Introdução

O termo empowerment vem sendo muito utilizado no mundo corporativo atual, vem do verbo inglês empower e significa “empoderamento”, este se refere a um modelo de gestão estratégica que busca uma mudança no que diz respeito as lideranças, delegando tarefas e responsabilidades a mais pessoas como forma de descentralizar o poder, o compartilhando.

A boa aplicação do modelo de gestão estratégico empowerment acarreta consigo diversos benefícios a organização que a adere, com a promoção de maior autonomia dos funcionários, que não necessitarão esperar pela resposta de decisão do seu líder, os processos empresariais se tornam menos burocráticos e mais rápidos, e, por outro lado os colaboradores se tornam mais motivados e engajados a exercerem suas funções e, assim, cooperam no alcance dos objetivos e metas organizacionais.

Porquanto existam benefícios ao se integrar o modelo de empowerment, sua implantação demanda mais esforços do que aparenta, tanto por parte dos líderes quanto dos funcionários que irão fazer parte do processo de decisão ativamente. O compartilhamento de responsabilidades pode ser fracassado quando não se oferece juntamente, as condições adequadas, tal como pode ser falho quando os colaboradores não possuam a maturidade profissional para compreensão de seu papel no processo.

Quando o ambiente e os recursos humanos – chaves para o bom decorrer dos processos empresariais – se harmonizam, compreende-se que seja possível e bastante vantajosa a implementação do empowerment.

OBJETIVOS GERAL

Compreender como o empowerment aplicado corretamente pode ser um método eficaz no alcance do sucesso organizacional.

ESPECÍFICOS

 Conceituar empowerment;  Demonstrar vantagens de sua aplicação;  Conhecer etapas de uma boa implementação do empowerment  Relacionar a aplicação do empowerment ao alcance do sucesso empresarial. [...]