Devido ao grande número de desemprego que a crise econômica gera, as pessoas buscam outras opções de trabalho, entre estas opções, estão às micro e pequenas empresas. No Brasil atualmente passamos por uma crise econômica que afetou vários trabalhadores, principalmente em indústrias, e com essa alta de desemprego é notável as várias formas que as pessoas estão buscando para ganhar dinheiro.

Em Belo Horizonte, por exemplo, é perceptível o retorno dos vendedores ambulantes nas ruas do centro da capital, inclusive vendedores de balas nos ônibus, teve aumento também de vendedores de cosméticos e também, micro e pequenas empresas. As pessoas normalmente utilizam o acerto de salario das empresas em que trabalhavam para investir em algo e trabalhar para si mesmo, gerando assim sua própria renda. Algumas religiões também incentivam e dão certo apoio para os membros que resolvem tomar essa decisão, outra tem culto próprio para empreendedores, para motivar e dão palestras para as empresas terem sucesso e ser bem administradas. Mas como obter sucesso nestas organizações? O que deve ser feito para que multiplique o tamanho e o lucro dessas organizações? O que fazer para não começar um negócio como amador? E como sobreviver, manter e multiplicar o Capital Social na crise?

É muito difícil começar, ou abrir uma empresa sem saber com o que está lidando, e sem saber por onde começar, e é exatamente nessas horas que um contador e um administrador são imprescindíveis, uma empresa para ter sucesso precisa conhecer o mercado, planejar, organizar para depois agir e agir com eficiência e eficácia para ter sucesso e evolução, e também para ser sólida e resistir a uma crise econômica. Para sobreviver deve agir conforme o mercado e a demanda estão solicitando, deve ter criatividade e flexibilidade e para mudar se necessário, deve analisar os relatórios contábeis com cautela e cuidado para não passar nenhuma informação, deve diminuir os custos possíveis e aumentar a produção, aumentando assim o lucro.

            Sendo assim, para abrir um empreendimento em tempos de crise é necessário conhecer a área que vai atuar, conhecer o mercado, os concorrentes, analisar a demanda e os custos, e ter profissionais que auxiliam na administração e nos relatórios, assim a empresa irá passar pela crise e consolidar no mercado, analisar se o investimento feito vai valer a pena e antes de tudo, deve planejar para não se precipitar.