Quem possui um carro e ele não é tão novo, necessita tomar alguns cuidados especiais com partes importantes da mecânica do carro. Afinal, após alguns anos de fabricado, o automóvel tem o desgaste natural e algumas peças podem apresentar defeitos. O sistema de arrefecimento, que evita o superaquecimento do motor do carro, é um dos que mais sofrem se o manutentor do veículo não for responsável e cuidadoso.

Como funciona o sistema de arrefecimento e como cuidar dele

O sistema é composto por mangueiras de borracha que ligam o reservatório d’água, passando pelo radiador, chegando ao motor, no propósito de esfriar a temperatura da máquina, evitando o colapso da estrutura, que pode chegar a se fundir. O radiador é quem tem a função de esfriar a água que tira o calor do motor. Para isso, existe uma ventoinha que força a refrigeração da peça. A água é corrente nas mangueiras e dutos, graças à bomba da água.

O que acontece nos veículos mais antigos é que, com o desgaste das mangueiras de borracha, vazamentos de água podem acontecer, o que irá, naturalmente, comprometer o bom arrefecimento do motor. Outro problema e este mais sério, é quando a parte interna do motor por onde passa a água, se desgasta por conta da falta de manutenção e o líquido passa se misturar com óleo causando sérios problemas ao motor. Daí em diante o motor poderá ter de ser retificado. O motor também deve ser cuidado, com troca de óleo periódica, o que ajuda a manter as partes intactas.

Faça trocas do líquido de arrefecimento sempre, nos carros mais antigos

Para o bom funcionamento, além de mangueiras sempre bem cuidadas, é bom trocar o líquido que pode ficar escuro por conta de ferrugem, que pode arruinar as partes metálicas do motor e ainda danificar o rolamento da bomba d´água. Para isso, troque o líquido de arrefecimento sempre que ele ficar escurecido. Outro ponto a ser observado, é o cebolão, peça que fica no radiador e controla a entrada da ventoinha. Essa peça costuma quebrar com facilidade, provocando o não acionamento do ventilador, causando superaquecimento. Cuide do seu carro!