afeta a economia como um todo.
Mas, sobretudo em períodos de baixo índice de emprego, é preciso estar capacitado para ocupar um posto de trabalho, qualquer que seja ele.
A palavra ‘empregabilidade’ é pouquíssimo utilizada, pouquíssimo conhecida e, o pior, pouquíssimo considerada, refletida. É preciso sim refletir sobre o seu significado. Este é um passo importante na conquista e na manutenção de um emprego.
O conceito de empregabilidade é simples: é a capacidade ou possibilidade de se adquirir um emprego, ou, a capacidade de manter-se no emprego.
A dica de ouro é estudar e aprender de verdade. Aprimorar-se permanentemente. Não existe mais a categoria de ex-aluno. Melhorar comportamento, melhorar a atitude, alargar conhecimento.

Um dado interessante é que um número considerável de pessoas perde o emprego por conta de um comportamento inadequado, e não pela capacidade técnica. Relaxa em suas atividades, no comprometimento por metas, na colaboração com a equipe, na solicitude (estar disponível sempre que solicitado), na postura profissional, etc., ou seja, sabe o que tem que fazer mas faz pouco ou não faz.

Vamos lembrar aqui, a título de ilustração, os conceitos de incompetência, competência e metacompetência: Incompetência e não entregar o resultado esperado, competência é entregar o resultado esperado, metacompetência é entregar além do que se espera do profissional, é ir além do tangível.

O fato de estar empregado, não pode parar este processo. Evoluir no próprio emprego é mais fácil do que parece. Basta interessar-se em aprender além de suas tarefas e demonstrar comprometimento com os resultados da empresa. Isso salta aos olhos, dá destaque. Não reclame, não se acomode, resolva problemas, isso o fará muito melhor que a maioria e lhe manterá no emprego.

Você tem merecido conquistar o emprego que procura? Ou merecido manter-se no emprego que está? Critique-se. Vá em busca de conhecimento de cabeça erguida. Quem gosta de você é você. Quem cuida de você é você mesmo.