Empreendedor: que empreende; ativo, arrojado, cometedor. Aquele que empreende. (Dicionário Aurélio)

 

Para Drucker, empreendedorismo é prática, visão de mercado, evolução. "O trabalho específico do empreendedorismo numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje capazes de fazer o futuro, transformando-se em um negócio diferente". "Empreendedorismo não é nem ciência, nem arte. É uma prática."

 

O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nas pessoas. Todos são capazes de aprender e, mediante um programa de capacitação é possível tornar-se capaz de ver, gerir e aproveitar oportunidades, melhorar processos, inventar e reinventar negócios.

 

As empresas procuram pessoas que são orientadas por resultados, que tem capacidade de trabalho em equipe, espírito de liderança, perfil empreendedor, visão de futuro, capacidade para inovar, facilidade de comunicar e expor idéias. Após essas qualidades, vem o conhecimento técnico. As empresas querem pessoas competentes que resolvam e que apresentem soluções. O atual mercado pertence ao profissional empreendedor.

 

EMPREENDEDORES sabem o que precisa ser feito e agem. Buscam oportunidades, são comprometidos e persistentes, correm riscos calculados, buscam a qualidade, planejam sua vida, possuem uma rede de relacionamentos (network), buscam informações, têm autoconfiança e um sonho.


Têm disciplina para fazer o que precisa ser feito e consistência, para fazer o que precisa ser feito todos os dias.

 

“O Brasil é o décimo país mais empreendedor do mundo. Cerca de 11,65% da população economicamente ativa (ou seja, 13,7 milhões de brasileiros) está abrindo ou abriu um negócio próprio nos últimos 42 meses. No ano passado, o Brasil aparecia como o 7º colocado. A queda ocorreu porque novos países entraram na avaliação mas o índice de empreendedorismo se mantém o mesmo do ano passado.” Fonte: Portal Aprendiz1

Num país onde as pessoas esperam pela “mãe governo” e enfrenta tantas dificuldades para se destacar e construir uma carreira ou um negócio de sucesso, só sendo empreendedor mesmo.

 

“Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar” - Antonio Machado. Empreendedor, não há caminho, o caminho se faz ao empreender. Há um conjunto de atitudes e valores que fazem a diferença e que propulsionam o indivíduo para o sucesso.

E se você quer mudança, a hora é agora. Empreenda, é hora de fazer acontecer.

 

1          http://aprendiz.uol.com.br/content/riphujespo.mmp