Diante da crescente verticalização das cidades no Brasil e da necessidade imediata de adequação as normas de acessibilidade nos prédios, garantindo direito de ir e vim a todos, se faz necessário, cada vez mais, o uso de equipamentos de elevação, como elevadores, plataformas e escadas rolantes. Porém, essas edificações vão envelhecendo e necessitam ter sua vida útil estendida.

A maneira desses prédios terem sua vida útil prolongadas, é a realização dos "RETRO - FIT" ou "UPGRAID" que são termos internacionais utilizados para denominar MODERNIZAÇÃO. Que pode ser realizado em toda estrutura do prédio, bem como em seus equipamentos, No caso dos elevadores, objeto maior do nosso estudo, a modernização pode se dá, em duas formas, a PARCIAL ou INTEGRAL. A Modernização Parcial consiste em substituir componentes dos elevadores relevantes no quesito técnico e/ou estético, de forma, que o equipamento apresente ganho de perfomance técnica, através de uma atualização tecnológica ou mesmo um embelezamento estético da cabina e portas. Já a Modernização Integral se aplica nos casos que não há condições de aproveitamento, tendo a opção de retirada de todo elevador e instalação de um novo por completo.

Muitos síndicos ou propietários ao perceber a necessidade de realizar o UP GRAID de seus elevadores se deparam com as seguintes dúvidas: O que tenho que fazer nesse elevador? O que se aproveita? Qual menor custo? e O que tem de mais moderno no mercado? Logo, podemos perceber que o cliente necessita de uma solução que atenta tecnicamente sua necessidade, que tenha segurança que vai funcionar bem, custo de modernização baixo e que fique tranquilo por muitos anos em termos de tecnologia. 

Para consenguir isso, primeiramente deve consultar a empresa que presta serviço de manutenção em seus elevadores mensalmente e caso não sinta segurança na proposta dessa empresa, deve ir ao mercado e consultar outras empresas da área.

O mais certo, se possível, contratar empresa de consultoria especialista nessa área e solicitar um diagnóstico preciso do tipo de modernização parcial ou integral, que seu elevador necessita. Essa decisão vai depende de alguns fatores a serem considerados como a idade dos elevadores, o seu estado de conservação, a dificuldade de encontrar peças ou mesmo possíveis erros de projeto ou instalação, que proporcionam um mau funcionamentos desses equipamentos.