Eleições nos Estados Unidos e no Brasil! Professor Me. Ciro José Toaldo

O mundo acompanha de forma espantosa a apuração conturbada da eleição nos EUA. Naquela nação, o processo democrático é completamente diferente do Brasil, não apenas pelo voto ser na cédula de papel, mas também, entre tantas diferenças, pelo fato do eleitor não ser obrigado a votar. Estão sendo contados os votos para ver quem será o próximo presidente, dois candidatos estão na disputa: Donald Trump (Republicano) e Joe Biden (Democrata).

A imprensa oficial noticiou a vitória de Joe Biden, mesmo que a apuração não tenha terminado, mas ainda bem que temos os meios alternativos de informação que nos mostram que os resultados apresentados são ‘forçados’ tendo indícios de ‘fraudes’, justamente para se apresentar a derrota do atual presidente Trump. As falcatruas vão desde apresentação de votos de pessoas mortas e de cédulas adulteradas enviadas por malotes pelos correios. A polêmica está posta e muito ainda virá à tona, inclusive com ações na justiça quanto ao resultado desta eleição.

Vivemos no Brasil, para que escrever a respeito da eleição dos EUA? Primeiro pelo fato desta nação ser uma das mais importantes do planeta e, por sempre termos ligação forte com ela. Segundo, julgo a principal, os resultados dela, demonstra o que iremos ter, nesta terra do verde e amarelo, principalmente nas eleições de 2022, quando haverá, entre outros cargos, a eleição para Presidente da República e, não tenha dúvidas, o embate entre conservadores x liberais, ou entre outras palavras, direita x esquerda, tomará gigantescas proporções. Mas, estes são temas para outros artigos!

O outro assunto importantíssimo é que no próximo final de semana, teremos as eleições nos 5.570 municípios para se eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores e, será uma eleição para dar a dimensão daquela 2022, quando será escolhido o presidente, governadores, deputados e senadores. Preparem-se!

Como sempre alerto eleição não é competição e cada uma delas é vital, pois pelo seu resultado, iremos ter o político que irá fazer uso do poder executivo, o prefeito que será o líder da administração da cidade e deverá nortear os rumos, inclusive fazendo a distribuição dos recursos financeiros em todas as áreas. Junto com o prefeito, também é eleito o vice-prefeito, este é o substituto do prefeito em caso de ausência por licença ou outro impedimento, mas deve exercer função dentro da administração. O vereador, por sua vez, como ocupante do poder legislativo municipal, tem o papel equivalente ao de um deputado ou senador. Sua função primordial é representar os interesses da população perante o poder público, onde legislará, criando leis escritas, extinguindo ou ementando as existentes da maneira que julgar adequada ao interesse do seu público. Também o vereador tem o papel de fiscalizar as ações do prefeito, para dar equilíbrio ao poder executivo.

Portanto, meu amigo eleitor, no próximo domingo você terá uma importante missão que é dar rumo ao seu município por quatro anos. Não jogue no lixo essa conquista democrática implantada no país. Dirija-se até o local onde irá deixar seu voto de forma consciente. Quem ama seu município e deseja o melhor para todos, não vende e nem troca seu voto, não fica amarado em favores e nem vai atrás de pesquisas induzida e até, quem sabe, comprada! O Brasil e sua cidade dependem exclusivamente de cada eleitor neste domingo, 15 de novembro para o seu avanço ou recuo!

Como voluntário, faz muitos anos da Justiça Eleitoral, estarei trabalhando pela minha pátria, neste quinze de novembro que é o Dia da República, de onde temos toda a dimensão democrática vivenciada na atualidade. Quiçá, os eleitores votem com consciência, não pensando em seu próprio umbigo, mas no benefício de toda uma coletividade!

Deus abençoe todos e até o próximo!