Mais de 100 tendas e foodtrucks estarão presentes no festival, que ocorre no Parque do Ibirapuera.

Os amantes da boa gastronomia não vão querer ficar de fora. Mesmo quem vive em outra cidade, já garantiu as Passagens da Reunidas para não perder essa oportunidade. Sim, amigos, estamos falando do Smorgasburg, um dos maiores festivais de comida de rua do mundo, que será sediado na capital paulista.

As datas já foram definidas: 25 e 26 de maio, das 10h às 20 horas. E o local também: próximo ao Obelisco do Parque do Ibirapuera. Então, programe-se para não faltar a essa experiência única!

O Smorgasburg

O festival teve origem em Nova York, nos Estados Unidos, mais especificamente no bairro de Williamsburg, em maio de 2011, e reúne moradores e turistas interessados em conhecer mais sobre a cultura da comida de rua.

Por lá, a feira acontece aos fins de semana de verão e é considerada um passeio descolado para quem quer comer bem sem gastar muito, uma vez que o preço médio gira em torno dos US$ 10.

Outros locais também recebem o Smorgasburg: Los Angeles, na Califórnia, já incorporou o evento em seu calendário e, no Japão, as cidades de Osaka e Saitama também oferecem esse passeio ao seu público.

Por aqui, uma edição de tamanho reduzida foi realizada em junho e em dezembro de 2019, como um teste para ver se daria certo. O sucesso foi tanto que o evento cresceu e tem a perspectiva de receber 50 mil visitantes em um único fim de semana.

Boa comida e cultura

Estão previstos mais de 150 tendas e foodtrucks para o Smorgasburg Brasil, com pratos regionais que vão além dos sanduíches. A proposta é trazer opções gostosas e inovadoras para a comida de rua, mostrando que é possível comer bem, sem frescura e sem gastar muito, numa atmosfera informal, mesmo quando se tem pressa para fazer a refeição.

Mas nem só de comida boa é feito o Smorgasburg! Com entrada franca, também haverá atrações culturais, como shows musicais e de artistas de rua, para fazer do fim de semana um passeio perfeito para pessoas de todas as idades, gostos e bolsos.

A feira seguirá o conceito de desperdício zero e deve reunir muita gente. Logo, é recomendado ao visitante que jogue seu lixo nos locais corretos, para manter a ordem e higiene do espaço público, além de tomar cuidado com seus pertences pessoais, para não perder nada — ou ser furtado — e estragar sua experiência.

Também é indicado que, se possível, utilize o transporte público, ou de aplicativo, para chegar ao local. Quem quiser ir de bicicleta, haverá bicicletário nas portarias próximas ao Monumento das Bandeiras. Por conta do evento, é importante destacar que os portões que dão acesso à Avenida Pedro Álvares Cabral estarão fechados e inacessíveis ao parque.

Novidades desta edição

De acordo com a página do Smorgasburg no Facebook, para este ano está prevista a adoção de um aplicativo que deve inovar e agilizar a retirada dos alimentos nas tendas e foodtrucks, evitando as temidas filas.

Não é permitido entrar com sacolas, mochilas, garrafas de vidro, latas de alumínio ou bebidas, mas os organizadores se comprometem a comercializar água e cerveja gelada a preços acessíveis. Todos os participantes passarão por vistoria para garantir a segurança.

Nas páginas do Facebook e do Instagram é possível conhecer alguns dos participantes e, com isso, ter uma ideia dos pratos que serão apresentados na feira e já programar o que deseja provar. Nessas páginas, também há atualizações e novidades sobre o festival. Fique de olho!