Em jogo treino Sub-20 preparatório para a Taça São Paulo, Botafogo perde para o Guarani

Rogério D. F. dos Passos

Na tarde desta última sexta-feira, 25 de Novembro de 2016, em jogo treino preparatório para a 48ª edição da Taça São Paulo da categoria, o Botafogo foi derrotado pelo Guarani em partida disputada no Centro de Treinamento da equipe de Campinas.

Antes de a partida começar, pudemos recordar com o treinador botafoguense Rodrigo Fonseca a ótima campanha de sua equipe na edição do ano de 2015, quando seus comandados fizeram grandes jogos diante de Fortaleza, Lemense, Botafogo-RJ, Fluminense e Palmeiras, alcançando o vice-campeonato, e que agora para 2017 também aposta em atletas promovidos da categoria Sub-17, como Baiano e Dimitri.

Já com a bola rolando sob forte calor, embora com poucas chances de gol, Guarani e Botafogo fizeram um jogo bastante pegado e com muitas faltas. A equipe de Ribeirão tomou as ações logo de início, insistindo com jogadas pelo lado direito do ataque, quando, inclusive, conseguiu por ali vários escanteios, consolidando maior posse de bola no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Guarani do treinador Renato Morungaba buscou mais o jogo, e aos 22 minutos, após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, a bola é desviada de cabeça na altura da marca do pênalti e chega até Mateus, que também de cabeça, anota o gol da partida, em lace por pouco não defendido por Talles. Quatro minutos depois, o Botafogo quase chegou ao empate em arremate de longa distância feito por Micael, em que a bola quicou na frente do goleiro e raspou a trave esquerda.

Quando a partida encaminhava-se para a reta final, Rodrigo Fonseca orientou sua equipe especialmente para melhorar a marcação e a qualidade do passe, promovendo várias alterações que trouxeram maior velocidade e dinamismo ao jovem time do Botafogo. No entanto, o Guarani concentrou sua marcação no meio campo com a entrada de dois volantes e garantiu o resultado.

O próximo compromisso nesta final de preparação do Botafogo está agendado para a Arena da Fonte, em Araraquara, no próximo dia 10 de Dezembro, diante da Ferroviária.

Ficha técnica. Jogo treino Sub-19, 25 de Novembro de 2016, sexta-feira. Guarani Futebol Clube 1 x 0 Botafogo Futebol Clube. Local: Centro de Treinamento do Guarani, Jardim Guarani, Campinas-SP. Árbitro: Adílson Ânderson. Auxiliares: Daniel Souza e João Batista. Cartão amarelo: Gabriel, pelo Guarani. Público: 37 torcedores, sendo 2 botafoguenses. As equipes. Guarani (formação que entrou em campo): Carlos; Bruno, Murilo, Gabriel, Salomão; Maicon, Caio, Mateus, Gabriel Poveda. Técnico: Renato Morungaba (o “Renato Pé Murcho”). Botafogo: Talles; Gabriel, Lucas Leal (Júlio Vaz), Guilherme Café, Wendel; Murilo (Hércules, que começou a partida, saiu e depois retornou), Hércules (Brendo), Édson (Léo Gregório depois Micael), Rodrigo Barata (Heitor); Bruno (Bocão), Teixeira (Brunão). Técnico; Rodrigo Fonseca.