EIXO TORTO

O Assunto era a seca.

Enquanto secavam rios de cerveja, molhavam a discussão com cataratas espumejantes daquele líquido milenar, apreciado pelos antigos faraós e outros povos antigos.

(Quem diria que nas desérticas margens do Nilo os egípcios apreciariam a loira espumosa. Era só espumosa pois há pouco mais de 3 mil anos ainda não havia geladeira para uma loira gelada.)

Mas, apesar das digressões históricas, o tema do debate voltava para a seca e o calor.

Não havia consenso para explicar aquela prolongada seca e o insuportável calor.

Os ecologistas defendiam a tese do desmatamento: quanto menos vegetação, menos umidade e, consequentemente, menos chuva e, obviamente, mais calor. Como numa equação matemática: menos com menos sempre dá mais, calor, no caso.

Os apocalípticos defendiam a tese do fim do mundo. Tá na bíblia: nos últimos tempos o clima vai se alterar. Vai chover estrelas, haverá terremotos e tudo o mais – isso já está acontecendo, não ouviram no noticiário? Até parece aqueles filmes estilo catástrofe.

Os científicos defendiam a tese lógica e natural. E davam explicações racionais, coerentes, comprováveis. A intensa estiagem e o calor infernal se deviam ao fenômeno da inclinação do eixo terrestre em relação à linha do equador. Com isso a força gravitacional do sol e da lua interferiam no clima terrestre. Devido a essa inclinação do eixo os raios solares, que se intensificavam em épocas das tempestades solares, atingiam a região equatorial de forma mais intensa, provocando o fenômeno do aquecimento excessivo. Caso o eixo da terra fosse reto, e não inclinado como se verifica, haveria menos incidência de raios solares sobre a região equatorial, o que implicaria em menor calor e, consequentemente maior precipitação pluviométrica.

Nessa altura do debate, não sei se devido ao excesso de cerveja ou vontade de resolver logo o problema, o tio Chico, sempre tão falador, mas até o momento calado, levantou o vozeirão para dar sua opinião:

- Ora, minha gente, vocês estão brigando a toa. O homem ali não disse que é por causa de um eixo torto, que tá acontecendo esse calorão? Pois então o que estamos esperando. Vamos desmontar a parafernália dessa engrenagem que faz a terra rodar com eixo torto. Tiramos o eixo e levamos lá na minha oficina que eu já desentorto o danado e a terra volta a ficar retinha e o calor se acaba.

 

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador.

Rolim de Moura - RO