Profundamente sensibilizado, cumprimento todas as pessoas aqui presentes e deixo, também, uma saudação para aquelas que, certamente, por motivos de força maior, não puderam partilhar deste convívio. Obrigado.

A minha gratidão à Câmara e Assembleia Municipais de Caminha, nas pessoas dos seus dirigentes e funcionários, como, ainda, às Juntas de Freguesia que me têm apoiado, entre elas: Seixas, Caminha-Vilarelho, Venade-Azevedo Moledo-Cristelo, esperando, contudo, que no futuro surjam mais adesões a este projeto literário, que pretendo seja de todos nós e, por isso, partilhá-lo convosco. Obrigado.

Igualmente emocionado, faço questão em agradecer a vossa generosa e amável presença, sem a qual este evento não teria qualquer brilho e, muito menos, o significado cultural que, seguramente, todos desejamos, a fim de, por esta via, contribuirmos, ainda que modestamente, para um melhor conhecimento e projeção da nossa cultura, princípios, valores e sentimentos, bem Portugueses. Obrigado.

Concedam-me, também, uns breves momentos para agradecer aos elementos que me acompanham na constituição desta Mesa, os simpáticos e benevolentes comentários que a meu respeito, generosamente, teceram, sendo certo que, não os rejeitando, penso serem demasiado significativos e que extrapolam a minha própria autoestima. Obrigado

É claro que desejo manifestar o meu reconhecimento à minha Editora, Chiado-Editora, na pessoa de Domingos Gonçalves, que, aqui a representa, cujas palavras muito amáveis, e também de estímulo, eu registo com elevado apreço. Obrigado.

Seria imperdoável ignorar a generosidade do Exmo Maestro e respetivos executantes do Orfeão de Vila Praia de Âncora que, de imediato, não só aceitaram o convite para atuarem neste evento, como me encorajaram a continuar com esta atividade. Obrigado.

Manifesto o meu apreço e gratidão ao Dr. João Pinto, Gestor Cultural da Câmara Municipal de Caminha, ao técnico de fotografia, ao Prof. António Garrido, ao Jornal Terra e Mar, aos jornais e sites digitais: Webartigos – Santa Catarina – Brasil, Caminha2000,  MinhoDigital, à Literarte-Site do Escritor-Brasil, à Academia Lavrense de Letras Brasil – Brasil, aos Acadêmicos Veteranos da ALL-Brasil, ao GREBAL – Grémio Literário Barramansense – Brasil, ao Portal Luso.eu-Bélgica, ao PortugalNews – França, à Academia Divinopolitana de Letras -Brasil, à Confraria Cultural Brasil-Portugal – Brasil, pelo destaque informativo que têm dado a este evento. Obrigado.

Neste capítulo dos agradecimentos, jamais me perdoaria, se não manifestasse, publicamente, o meu profundo agradecimento às minhas: esposa, Zinda; filhas Lenira e Liliana; genros Aléxis e Beto, netos Tiago, Inês, Tomás e Yasmim e ao nosso amigo, Renan, assim como aos nossos familiares, com destaque para a minha esposa, que colaboraram na confeção das delícias, carinhosamente preparadas, que no final dos trabalhos vamos ter o prazer de saborear. Obrigado.

Numa outra perspectiva, quero declarar a minha gratidão muito especial, às pessoas a quem devo tudo o que hoje sou, mesmo sendo pouco, ou praticamente nada, para algumas franjas de uma certa sociedade, mas que para mim é muito, e sei que significo imenso para a minha esposa, filhas, netas/os, genros, família mais chegada e diversas pessoas, que tenho por verdadeiramente, minhas amigas. Obrigado.

Quero incluir, também, aquelas outras pessoas e entidades diversas que, ao longo dos anos, me têm revelado total solidariedade, amizade, lealdade e cumplicidade, que me têm ajudado, nesta incessante “Busca da Felicidade”, nas mais diversas e difíceis situações da vida pessoal, profissional, social, política e religiosa, às quais, de igual forma, agradeço penhoradamente. Obrigado.

“Ser feliz dá muito trabalho … mas vale a pena”, esta é uma pequenina frase que funciona como subtítulo do livro, todavia, se perguntarmos a cada uma das dezenas de pessoas, que estão nesta sala: o que é a Felicidade? possivelmente, não haverá duas opiniões exatamente iguais, mas quero acreditar que, para muitas delas, Felicidade será ter: saúde, trabalho, amor, conforto material, tranquilidade espiritual, segurança, hoje e na velhice, amigos verdadeiros e incondicionais, enfim, no limite, cairemos numa redundância porque terminaremos por admitir que queremos ser felizes.

Em Busca da Felicidade”, é um trabalho que agora vos é dado conhecer e que constitui muitas das preocupações do autor, mas também pretende apontar um rumo, entre outros, seguramente melhores, para atingirmos um “Porto Seguro”, que aqui poderemos igualar a uma vida mais confortável, tranquila, afinal, Mais Feliz.

 Em boa verdade, quando os nossos relacionamentos são autênticos, quando nós somos genuinamente solidários, amigos, leais, cúmplices, aqui no sentido da entrega, da dádiva, da gratidão, da reciprocidade e da partilha, tudo se torna mais fácil, inclusive para a melhoria da nossa autoestima e, por acréscimo, Mais Felicidade.

Este livro, que agora é divulgado, pretende reforçar esta componente existencial da pessoa humana, ou seja, uma procura incessante, não só de bens materiais, mas também, e por vezes, principalmente, a serenidade que a Felicidade nos pode proporcionar.

Aqui chegados, independentemente, de quaisquer conceitos, que se respeitam, sobre este bem supremo que é a Felicidade, acredito que ela se refletirá num estado de espírito tranquilo, estar de bem consigo mesmo, numa inefabilidade difícil de se alcançar por vias conflituosas com a própria consciência.

A Felicidade, enquanto estado de serenidade, até pode ser um período fugaz da nossa existência, vivido, porém, intensamente, a partir de uma situação que, por momentos, nos transporta para uma intimidade, repartida, ou não, com mais alguém, que nos eleva a uma situação indescritível, maravilhosamente emocionante, eventualmente, irrepetível, pelo menos nas mesmas circunstâncias.

Penso que, em certa medida, a Felicidade também se constrói, mas, naturalmente, que para se ser Feliz, é necessária muita dedicação, muita solidariedade, amizade, lealdade, humildade e gratidão, para com as pessoas que podem ajudar-nos na “Busca da Felicidade”, por isso exige muito e aturado trabalho, mas, seguramente, vale a pena.

Finalmente, desejo que esta obra nos leve a reconhecer, e corrigir, com humildade, os erros cometidos; que nos dê a coragem e abnegação necessárias para termos a sabedoria de pedir desculpa a quem ofendemos, magoamos, por causa do nosso egoísmo, e que, no futuro, consigamos colocar em prática todas as nossas superiores faculdades humanas, sempre na “Busca da Felicidade”

Como escreveu, na contracapa do livro, uma amiga da nossa família, a partir de Moçambique: «Nascemos para sermos felizes” eu, pessoalmente, acredito na força desta expressão e posso dar o meu testemunho da Felicidade que, ao longo da minha vida, tenho vindo a desfrutar, junto da minha família nuclear, da família alargada, das pessoas que me são verdadeira e incondicionalmente amigas.

Hoje é mais um dia especial para a minha Felicidade: aniversário da mulher que, há 46 anos, me aceitou para seu companheiro, que me tem proporcionado os melhores momentos da minha vida, a quem devo este bem superior que é a Felicidade. Obrigado Zinda, pelo que representas para mim, pelas filhas maravilhosas que me deste, pelos genros e netos maravilhosos que daí resultaram. Sou um homem feliz.

Agora estou à vossa disposição para:

  1. Responder, durante alguns minutos, a uma ou outra questão;
  2. Vos autografar o exemplar deste livro que, naturalmente, ides adquirir, deixando-vos, ainda, a expressão da minha sincera gratidão, com a promessa de que para o ano, se Deus quiser, haverá mais novidades literárias, para o que também fica aqui o meu convite.
  3. Concluiremos este evento com um informal convívio, preparado, pela minha esposa, filhas, genros, netas e netos, com um toque muito familiar em que a família, cada elemento à sua maneira, também ajudou.

Muito Obrigado a todas/os VÓS.

Venade/Caminha, Portugal, 22 de abril de 2017

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

 

Jornal: “Terra e Mar”

 

Blog Pessoal: http://diamantinobartolo.blogspot.com

Facebook: https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1 

https://www.facebook.com/ermezindabartolo

Portugal: http://www.caminha2000.com (Link’s Cidadania e Tribuna)

         http://www.minhodigital.com/news/escritor-portugues-caminha

Bélgica: http://www.luso.eu/tools/sobre-nos/165-equipa/911-diamantino bartolo.html

França: https://portugalnewspresse.wordpress.com/blog/

Brasil: http://www.webartigos.com/autores/bartoloprofunivmailpt/

http://sitedoescritor.ning.com/profiles/blog/list?user=2cglj7law6odr

     http://www.grupoliterarte.com.br/Associados.aspx?id=306

http://www.grebal.com.br/autor.php?idautor=242