Empreendedorismo no Brasil
Por Dinalva Souza | 18/04/2014 | AdmFaculdade Nossa Cidade
Administração - Bacharelado
Prof. Orientador: Lawton Benatti
Dinalva Souza
Empreendedorismo no Brasil
Ouvimos diariamente que o brasileiro é empreendedor por natureza, e nos deparamos com essa realidade todos os dias, bar, mercadinho, salão, etc. Sendo aberto e sonhos crescendo, porem esses empreendimentos nascem e morrem com muita facilidade.
Pergunta é: Porque? se tudo pra dá certo.
Vamos entender o porquê das pequenas e medias empresas nascerem e ter uma vida útil tão pequena.
Há 20 anos atras, quase não ouvia essa palavra e não se tinha o entendimento do que é ser um empreendedor, os jovens era preparados para administrar grandes empresas como multinacional e não preparados para ser um empreendedor para administrar seus próprios negócios, na década de 1990 isso começou mudar o Brasil começou a tomar força tendo apoio da entidade como SEBRAE ( Serviço Brasileira de Apoio ás Micros e Pequenas Empresas) e solftex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software). Essas entidades começaram a criar programas de capacitação para micro e pequenas empresas, desde de então passou o Brasil a ser visto como um país empreendedor aumentando a quantidade de milionários e bilionarios brasileiros, sendo esses que representa o sucesso financeiro. Ainda existem algumas que chama isso de sorte mais no mudo dos negócios o que menos se fala é em sorte sem preparação, o Brasil entendeu que o país que não apaio o empreendedorismo não tem como crescer, hoje escolas já ensinam como ser um empreendedor levando o jovem a desenvolver isso desde cedo a ter seu próprio negócio é através dessas medias e pequenas empresas que muitas empregos surgem e com isso diminuem o desemprego e aumenta a econômia no Brasil.
O fato é que o empreendedorismo finalmente começa a ser tratado no Brasil com um grau de importância que lhe é devido, seguindo o exemplo do que ocorreu em pais desenvolvidos, como os Estados Unidos, onde os empreendedores são os grandes propulsores da economia. (Conforme Dornelas, Jose Carlos Assis.(ano 2012,pg. 10)
Para esse empresa nascer crescer e desenvolver é necessário planejamento isso tem que fazer parte da agenda do empreendedor brasileiro é necessário e vital antes de colocar suas ideias em pratica, coisas que muitos não fazem ainda hoje, muitas empresas nascem por necessidade isso ainda é um problema porque na mesma velocidade que nasce sem planejamento vai morrer, muitas das vezes é um produto que daria certo o publico alvo é aquele o lugar o preço esta de acordo com o perfil do cliente, existem uma necessidade de mercado mas o empreendedor não se prepara para administrar o negocio , muitos negócios vão a falência por má administração. Alem de todo esse preparo ainda é necessário ter disciplina e organização isso é algo que todos empreendedores precisa ter, os clientes estão cada vez mais exigente. Quando entender o significado de empreender, isso é, partir de algo muito pouco ou mesmo quase nada,começa-se entende o negócio, o empreendedor precisa viver em constante mudança criando e inovando seus produtos ou serviços todo tempo. O momento de emprender é como foi mencionando anteriormente, apos o planejamento feita a pesquisa de campo , analise de mercado ou seja você precisa saber pra quem vender e se há um publico que precisa desse produto ou serviço, onde esse público esta localizado, estabelecer preço , divulgar esse produto analisar qual forma melhor e mais rápido o retorno de divulgação depois de feito tudo isso a apresentação desse produto precisa ser bem feita caso contrário todo trabalho anterior sera perdido.
Para empreender com sucesso o ideal é que o empreendedor se prepare fazendo cursos, conhecendo seus clientes potenciais, elaborando um plano de negócios e apresentando sua idéia com um diferencial, algo que conquiste o consumidor. (De acordo com a revista Revista de Ciências da Administração-v.8, n.15).
É preciso conhecer e acreditar no que você esta fazendo, existem muitas ofertas no mercado e é necessário ter diferencial pra manter o nível de competitividade, todo cliente busca o melhor produto e o melhor preço. O empreendedor precisa oferecer isso e manter sua empresa com lucratividade.
Entendemos que não é facil, pois nosso pais apesar que de apoiar os grandes projetos de emprendedorismo e incetivar novos emprendedores, ainda não temos um auxilio do governo dando oportunidade para os empreendedores legalizares seus comércios as taxas abusiva, juros e impostos ainda é alta para qualquer empreendedor iniciante, esse é um dos motivos de terem tantos comércios ainda não formalizado isso dificulta o desenvolvimento econômico em nosso pais com tantos comércios ilegais.
Com coragem, organização, pesquisa, disciplina e visão o sucesso é certo lembrando que todo empreendedor tem que lidar com risco quem não arrisca não alcança seus objetivos.
Referencias Bibliográfica
Dornelas, José Carlos Assis. Transformando ideias em negócios, 4 Ed_ Rio de Janeiro. Editora: elsevier,2012.
Junior, João Benjamim Cruz, Araujo, Pedro da Costa, Wolf, Sèrgio Machado, Ribeiro, Tatiana V.A. Empreendedorismo e educação empreendedora: confrontação entre a teoria e pratica, Revista de Ciências da Administração – v.8, n.15, jan/jun 2006.