1. Introdução
  2. O que é a linguística textual?

 Partindo do pressuposto que a língua portuguesa vem passando por uma grande defasagem nas escolas, podemos considerar que a linguística textual traz novos conceitos, atualizados que pode contribuir para o desenvolvimento do ensino da língua portuguesa nas diversas turmas, desde o ensino fundamental I até o ensino médio.

De acordo com KOCH e BESSA, A Linguística textual é um objeto de investigação não sendo a penas uma palavra isolada, mas um texto de manifestação da linguagem. A diferença entre texto e linguística textual não é apenas quantitativa, mas qualitativa, pois enfatizam estruturas utilizadas na constituição de textos. A linguística apresenta vertentes que diferem de coesão textual, tais como: informatividade, intertextualidade e situacionalidade.

Sabendo-se que, a linguística textual é de cunho qualitativo, é mais viável que enfatize-a em sala de aula, pois a mesma irá contribuir para que os alunos compreendam a importância da argumentação, e a relevância que a linguista textual exige dentro desse meio.

Tem - se como objetivo a aplicação e desenvolvimento das teorias e práticas do texto nos estudos da língua portuguesa, beneficiando os alunos na compreensão, interpretação, argumentação, coerência e coesão de um determinado texto.

GREGOLIN diz que, o objetivo principal do ensino da língua é a formação de um usuário competente, que saiba utilizar a língua como instrumento de ação e de reflexão, é bem fácil perceber a necessidade de uma teoria do texto para o ensino: a condução do aprendizado de língua precisa ser feita por meio do texto, unidade essencialmente comunicativa da linguagem.

A partir da teoria de GREGOLIN, podemos perceber que grande parte dos problemas de interpretação e de produção de textos dos alunos das escolas, principalmente públicas, poderia ser solucionada se o professor de língua portuguesa soubesse como trabalhar com o texto na sua integridade, saber identificar a estrutura e o percurso de construção dos sentidos. Ou seja, a mudança no aprendizado e consolidação do conteúdo depende também do professor e como está a sua didática em sala de aula. [...]