RESUMO

O objetivo do projeto é identificar como as grandes empresas se comportam num momento de crise econômica para manter a inadimplência controlada e ainda assim reduzir seu índice. Apresentar os resultados da implementação do projeto Em tempos de crise, fazer mais com menos, da Divisão Comercio do Grupo Águia Branca na redução da inadimplência no período de Dez/15 a Dez/18. Palavras-Chave: Inadimplência; Crise; Redução.

1.INTRODUÇÃO

A crise econômica que ainda persiste nos dias atuais no Brasil engloba uma série de fatores pois não podemos apontar apenas um motivo para explicá-la. Em meados de 2014, o país entrou em recessão econômica com queda na produção industrial, queda nos salários, aumento do desemprego e aumento da inadimplência no país, culminando em 2015 no impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Porém a crise econômica no Brasil já passou de prenuncio para realidade, em plena atualidade vivemos um período extenso de turbulências na economia, sendo assim há necessidade de uma política mais rígida das empresas no momento da concessão do credito. Devido as bruscas mudanças no mercado em que atuam, de maneira geral as empresas precisam cada dia mais cuidar de seu capital, tendo sempre conhecimento de seus pontos fortes e fracos do ambiente da empresa de forma a implementar novas ações para evitar perdas e alcançar seus objetivos. Em meio a crise financeira instalada no Brasil, a concorrência cada vez mais acirrada, vem nascendo a necessidade de conquistar e fidelizar clientes, facilitar as vendas por meio de concessão de crédito próprio através da utilização de uma política de crédito própria. Tendo em vista que a concessão de crédito gera riscos, é necessário estabelecer uma política de cobrança dos créditos liberados eficaz com prazos para serem cumpridos em cada etapa de cobrança, além disso através da política de cobrança é possível medir os custos que o processo de cobrança pode produzir bem como seus resultados. O objetivo geral do artigo é mostrar como as empresas devem se comportar em meio à crise econômica, desde a realização de ajustes na política de credito e cobrança, REDE DOCTUM DE ENSINO/VITÓRIA, ES – Brasil: Novembro de 2018/9. .3 liberação da venda até o recebimento, atingindo com excelência a fidelização do cliente por meio de um atendimento rápido e uma equipe de cobrança capacitada, reduzindo assim os índices de inadimplência e recuperando sua perda.

1.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS

Apresentar o resultado do Projeto Em Tempos de Crise fazer mais com menos da Divisão Comercio do Grupo Águia Branca no período de Dez/15 a Dez/18. Como as empresas devem se comportar no momento de crise econômica para manter e ainda reduzir seus índices de inadimplência.

1.2 RELEVÂNCIA

O que contribui para o aumento da inadimplência em momentos de crise econômica? Como fazer mais com menos num momento onde nosso cliente não consegue cumprir com suas obrigações em dia? Como as empresas devem se comportar em meio à crise econômica? São muitas perguntas a serem desvendadas. Alguns clientes entram em contato com seus credores buscando mais prazo para pagamento, renegociação de dívidas, outros clientes, trocam de endereço, de telefone, e não deixam rastros de localização, fecham as portas transformando o debito numa perda financeira. Por isso, um estudo voltado para essa questão, num tempo em que fazer mais com menos se tornou um diferencial de sobrevivência das empresas, poderá contribuir para que grandes empresas tenham uma direção de como se comportar num momento de crise econômica/financeira. Apesar da existência de vários mecanismos disponíveis de proteção ao credito, a inadimplência acontece e envolve inúmeros motivos, ausência de saúde, desemprego, descontrole do orçamento familiar, entre outros. É preciso criar novas regras na concessão do credito ao cliente, novas estratégias de controle e acompanhamento das contas a receber e consequentemente ações de cobrança eficazes para trazer o recebimento e ainda assim fidelizar esse cliente. Ter uma cobrança focada no recebimento dos clientes inadimplentes e ainda assim no atendimento/fidelização do cliente é um dos maiores diferenciais no mercado. Se munir de ações de cobrança para cada etapa da inadimplência são primordiais na facilitação do recebimento por parte do cliente e para que a empresa evolua e se destaque em relação as outras. [...]